Os cogumelos são um verdadeiro depósito de vitaminas e minerais, por isso muitas donas de casa ficam felizes em prepará-los para o inverno. Sabendo conservar champignon de diferentes maneiras, você poderá deliciar sua família com deliciosos e saudáveis pratos de cogumelos durante todo o ano.
Método de salga rápida
Para preparar rapidamente champignons salgados, é melhor colher exemplares pequenos. Os grandes também são adequados, mas primeiro precisam ser cortados em vários pedaços.
Conjunto de produtos:
- champignon fresco - 2 kg;
- cebola branca - 500 g;
- pimenta - 4 vagens;
- sal grosso - 0,5 xícara;
- alho - 1,5 cabeças grandes;
- azeite ou óleo de girassol - 0,5 xícara;
- Pimenta jamaicana (ervilhas) - 12 - 14 unid.
Primeiro, os cogumelos são lavados e a casca é retirada. Os produtos são colocados sobre tecido de algodão, que irá absorver a umidade.
Após 25 minutos, amostras grandes são cortadas em pedaços perfeitos e colocadas junto com as pequenas em uma tigela funda. Despeje o sal e misture delicadamente ou agite várias vezes.
O ninho de sementes é retirado dos frutos de pimenta fresca, as vagens são cortadas longitudinalmente, a cebola é cortada em rodelas ou meias argolas, o alho é cortado em tiras ou rodelas. Cogumelos e temperos são embalados em um recipiente de plástico ou balde em camadas: uma camada de champignon, uma camada de uma mistura de alho, cebola e pimentão, depois novamente champignon, e assim encher todo o recipiente. Despeje o óleo em jato fino, tentando distribuí-lo uniformemente por toda a superfície.
Os pratos são mantidos em ambiente fechado, em temperatura ambiente, por meia hora e depois levados ao frio. Em um dia a preservação está pronta. É melhor guardar os champignons salgados de cozimento rápido na geladeira.
Receita de branqueamento
Você pode conservar champignon em casa usando o método frio, que envolve escaldar. Esta opção demora um pouco mais que a anterior, mas a preservação pode ser armazenada por vários meses. No inverno, recomenda-se utilizá-lo como prato pronto ou como tempero para sopas.
O preparo dos cogumelos se resume a limpá-los dos contaminantes, lavá-los em diversas águas e retirar a casca. Despeje mais da metade da água (cerca de 5 litros) em uma panela de 7 litros, acrescente 0,5 xícara de sal, deixe ferver e coloque os cogumelos. A água deve cobri-los completamente.Após 5 minutos, os produtos são colocados em uma peneira, lavados em água corrente e deixados esfriar.
Coloque uma camada de champignon com as pernas voltadas para cima em um barril de madeira ou recipiente de vidro e polvilhe com sal. Disponha a próxima camada de cogumelos, salgue novamente e assim por diante até que os pratos estejam cheios. Consumo de sal por 2 kg de produto - 0,5 xícara. Um pedaço de tecido limpo e um círculo de madeira são colocados em cima e pressionados com uma pedra ou outro objeto pesado. Isto é necessário para que os cogumelos champignon não flutuem.
Após 2 dias, os produtos irão assentar, então uma nova porção é preparada conforme descrito acima e também adicionada ao recipiente. Quando se verifica que os cogumelos estão completamente assentados e não há necessidade de adicionar novos, os pratos são levados para a cave ou para a varanda. Depois de um mês e meio, os picles estão prontos para comer.
Picles com vinagre e alho
A decapagem quente com alho e vinagre permite cozinhar cogumelos rapidamente para que você possa comê-los no mesmo dia. Da mesma forma você pode preparar champignon para o inverno.
Conjunto de produtos:
- champignons de tamanho médio - 2 kg;
- vinagre 9% - 200 g;
- óleo vegetal - 2 xícaras;
- pimenta da Jamaica (jamaicana) - 40 ervilhas;
- sal-gema - 4 colheres de sobremesa;
- louro - 16 unid.
Os cogumelos são lavados em água corrente, descascados e secos sobre toalha de algodão. O alho é amassado no ralador mais fino, misturado com os champignon, juntam-se os restantes ingredientes e a massa é colocada numa frigideira funda ou caçarola. Cozinhe coberto por 7 minutos.
Os pratos são resfriados, a massa é acondicionada em potes de vidro, cobertos com tampas plásticas ou papel manteiga. Após 3 a 4 horas, os cogumelos em conserva podem ser colocados em um prato e comidos ou usados para cozinhar. O produto deve ser guardado na prateleira inferior da geladeira.
Receita com ácido cítrico
A necessidade de conservar cogumelos com ácido cítrico em vez de vinagre é ditada pela preocupação com as crianças. Seus estômagos são muito delicados, então você não deve dar-lhes alimentos que contenham vinagre. A preservação com ácido cítrico tem um sabor igualmente bom e pode ser armazenada igualmente bem. Como fazer picles de champignon com ácido cítrico é descrito abaixo. Antes de dar picles de cogumelos a uma criança, consulte o seu pediatra.
Para conservar cogumelos jovens com ácido cítrico, você precisará dos seguintes produtos:
- 250ml de água;
- 700g de cogumelos;
- 6 – 7g de sal;
- 1g de ácido cítrico;
- folhas de cereja e groselha;
- especiarias;
- endro.
Os cogumelos são classificados, selecionando-se apenas aqueles cujas tampas não têm mais de 5 cm de diâmetro, os grandes e os velhos raramente são conservados - não ficam tão bonitos. São imersos em água, lavados, retirados e secos.
Você pode simplificar o processo de lavagem de cogumelos comprados em lojas simplesmente mergulhando-os em água fria - todos os detritos, se houver, irão para o fundo.
Adicione ácido cítrico e sal à água, adicione produtos florestais e cozinhe até que afundem. A salmoura é colocada em uma tigela limpa e os cogumelos são colocados em uma peneira para drenar todo o líquido. Em seguida, a marinada é filtrada e resfriada a aproximadamente 65-70 graus. Enquanto isso, os cogumelos cozidos são acondicionados em recipientes para preencher o espaço até os ombros.
Em casa, os champignon salgados costumam ser preparados sem respeitar proporções rígidas, por isso a quantidade de produtos pode variar ligeiramente. Você pode calcular o número de potes da seguinte forma: 100–150 ml de marinada e 370–380 g de cogumelos são consumidos por 0,5 litro.Os recipientes cheios são enchidos com a marinada de forma que não atinja 2 cm do topo, cobertos com tampas metálicas e colocados para esterilização. Esse processo consiste em ferver os potes em uma panela com água e com um pano ou suporte de madeira colocado no fundo (para evitar que o vidro quebre).
Selado cogumelos em conserva tampas, resfrie como de costume, de cabeça para baixo sob um cobertor e depois coloque no porão.
Em uma banheira
A receita original de champignon salgado é colocada em uma cuba de madeira. Os champignon são primeiro lavados e cortados, depois embebidos em salmoura: para 10 g de sal - 2 g de ácido cítrico e 1 litro de água.
Basta segurá-lo por alguns minutos. Em seguida, as matérias-primas são secas e escaldadas por 5 minutos em água fervente, após o que os pratos com cogumelos são retirados do fogão, mas os champignon não são retirados. Deixe-os de molho em água quente por 50 minutos. Após o tempo especificado, os cogumelos são transferidos para água fria, resfriados e colocados em uma peneira. Agora você pode salgar.
Preparando o barril
O interior da banheira é regado várias vezes com água fervente e depois seco. O sal é derramado no fundo, uma camada de cogumelos de 6 centímetros é colocada em cima, virando-os com as pernas para cima. O sal é novamente derramado uniformemente por cima e assim por diante até o topo. Depois de algum tempo, os champignons vão assentar, então é preciso adicionar uma nova porção, polvilhando os cogumelos com sal da mesma forma. Isso é feito até que o encolhimento seja concluído. Como resultado, a cuba ficará cheia e haverá 2–3 cm de salmoura no topo.
Todo esse tempo, os cogumelos devem permanecer sob pressão. É feito assim: um pano limpo é colocado sobre a superfície, um círculo de madeira é colocado sobre ele e uma pedra lisa é colocada em cima.
A cuba de picles deve ficar na adega a uma temperatura de +1 a +7 graus. Os cogumelos não devem permanecer na superfície: o contato com o oxigênio pode causar sua deterioração.Se não houver salmoura suficiente, adicione solução salina preparada com 1 litro de água e 1 colher de sopa. colheres de sal.
Agora as donas de casa têm à sua disposição diversas receitas excelentes para conservar champignon em casa. Você pode escolher qualquer método ou tentar de tudo.