Na verdade, a geléia é um produto doce obtido pela fervura de frutas ou purê de frutas vermelhas. Muitas vezes, a partir da mistura de dois desses purês, forma-se uma geléia variada, que se distingue por um sabor agradável, agridoce. A deliciosa geléia de maçã e ameixa parece uma massa homogênea, marrom escura, onde a quantidade de açúcar é de 60%. Se houver mais açúcar do que o necessário, adicione ácido cítrico ou vinagre de maçã à mistura.
- Sutilezas no preparo de geléia de maçã e ameixa para o inverno
- Requisitos para ingredientes principais
- Como preparar adequadamente os recipientes para o início do processo?
- Como fazer geléia de ameixa e maçã em casa?
- Receita clássica
- No forno
- Em uma panela elétrica
- Com abóbora
- Com pêra de jardim
- Com laranja
- Geléia grossa
- Armazenamento adicional do produto acabado
Sutilezas no preparo de geléia de maçã e ameixa para o inverno
A geléia ficará rica e aromática se seguir à risca a receita. Para evitar erros com gramas, os frutos são pesados após a retirada das sementes e cascas. Se não adicionar água e aumentar o tempo de cozimento, o prato ficará espesso e doce e reterá mais vitaminas intactas.
Muitas pessoas preferem primeiro moer as frutas (bagas) no liquidificador e passá-las no moedor de carne, o que aumenta o tempo de cozimento. É melhor picar primeiro a fruta bem fininha, fervê-la e depois passar por uma peneira. A quantidade de açúcar depende da doçura dos produtos utilizados.
Requisitos para ingredientes principais
Ameixas e maçãs são escolhidas maduras ou ligeiramente verdes. Se a fruta for levemente esmagada, nada de ruim acontecerá. Isso não afetará o sabor da geléia. Não se deve usar frutas podres ou mofadas, caso contrário o prato estragará rapidamente.
Atenção! Nas frutas maduras, a quantidade de pectina é reduzida, o que torna o prato aguado.
As sementes são retiradas das maçãs com uma faca e das ameixas com a mão. É aconselhável usar luvas, pois as ameixas escuras mancham a pele das mãos.
Como preparar adequadamente os recipientes para o início do processo?
A geléia não requer esterilização adicional. Basta preparar bem o recipiente, aquecê-lo no forno e depois enchê-lo. Os potes de vidro são lavados em água corrente com refrigerante, sal ou sabão em pó. Em seguida, coloque em uma assadeira e leve ao forno frio.
Ligue a 120 graus, espere até que aqueçam. Geralmente isso leva cerca de vinte minutos. Depois, retire com cuidado e despeje a geléia. Tampas de plástico são permitidas.
Como fazer geléia de ameixa e maçã em casa?
As maçãs contêm muitas pectinas, que unem os produtos. Se você fizer geléia apenas com maçãs, o sabor do prato ficará insípido. Será muito inferior ao mesmo produto composto por purês de frutas mistas. Os corantes sob a casca das ameixas conferem ao prato uma bela cor e o aroma depende do tipo de ingredientes escolhidos.
Normalmente a geléia é preparada em um recipiente largo de aço inoxidável ou alumínio. Primeiro coloque o purê de frutas em fogo médio e, quando ferver, leve ao fogo baixo. O tempo de cozimento não deve ultrapassar trinta minutos, caso contrário a cor do prato escurecerá muito e uma grande quantidade de vitaminas benéficas será destruída.
Receita clássica
Para um quilo de maçãs e ameixas você precisará de 1,2 quilo de açúcar granulado. As maçãs devem ser lavadas, sem caroço, colocadas em uma tigela, tampada e fervidas até ficarem macias. Retire do fogo, deixe esfriar, passe por uma peneira.
Lave as ameixas em água, retire os caroços, coloque numa tigela de fundo grosso, acrescente um pouco de água e ferva alguns minutos. Deixe esfriar. Passe por uma peneira. Misture os dois purês, mexa e leve ao fogo médio, acrescente o açúcar.
A prontidão da geléia é determinada da seguinte forma: coloque um pouco da mistura sobre uma superfície de vidro e veja se ela se espalha ou não. Se não se espalhar e manter a forma após o resfriamento, a geléia está pronta.
É colocado em potes de vidro e fechado com tampa. Guarde em local fresco.
No forno
Lave as frutas, retire as sementes. Divida as ameixas em duas partes e coloque em uma assadeira. Faça o mesmo com as maçãs. Ligue o forno a 180 graus, coloque uma assadeira com maçãs. Quando estiverem macios, retire e deixe esfriar.Asse as ameixas na mesma temperatura e deixe esfriar.
Moa as frutas assadas no liquidificador, coloque em uma tigela rasa e larga e leve ao fogo médio. Assim que a mistura ferver, reduza o fogo e acrescente o açúcar granulado. Ferva até que a fruta mude de cor e a mistura fique espessa. Não se esqueça de retirar a espuma.
A quantidade de ingredientes é a mesma da receita clássica. Despeje em potes e enrole na máquina ou feche com tampa de náilon.
Em uma panela elétrica
Para um quilo de açúcar você precisará de 600 gramas de maçãs e ameixas. Descasque as maçãs, retire as sementes e pique finamente as ameixas, retire também as sementes, pique e triture no liquidificador (moedor de carne). Misture o purê de ameixa com as rodelas de maçã, leve ao fogo baixo e aqueça levemente. Adicione metade do açúcar preparado.
Coloque a mistura em uma multicooker, deixe por 15 minutos, ligando “start”. Depois de um tempo, adicione o restante do açúcar, coloque o aparelho no modo “extinção”. A geléia é cozida por duas horas e quinze minutos. Quando estiver bem quente, despeje em potes esterilizados, enrole e guarde em local fresco.
Com abóbora
Para um quilo de maçãs e ameixas, tome 700 gramas de abóbora. A abóbora é descascada, cortada em pequenos pedaços, colocada num recipiente e fervida até ficar macia. Maçãs e ameixas preparadas também são adicionadas lá. Leve a mistura para ferver, reduza o fogo e cozinhe por mais cinco minutos.
Ainda bem quente, triture tudo no liquidificador, leve ao fogo, acrescentando o açúcar. Durante o cozimento, retire a espuma. Traga até a espessura desejada, retire do fogo e despeje em potes preparados.
Com pêra de jardim
Pegue um quilo de maçãs, peras e ameixas. Você precisa de 1,2 kg de açúcar e também são adicionados 50 gramas de vinagre de maçã. As frutas são lavadas, descascadas (exceto ameixas), cortadas e picadas no moedor de carne.Despeje em uma panela e deixe ferver por sete minutos em fogo médio.
Quando estiver bem quente, passe por uma peneira fina e leve ao fogo, diminuindo o fogo. Assim que a mistura estiver reduzida à metade, acrescente açúcar e vinagre. Cozinhe por mais 15 minutos, retire e despeje em potes.
Com laranja
Laranja adiciona sabor adicional à geléia. Segundo a receita, acrescente um pouco de água e canela a uma mistura de maçã, ameixa e laranja. Tome 500 gramas de maçãs e ameixas, uma laranja, meia colher de chá de canela, um copo de açúcar mascavo e um copo de água.
Descasque e pique as maçãs e as ameixas, coloque um copo de água e coloque na tigela multicooker por 20 minutos no modo “assar”. Rale as raspas de laranja e esprema o suco. Assim que a fruta estiver cozida, adicione as raspas e o suco de laranja, o açúcar e a canela.
Triture tudo no liquidificador. Ligue a multicooker por 60 minutos, abra periodicamente a tampa e mexa a mistura. A geléia está pronta.
Geléia grossa
Para engrossar a geléia, não use água na receita e use um pouco mais de açúcar (200 gramas) do que o exigido na receita. O produto em si é fervido até reduzir o volume pela metade. Isso levará 40 minutos.
Armazenamento adicional do produto acabado
Preparar e armazenar geléia não é difícil. Se você levar em conta todas as sutilezas do preparo, o produto acabado pode ser armazenado a mais de vinte graus.
Enquanto isso, para um seguro geral, é melhor selar cuidadosamente os potes de geléia e colocá-los em uma adega fresca..