As marinadas de inverno são geralmente preparadas com tomates e pepinos. Mas couve-flor variada para o inverno ficará deliciosa. Muitos vegetais são colocados em uma jarra para decorar o cardápio de inverno e os pratos de carne, macarrão e arroz. Na marinada, todos os produtos mantêm suas propriedades benéficas.
- Características do preparo de couve-flor variada para o inverno
- Requisitos para ingredientes principais
- Como preparar recipientes
- Metodos de cozinhar
- Couve-flor clássica variada em jarra de três litros
- Receita rápida sem esterilização
- Opção em tomate
- Com cebola e pimentão
- Com pimentão e cenoura
- Com limão
- Com tomate e pepino
- Regras para armazenar peças de trabalho
Características do preparo de couve-flor variada para o inverno
Recomenda-se comer couve-flor porque contém vitaminas e microelementos. A quantidade de sais minerais e açúcar é variada. As cabeças de repolho contêm carboidratos e fibras, que têm um efeito benéfico na função intestinal. A couve-flor é útil para quem quer perder peso.
É fácil preparar couve-flor variada para o inverno. Divida-o em pequenas fatias de 3 a 5 centímetros de tamanho. A única coisa é que primeiro você deve derramar água fervente sobre eles ou colocá-los em água fervente por 3-4 minutos. Certifique-se de adicionar um pouco de sal à água. Em seguida, as inflorescências são mergulhadas em água fria
Tomates, pimentões e cenouras combinam bem com couve-flor.
Requisitos para ingredientes principais
Você precisa escolher pequenas cabeças de repolho para fazer decapagem. Eles não deveriam superar. A cor das inflorescências deve ser esbranquiçada e delicada. Não devem ser colhidas cabeças de repolho crescidas e com pontas escurecidas. Eles ficarão duros e sem gosto quando marinados.
Selecione tomates maduros para o repolho. Você precisará de cenouras de tamanho médio. A marinada é preparada de forma clássica, levando 100 gramas de açúcar, 50 gramas de sal, 1,5 litros de água, 1-2 colheres de sopa de vinagre a 9%.
Como preparar recipientes
Para vegetais variados com couve-flor, é necessário levar potes de vidro. Os de 3 litros são os melhores. Mas para uma família pequena, você deve conservar em recipientes de 1 ou 0,7 litros.
Primeiro, lave o recipiente com água morna, bicarbonato de sódio e mostarda em pó. Em seguida, os frascos são esterilizados. São levados ao forno aquecido a uma temperatura de 150-180 graus. Mantenha no armário por 15 a 30 minutos. Antes de adicionar vegetais, esfrie um pouco o recipiente.
Metodos de cozinhar
A couve-flor é marinada com outras frutas do jardim de acordo com diferentes receitas.Cada dona de casa tem o seu jeito. E o sabor do sortimento depende de quais vegetais são adicionados ao repolho.
Couve-flor clássica variada em jarra de três litros
É preferível preparar o sortido num frasco grande de 3 litros para colocar vegetais suficientes. Para uma cabeça de couve-flor você precisa levar:
- frutos de tomate de tamanho médio - 5-6 peças;
- 2-3 vagens de pimentão;
- 4 pepinos com 7 a 10 centímetros de comprimento.
Você vai precisar de alho, salsa e endro para o aperitivo. Raminhos de verduras inteiros ou picados são colocados no frasco preparado. Misture os legumes, colocando-os bem no recipiente. As verduras e os tomates são colocados inteiros e as vagens de pimenta são cortadas em pedaços ou tiras. Dentes de alho, pimenta e folhas de louro também podem ser usados. Para preencher o conteúdo, use uma marinada bem fervida.
A preservação termina com a pasteurização dos diversos potes. O procedimento é realizado por 25 a 30 minutos, após os quais os legumes em conserva são enrolados com tampas de metal.
Receita rápida sem esterilização
Se não quiser perder muito tempo, pode usar uma receita que não prevê a esterilização da peça. Os vegetais variados com couve-flor são preparados com os mesmos vegetais da receita clássica.
Você pode adicionar cenouras cortadas em rodelas. Você pode omitir qualquer vegetal do sortimento, substituindo-o por outro.
Para não esterilizar a peça de trabalho, é necessário primeiro despejar água fervente sobre os produtos da jarra, aquecendo-os por 10-15 minutos. Depois de escoar a água, você precisará da marinada. É preparado adicionando açúcar, sal, vinagre, pimenta preta e pimenta da Jamaica à água.
Opção em tomate
A receita também leva couve-flor, pepino e pimentão.Recomenda-se levar berinjelas variadas, cortadas em rodelas ou círculos. Eles são primeiro polvilhados com sal para remover o amargor. Você pode colocar cebolas pequenas cortando-as ao meio.
Em vez de tomate, use suco de tomate, embora, se desejar, você possa colocar várias frutas inteiras em uma jarra. É melhor preparar você mesmo o suco com tomates maduros. Eles passam por um moedor de carne ou espremedor de frutas. Mas certifique-se de que não há sementes ou casca dentro. A partir de 1,7 quilo de tomate você obtém um litro de suco. Deve ser fervido com uma colher de sal e 2 colheres de açúcar. No final, coloque uma colher de sopa de vinagre a 9%.
Despeje o suco de tomate sobre os vegetais e cozinhe por alguns minutos. É necessário esterilizar a peça de trabalho.
Com cebola e pimentão
Para esta receita variada você precisa preparar:
- couve-flor dividida em pedaços - 1 quilo;
- canudos de vagens de pimentão - 300-400 gramas;
- rodelas de cebola - 200-300 gramas;
- especiarias.
Os vegetais picados são misturados, salgados e deixados por 6 horas. Em potes de litro limpos, coloque 1-2 pedaços de guarda-chuvas de endro, louro, 6 grãos de pimenta e por cima - couve-flor com cebola e pimentão. A marinada fervida é despejada sobre os componentes da salada. Certifique-se de pasteurizar a peça de trabalho.
Com pimentão e cenoura
Além dos ingredientes principais: cabeças de couve-flor, pedaços de pimenta e rodelas de cenoura, você precisa de raiz-forte e suas folhas. Coloque a raiz descascada e lavada e as folhas picantes no fundo do frasco. Há também um guarda-chuva de endro, folhas de groselha e cerejas. Ervilhas pretas e pimenta da Jamaica, folhas de louro e dentes de alho não fazem mal. Depois vêm os principais componentes do sortimento. Eles são colocados firmemente nos cabides da lata. Primeiro escalde com água fervente.Após 20 minutos, a água é drenada e a marinada fervente toma o seu lugar.
Com limão
Em vez de vinagre, usa-se ácido cítrico para preservação. Isso torna a marinada macia. A preparação do sortimento é assim:
- Coloque nos potes as rodelas de cenoura, os pedaços de pimenta, o repolho dividido em inflorescências e os dentes de alho descascados.
- Primeiro basta enchê-lo com água fervente.
- Após 15-20 minutos, despeje a água na panela, adicionando açúcar, sal e, por fim, ácido cítrico. Você precisa de uma colher de chá por frasco de litro.
- Após ferver por 5 minutos, despeje a marinada no conteúdo do recipiente de vidro.
É necessária a vedação com tampas metálicas.
Com tomate e pepino
Nesta receita, se você pegar um quilo de repolho, haverá 2 vezes menos pepinos e tomates. A marinada é preparada a partir de:
- litros de água;
- uma colher de sopa de sal;
- 2 - açúcar;
- 3 - vinagre a 9%.
Pimenta em grão é usada como tempero. A vez da marinada ocorre depois de despejar uma vez água fervente sobre os vegetais. Legumes em conserva são usados como acompanhamento para pratos de carne e batata.
Regras para armazenar peças de trabalho
Frascos com diversas cabeças de couve-flor são colocados em um porão ou porão durante o inverno, onde a temperatura de armazenamento é de 3 a 5 graus Celsius. O preparo deve ser consumido no inverno em até seis meses. Com o tempo, sob a influência da marinada, o repolho torna-se duro e de aspecto feio.