No outono, os amantes dos passeios na floresta trazem cestas inteiras de cogumelos. Cantarelos frescos e brilhantes são muito mais aromáticos e saborosos do que seus equivalentes comprados em lojas, por isso muitas pessoas sonham em preservar seu pescado. Eles usam diferentes métodos de enlatamento e secagem. Vejamos a melhor forma de congelar chanterelles frescos para o inverno, preservando o sabor, o cheiro e as propriedades benéficas.
- É possível congelar chanterelles para o inverno?
- Características de trabalhar com cogumelos
- Seleção e preparação de cogumelos antes de iniciar o processo
- Preparando a geladeira
- Receitas para congelar chanterelles em casa
- Congelando cogumelos crus
- Cantarelos cozidos
- Frito ou guisado
- Na forma de caldo
- Quanto e como os espaços em branco são armazenados?
- Como descongelar corretamente
É possível congelar chanterelles para o inverno?
A época de apanha dos cogumelos é curta, por isso os amantes da “caça silenciosa”, que conseguiram encher os cestos até ao topo, procuram conservar o produto durante todo o ano. O enlatamento piora o sabor dos chanterelles e o congelamento não só não os estraga, mas também preserva o aroma e qualidades valiosas.
Propriedades úteis que permanecem no produto após o congelamento:
- remover substâncias radioativas e toxinas;
- proteger contra o desenvolvimento de tumores;
- fortalecer o sistema imunológico e promover a síntese de hormônios;
- reduzir a produção de colesterol, proteger contra a aterosclerose;
- estimular a função cerebral.
Substâncias valiosas permanecem quando congeladas e armazenadas adequadamente. Cantarelos contêm aminoácidos, vitaminas, incluindo PP, grupo B e microelementos. O teor de fósforo corresponde ao peixe marinho. Congelam-se cogumelos com polpa densa, que não se transformam em pó após o descongelamento e mantêm a sua forma perfeitamente após vários meses no frigorífico.
Características de trabalhar com cogumelos
Depois de voltar da floresta com um grande lote de cogumelos, você não conseguirá descansar. As matérias-primas precisam ser tratadas imediatamente. Apesar de não existirem vermes nos chanterelles, eles precisam ser processados o mais rápido possível.
Se a produção for grande, os familiares são chamados para ajudar, a fim de reduzir o tempo de trabalho. Neste caso, apenas o menor lote que está sendo processado deve ser mantido em ambiente aquecido. O restante é guardado na geladeira, no porão ou simplesmente levado para a loggia, onde a temperatura é bem mais baixa.
As matérias-primas precisam ser classificadas rapidamente e divididas por tipo, caso sejam diferentes. Os espécimes duvidosos são descartados para não infectar os saudáveis.
Os cogumelos podem ser congelados crus, cozidos ou fritos. Durante o processo de preparação, eles são divididos em dois grupos - para tratamento térmico e congelamento simples.
Importante: os cogumelos tendem a acumular toxinas e metais pesados do ar circundante, por isso os espécimes recolhidos perto de autoestradas ou indústrias perigosas não serão benéficos. Componentes nocivos persistem mesmo após o cozimento.
Seleção e preparação de cogumelos antes de iniciar o processo
Os elementos para congelamento bruto são selecionados com especial cuidado. Os chanterelles costumam ter um sabor amargo; indivíduos grandes e maduros têm essa característica. Apenas cogumelos pequenos e jovens com tampas fechadas e sem danos são congelados crus. A presa precisa ser separada e classificada por tamanho se você decidir congelá-la crua. Remova detritos e grama dos fungos, sacudindo cuidadosamente os pequenos detritos sob as tampas, onde ficam entupidos entre as placas.
Se os cogumelos estiverem limpos, sem grumos de terra, não é necessário lavá-los antes de congelar, apenas limpar bem os detritos. Você não pode molhar os cogumelos antes de congelá-los crus; eles devem ser lavados rapidamente em água corrente. Após a lavagem, antes de serem enviadas para a câmara, as peças deverão ser secas em toalhas para que não se transformem em pedaços de gelo.
O amargor dos chanterelles geralmente aparece após serem armazenados crus no congelador, por isso muitos catadores de cogumelos preferem congelar matérias-primas pré-cozidas. Qualquer exemplar é adequado para cozinhar - ferver, fritar, estufar, devendo ser bem lavado e cortado em pedaços iguais.
Importante: os chanterelles precisam ser processados dentro de 10 a 16 horas, os cogumelos cortados não podem ser armazenados por mais de um dia.
Preparando a geladeira
Antes de colocar os cogumelos para congelar, é necessário preparar a geladeira. Para isso, libere espaço, ventile e lave o freezer. Os cogumelos serão colocados em bandejas grandes abertas, por isso é necessário muito espaço. O termostato está ajustado para uma posição que criará uma temperatura na câmara de -18°.Isso garantirá um congelamento rápido e de alta qualidade sem perda de propriedades benéficas.
Receitas para congelar chanterelles em casa
Cada tipo de peça tem suas próprias vantagens. Se você congelar fresco, é rápido e não causará muitos problemas. Como os cogumelos ainda terão de ser cozinhados mais tarde, porque não são consumidos crus, como os morangos, não faz sentido prepará-los frescos.
Muitas pessoas acreditam que é melhor cozinhá-lo imediatamente, para depois simplesmente adicioná-lo ao prato durante o cozimento.
Congelando cogumelos crus
Plano passo a passo para congelamento sem tratamento térmico:
- Selecione pequenas amostras inteiras com tampas fechadas. Lave e seque ou simplesmente limpe bem para retirar a sujeira.
- Coloque em uma bandeja em uma camada, solta, para garantir um congelamento uniforme.
- Congelar por 12-15 horas em uma câmara a uma temperatura de -16-18°.
- Transfira para recipientes o mais firmemente possível, embale bem para evitar excesso de umidade e odores. Você deve escolher os recipientes do tamanho certo para consumir de uma só vez.
O recipiente deve ser rotulado, indicando que se trata de cogumelos frescos, caso outros tipos sejam armazenados no congelador.
Cantarelos cozidos
Congelar cogumelos cozidos demorará mais, mas evitará possíveis amargos e acelerará o cozimento. Cantarelos cozidos podem ser adicionados ao prato direto do freezer. Etapas do trabalho:
- Quaisquer amostras não danificadas são adequadas para este tipo de branco. São bem lavados e cortados em pedaços do mesmo tamanho.
- Em seguida, você precisa cozinhar os cogumelos. Proporções: para 1 quilo de chanterelles, 2 litros de água e 1 colher de sopa de sal.
- Tempo de cozimento: 6-8 minutos após fervura. Para conservar bem os chanterelles, eles não devem ser cozidos demais.
- Coloque em uma peneira ou peneira e deixe a água escorrer bem.Coloque sobre uma toalha limpa e seque o máximo possível.
- Espalhe frouxamente em uma bandeja e coloque na câmara por 10-12 horas.
Transfira para recipientes de armazenamento e feche bem.
Frito ou guisado
Os chanterelles fritos ficam bem conservados no congelador, permanecendo perfumados e saborosos. Antes de congelar você deve:
- Lave e seque os cogumelos. Corte em fatias iguais. Os chanterelles não são fervidos antes de serem fritos.
- Coloque em uma panela e frite até que o líquido se solte completamente. Adicione o óleo e espere até dourar levemente.
- É necessário cozinhar em óleo vegetal, não sendo recomendado o uso de gorduras animais para armazenamento a longo prazo. Além disso, não adicione temperos e vegetais.
Depois disso, é necessário aguardar até que a fritura esfrie, garantindo que o excesso de óleo escorra. Para fazer isso, você pode usar uma peneira ou papel toalha. Transfira para um recipiente de armazenamento e coloque no freezer.
Na forma de caldo
Se o volume do freezer permitir, você pode congelar cogumelos para armazenamento diretamente no caldo. Desta forma você pode preparar a base para a futura sopa:
- Ferva a água, adicione sal, pimenta, adicione os cogumelos.
- Ferva por 6-8 minutos, retirando a espuma.
- Despeje em recipientes com cogumelos e espere esfriar.
- Coloque os recipientes na geladeira e, após congelar, embale-os bem em sacos.
É assim que o caldo vazio que sobra da fervura dos chanterelles é congelado para congelamento.
Quanto e como os espaços em branco são armazenados?
Os chanterelles congelados mantêm o bom sabor e o cheiro por 3-4 meses. A uma temperatura constante no congelador, podem ser armazenados até um ano, mas o seu sabor irá inevitavelmente deteriorar-se.Caso seja necessário descongelar o refrigerador, os recipientes devem ser transferidos para outro local frio para evitar o descongelamento, pois não podem ser recongelados. Durante o armazenamento prolongado, pode aparecer amargor nos chanterelles, que terá de ser tratado através de várias etapas de fervura, com o que perderão todo o sabor e cheiro.
Como descongelar corretamente
Cantarelos frescos congelados requerem um descongelamento longo e gradual. Eles são transferidos do freezer para a câmara principal, para a prateleira com temperatura mais baixa. Quando o gelo derrete, o recipiente é colocado na sala para maior aquecimento.
Acelerar o processo no micro-ondas ou em água quente causará azedamento, perda de forma e sabor. Se precisar cozinhar os chanterelles, é melhor retirá-los do freezer com antecedência e colocá-los na geladeira durante a noite. Os cogumelos previamente fervidos ou fritos não precisam de ser descongelados. Eles são congelados e imediatamente adicionados ao prato preparado. É por isso que é melhor armazenar chanterelles em pequenas porções de cada vez.
Congelar chanterelles e outros presentes da floresta ajuda a diversificar seu cardápio no inverno e a tornar sua alimentação mais saudável e balanceada. E embora os cogumelos frescos estejam sempre disponíveis nas lojas, é impossível compará-los com as belezas da floresta - os chanterelles, mesmo os congelados.