Receitas de deliciosas conservas de vegetais variados para o inverno agradarão a todas as donas de casa. O processo de preparação não exige muita mão-de-obra e não requer habilidades culinárias especiais. É importante seguir rigorosamente o algoritmo de salga e tomar as proporções prescritas dos componentes. Para lidar com sucesso com o preparo de vegetais enlatados, é importante se familiarizar com as dicas abaixo.
- Recomendações básicas
- Regras para escolher ingredientes
- Preparando recipientes
- Receitas de conserva de vegetais variados para o inverno
- A maneira clássica de preparar pepinos e tomates variados
- Em um barril
- Legumes frescos com sal
- Na embalagem
- Sem esterilização
- Com folhas de raiz-forte e groselha
- Regras para armazenar alimentos variados salgados
Recomendações básicas
Para que os vegetais em conserva fiquem saborosos e possam ser armazenados por muito tempo, é importante levar produtos de qualidade. Você pode comprar vegetais no mercado ou usar os cultivados em sua horta. A esterilização dos potes é fundamental porque se feita de maneira incorreta o produto ficará inutilizável em poucos dias. Você pode variar a quantidade de temperos nas receitas de acordo com seu gosto.
Regras para escolher ingredientes
Os vegetais devem estar intactos, com aparência saudável e livres de loque. O ideal é usar frutas de tamanho médio, pois será conveniente colocá-las em recipientes e retirá-las. Se pepinos forem usados para decapagem, eles serão colocados em água fria por 5 horas. Isso os ajudará a ficarem crocantes.
Ao usar pimentões, é necessário cortá-los em alguns pedaços, retirando previamente as sementes e o caule. As pontas dos pepinos são cortadas e os caules dos tomates são cortados. Você deve escolher apenas abobrinhas jovens ou abobrinhas de casca fina e com poucas sementes.
Antes da salga, os vegetais são lavados com água para retirar a sujeira.
Preparando recipientes
Os recipientes são pré-lavados com refrigerante para desinfetar a superfície e remover sujeira. Água fervente é derramada sobre potes usados. Despeje metade da água fervente em cada um e adicione 1 colher de sopa. refrigerante, agite por 20 segundos.
Você pode esterilizar os potes no forno, colocando-os à temperatura de 180 graus por 10 minutos. Também existe a opção de usar vapor de uma chaleira. Os recipientes são colocados com o gargalo próximo ao fluxo de ar quente e mantidos por um minuto.
Receitas de conserva de vegetais variados para o inverno
São muitas as receitas de deliciosos picles para o inverno, picantes ou com uma quantidade mínima de temperos, compostos por vegetais diversos.A conservação é feita em potes, barris ou sacos.
A maneira clássica de preparar pepinos e tomates variados
A decapagem de vegetais em potes levará cerca de 2 horas. O produto é indicado como lanche de linguiça caseira, carnes fritas e bebidas alcoólicas. Você precisará dos seguintes componentes:
- 2 cabeças de repolho branco;
- 1kg de cenoura;
- 1kg de feijão verde;
- pepino, tomate, pimentão 1 kg cada;
- 5kg de cebola;
- 100g de alho;
- 1 maço de verduras;
- 150g de sal;
- 5 litros de água;
- pimenta preta 20 ervilhas, 6 folhas de louro.
Primeiro, a salmoura é preparada. Despeje a água na panela, deixe ferver, acrescente temperos e ervas. Ferva a mistura por 5 minutos, acrescente sal, desligue o fogo. A marinada deve esfriar naturalmente. Neste momento você pode começar a preparar os legumes. Mantenha todos os componentes em uma tigela com água quente por 3 horas. Os feijões são descascados e fervidos até ficarem al dente.
Corte a cebola em rodelas e coloque em água fervente por 1 minuto. Lave os pepinos, se forem grandes corte-os em 2 partes. Deixe os tomates inteiros, corte os pimentões em 2 partes, retire as sementes e cozinhe por 3 minutos. Descasque as cenouras, corte em tiras e ferva até ficarem meio cozidas.
O repolho é picado grosseiramente para que as folhas não se separem do caule. Devem ser imersos em água fervente por 3 minutos. Descasque o alho e coloque-o em rodelas num frasco. Os vegetais resfriados são combinados em um recipiente grande.
O feijão e o repolho podem ser reservados para cobrir as camadas. Despeje a marinada sobre todos os componentes e deixe fermentar por 2-3 dias em local escuro. Quando os vegetais variados tiverem um certo sabor, você pode colocá-los em recipientes. Esterilize os recipientes cheios por 5 minutos e cubra com tampas plásticas.
Em um barril
Os vegetais fermentados em barrica conservam muitas vitaminas.Os produtos devem ser levados na quantidade que caiba na embalagem.
Os seguintes componentes serão necessários:
- abobrinha;
- pepinos;
- Pimentão;
- melancias;
- couve-flor;
- maçãs duras;
- ameixas;
- cenoura.
As verduras incluem aipo, endro, alho amassado e salsa. Os barris são primeiro mergulhados em água fervente. Legumes e frutas são separados, amostras de alta qualidade são selecionadas e lavadas em água corrente. O interior do barril é esfregado com alho amassado e nele são colocados diversos vegetais e frutas. Coloque as verduras e as folhas por cima e cubra completamente a mistura. A salmoura para vegetais variados é feita com 30 g de sal por litro de água, despeje sobre a mistura. Uma prensa é colocada na superfície.
Para dar sabor, você pode adicionar 2-3 pedaços de marmelo à mistura.
Legumes frescos com sal
Para conservar vegetais frescos, você precisará de 1 kg de cenoura, tomate, pimentão e cebola, 300 g de ervas, 1 kg de sal grosso. Lave as cenouras, descasque-as e rale-as. Descasque a cebola e pique finamente.
Lave os pimentões, retire as sementes, corte em rodelas e os tomates em cubos. Coloque os vegetais em um recipiente espaçoso. Lave as verduras e pique finamente. Adicione aos vegetais variados, adicione sal e misture bem. Coloque a mistura salgada em potes limpos e enrole.
Na embalagem
Você pode congelar vegetais variados para o inverno, o que facilitará muito o processo de preparo de pratos no futuro. Pegue os componentes de sua preferência, lave-os em água corrente e seque naturalmente. Depois, descasque-os. Corte os vegetais a seu critério, de preferência em cubos pequenos. Coloque em sacos plásticos e leve ao freezer.
Sem esterilização
A decapagem de vegetais para o inverno sem esterilização é amplamente praticada.Você vai precisar de 5 kg de repolho de sua escolha, 1 kg de pimentão, tomate, abobrinha, 0,5 kg de cenoura, 2 cabeças de alho, 400 g de salsa, 150 g de endro, 1 vagem de pimenta, 2 colheres de sopa. sal e um litro de água. Pique o repolho e escalde por 5 minutos para escorrer o líquido. Retire as sementes dos pimentões e mantenha-os em água fervente por 5 minutos.
Corte os tomates, as cenouras e as abobrinhas em rodelas e pique as verduras. Combine os vegetais, coloque bem em um recipiente, polvilhe com camadas de dentes de alho, ervas e cenouras. Prepare a salmoura, deixe esfriar e despeje no sortido. Cubra o recipiente com gaze e coloque um peso por 3 dias. Em seguida, misture bem e guarde em local fresco para armazenamento por longo prazo.
Com folhas de raiz-forte e groselha
Para preparar vegetais variados para o inverno sem esterilização com folhas de raiz-forte e groselha, é necessário seguir a receita acima. Os componentes listados tornarão o produto mais picante. Folhas de groselha e raiz-forte são mergulhadas em água fervente e esmagadas. Depois, adicione aos legumes variados e misture bem.
Regras para armazenar alimentos variados salgados
Os produtos enlatados podem ser armazenados por cerca de um ano. O barril deve ser armazenado em local frio, como porão ou adega.
A temperatura do ar não deve cair abaixo de zero e subir para +10. Vegetais variados que não foram esterilizados podem ser armazenados na geladeira por até 1 semana.