O purê de maçã e pêra para o inverno pode ser dado não só aos adultos, mas também às crianças. Esta é uma ótima opção de café da manhã ou lanche para crianças em idade escolar e menores. Além disso, é muito saudável e satisfatório, pois um pote de meio litro de sobremesa pode conter cerca de 10 maçãs e peras. Se você conservar bem essa iguaria, ela pode durar até a primavera. Quando essas duas frutas são combinadas, criam a espessura perfeita e a combinação de acidez e doçura.
Características de preparar purê de peras e maçãs para o inverno
Quando uma dona de casa prepara esse purê, ela deve levar em consideração algumas características. Se você os conhece, mesmo uma dona de casa inexperiente não terá dificuldade em preparar uma guloseima deliciosa para toda a família. Coisas a considerar:
- Maçãs e peras maduras são adequadas para purê. No preparo de guloseimas infantis, é preciso focar nas frutas doces, pois esse purê é preparado sem adição de açúcar. Frutas podres não são adequadas.
- De acordo com a tecnologia de cozimento, a casca deve ser descascada (mas nem todo mundo faz isso), as vagens também devem ser retiradas, os frutos são esmagados com uma faca e cozidos até ficarem macios, e depois moídos na peneira ou misturados. O purê deve ser fervido e fervido por 5 minutos. O tempo só é reduzido se as preparações forem esterilizadas em frascos.
- Quanto mais tempo as frutas forem cozidas, menos vitaminas permanecerão nelas. Mas o purê em si será mais espesso e de sabor mais macio.
Regras de seleção de produtos
Os frutos verdes têm uma estrutura muito densa, por isso não é recomendado utilizá-los para purês.
Neste caso, não existem outros requisitos especiais para maçãs e peras. O formato pode ser qualquer, você pode até tirar frutas com pequenos danos - elas são simplesmente cortadas, assim como o miolo.
Não há requisitos uniformes em relação às peles. É claro que contém muitas vitaminas, mas pode parecer áspero na guloseima finalizada. Se a receita for comum, clássica, sobrou. No caso de preparo para crianças, corta-se para obter uma textura macia.
Como preparar o recipiente?
O melhor recipiente para conservar purê para o inverno são os potes de vidro que fecham bem.Qualquer tampa serve, dependendo da vontade do proprietário.
O náilon é usado somente se o armazenamento durar pouco.
Antes de transferir o produto acabado para potes, eles devem ser esterilizados. A maneira mais confiável é consertar a lata com vapor. O tempo é calculado dependendo do seu tamanho. As tampas não precisam ser esterilizadas, basta lavá-las com bicarbonato de sódio e despejar sobre água fervente.
Melhores receitas
As melhores e mais comumente usadas receitas incluem as seguintes.
Purê de pêra e maçã para bebês
Este purê será muito útil para crianças pequenas. Para cozinhá-lo você precisará de:
- 2 kg de peras - macias, amarelas;
- 2 kg de maçãs - Golden, McIntosh ou alguma outra variedade, só que mais doce;
- 2 copos de água potável em uma garrafa.
A sequência de ações é a seguinte:
- Lave a fruta, corte a casca, retire os cotilédones. Corte em pedaços pequenos, coloque em uma panela ou bacia esmaltada, acrescente água e leve ao fogo.
- Imediatamente após a fervura da água, reduza o fogo para que o futuro purê não queime. Mexa constantemente com uma espátula de madeira. Se você tiver uma panela elétrica, não precisa se preocupar em queimar. Você nem precisa mexer. Defina o programa “Cozinhar” para um terço de hora. Ao mesmo tempo, esterilize os frascos.
- Quando as frutas passam de duras a moles, devem ser purificadas no espremedor ou liquidificador. Em seguida, aqueça até começarem a aparecer bolhas e enrole imediatamente.
Com açucar
Para preparar este purê você precisará de:
- 300 g de maçãs e peras;
- 1,5 colheres de sopa de açúcar e água.
Prepare nesta ordem:
- Lave a fruta, corte a casca, retire os caroços e corte em pedaços pequenos.
- Coloque-os em uma panela, adicione uma colher e meia de água.Cubra com uma tampa, leve ao fogo baixo e cozinhe por meia hora a partir do momento da fervura.
- Moa as frutas cozidas no liquidificador de imersão. Adicione o açúcar ao purê, mexa e cozinhe mais até que se passem três minutos a partir do momento da fervura. Mexa o tempo todo.
- Despeje o purê quente em potes esterilizados e enrole imediatamente. Coloque sobre as tampas e embrulhe em uma manta até a sobremesa esfriar.
É melhor guardar na cave, mas também pode guardar na despensa.
Com leite condensado
Outra opção interessante, pensada para quem gosta de doces. A adição de apenas um ingrediente cria um prato doce com textura delicada.
Ingredientes necessários:
- 5 kg de maçãs mais doces (é melhor escolher amarelas ou vermelhas);
- 2 kg de peras macias de outono;
- 2 copos de água filtrada;
- 0,5 l de leite condensado GOST.
O purê é preparado da seguinte forma:
- Lave as frutas, retire a casca, retire as sementes e pique. Quanto menores forem picados, menos tempo levará para cozinhá-los. Ou seja, haverá mais vitaminas nas frutas. Algumas donas de casa também colocam açúcar na panela, mas não se deve repetir depois, pois a quantidade de doçura contida no leite condensado será suficiente.
- Coloque as frutas picadas em uma panela com água e, mexendo sempre para não queimar, cozinhe por cerca de um quarto de hora.
- Depois de amolecerem, passe na peneira ou bata no liquidificador. Adicione o leite condensado, misture bem e leve ao fogo.
- Quando o purê estiver cozido, deve-se aquecê-lo até que apareçam bolhas na superfície. Agora você pode enrolá-lo em frascos esterilizados. É aconselhável esterilizá-los para que o produto fique melhor conservado durante o inverno.
Armazenamento adicional
As condições de armazenamento devem ser dependentes diretamente da receita escolhida. Se não forem adicionados açúcar e ácido cítrico ao purê, uma despensa ou porão servirá. É melhor colocar potes com comida para bebê na geladeira. Se contiver açúcar granulado, vai durar no apartamento.