A secagem de vegetais se tornou muito popular depois que tomates secos, pimentões e até algumas frutas apareceram nas prateleiras das lojas. Preparar em casa pimentões secos para o inverno não é difícil. Podem ser utilizados como componente de saladas, molhos e servidos como aperitivo pronto para carnes, croutons e peixes. Este prato será uma decoração maravilhosa para a mesa festiva.
Características do preparo de pimentões secos para o inverno
Para que o prato seja o mais saboroso possível, é recomendável levar em consideração as seguintes características na hora de escolher os vegetais e prepará-los. É necessário escolher frutas carnudas e elásticas, pois diminuem muito de volume. Os vegetais não devem apresentar sinais de deterioração.
Agudo
As pimentas são pequenas, então você pode cortá-las ao meio ou deixá-las secar inteiras.
búlgaro
Recomenda-se cortar o pimentão em pedaços de qualquer tamanho, após retirar o pedúnculo e as sementes. Para deixar o lanche não só saboroso, mas também bonito, recomenda-se usar frutas de cores diferentes.
Se você retirar a casca da fruta, o prato final ficará mais macio. Para fazer isso, os vegetais devem ser colocados em um líquido fervente por 1-2 minutos e depois regados com água fria. Depois disso, pegue a pele com uma faca. Ele sairá facilmente.
Vantagens e desvantagens
A vantagem deste prato é que o preparo não contém vinagre. Pode ser utilizado por crianças, mulheres durante a gravidez e amamentação, bem como por pessoas que estão proibidas de beber vinagre por motivos de saúde.
Existe apenas um ponto negativo - armazenamento no frio e na escuridão. Portanto, as condições internas não são adequadas.
Como cozinhar pimentões secos
Abaixo está um conjunto clássico de ingredientes. Você pode diversificar se desejar. Se você adicionar um pouco de açúcar, o lanche final terá um sabor adocicado saboroso. Os temperos podem ser adicionados com base nas preferências de gosto da família. O óleo pode ser substituído por óleo de girassol.
No forno
Componentes necessários:
- pimenta – 1,5-1,8 kg;
- orégano;
- alecrim;
- Pimenta preta;
- sal;
- azeite – 85-90 ml;
- alho – 3 dentes.
Sequenciamento:
- Pré-aqueça o forno a 100-130 Ó. Se houver modo de convecção, é necessário configurá-lo, então o ar circulará bem e a umidade evaporará.
- Lave os legumes, seque-os, retire o caroço. Corte em pedaços grandes ou tiras.
- Prepare um recipiente de tamanho adequado, acrescente as rodelas, acrescente os temperos e o sal e misture.
- Coloque a pele voltada para baixo em uma assadeira forrada com pergaminho e cozinhe por 1,5-2 horas. Vire periodicamente.
- Coloque bem os pimentões preparados em recipientes limpos e esterilizados, acrescente o alho picado, despeje a quantidade indicada de óleo e feche bem. O óleo deve cobrir completamente as peças. Se necessário, a quantidade de óleo deve ser aumentada.
Na secadora
Sequenciamento:
- Coloque fatias de pimenta lavada e descascada em um recipiente. Polvilhe com especiarias, sal e açúcar, se desejar.
- Coloque em uma única camada sobre um escorredor ou rede. Deve haver espaço entre as peças para que o ar possa circular livremente.
- Defina a temperatura para 75-80 Ó. Cozinhe por 3-4 horas, virando ocasionalmente.
- Coloque os pedaços em recipientes esterilizados e acrescente o alho picado entre as camadas.
- Despeje o óleo, feche e guarde.
No microondas
É mais difícil cozinhar pimentões dessa maneira. Os pedaços precisam de ar para escapar, caso contrário cozinharão no próprio suco. O vegetal deve ser drenado uniformemente do excesso de líquido.
Sequenciamento:
- Seque os legumes lavados, descasque e corte em rodelas.
- Polvilhe os pimentões com especiarias e sal e misture.
- Coloque em um recipiente plano e leve ao microondas por 5 minutos.
- Passado o tempo, retire, escorra o suco separado e deixe por mais 5 minutos.
- Repita o procedimento até ficar completamente cozido.
- Coloque os pedaços prontos em um recipiente de vidro esterilizado, acrescente as rodelas de alho, acrescente o azeite, feche e leve à geladeira.
Em óleo
Este método difere porque parte do óleo deve ser adicionada antes do tratamento térmico. Despeje 1/5 da quantidade especificada de óleo junto com os temperos nas peças preparadas e misture. A seguir, prepare-se de acordo com os esquemas indicados acima.
Como verificar a prontidão
A prontidão é verificada pela aparência. A pimenta acabada terá uma malha na casca, escurecerá levemente e a polpa ficará três vezes menor. As fatias ficam ligeiramente secas, mas elásticas. Se as fatias não estiverem maleáveis ao final do tempo de cozimento recomendado, deixe-as secar por mais 10-15 minutos.
Se as peças ficarem quebradiças e esfareladas, elas secaram.
Regras e períodos de armazenamento
O produto deve ser armazenado em local frio (adega, geladeira), escuro, por 4 a 6 meses. Se houver formação de mofo na parte superior do óleo, o produto não deve ser consumido. Para estender o prazo de validade para 7 a 9 meses, recomenda-se adicionar 15 a 20 ml de vinagre por recipiente de um litro.
Os pimentos preparados por secagem serão um excelente aperitivo não só para um jantar em família. Este prato vai merecer o seu lugar na mesa festiva. O conjunto de especiarias pode ser variado se desejar. Não tenha medo de experimentar, porque é assim que nascem novas obras-primas da culinária.