Os moradores das megacidades estão acostumados a comprar tomates em conserva, berinjelas assadas e chucrute nas lojas. Os proprietários de dachas e hortas podem conservar vegetais e processar frutas. As mulheres preparam saladas ricas em vitaminas com produtos frescos e servem aperitivos húngaros para o inverno. Nas receitas da culinária local, usa-se pimenta malagueta, páprica, requeijão, tomate, feijão em grandes quantidades e acrescentam-se muitos temperos. Em alguns pratos, o óleo vegetal é substituído por banha.
Características de preparação do lanche húngaro “Tio Vanya” para o inverno
Para agradar sua família com lecho, você precisa escolher vegetais suculentos, a base do prato são pimentões multicoloridos cortados em rodelas. Os tomates acrescentam uma acidez agradável ao aperitivo húngaro, enquanto as cenouras o tornam picante.
Durante o cozimento, os vegetais retêm minerais e ácidos orgânicos e não perdem vitaminas, o que reduz a permeabilidade vascular e aumenta a imunidade.
O lanche húngaro acompanha carne, peixe, purê de batata e macarrão.
Como selecionar e preparar ingredientes
Para deixar a salada linda, use pimentões de cores diferentes. Você precisará de tomates maduros e carnudos. Muitas receitas de aperitivos da culinária húngara incluem cenouras. As funções de conservante são desempenhadas pelo vinagre - mesa, vinho, maçã. Os vegetais são lavados com água fria e picados. Os tomates são escaldados com água fervente e as cascas são retiradas.
Preparando recipientes
Antes de fazer um lanche, selecione potes de vidro pequenos, sem lascas, cortes ou rachaduras. Os recipientes são lavados de poeira e sujeira com refrigerante, mostarda em pó e desinfetados:
- fervendo;
- em um vaporizador;
- no forno;
- em um forno de microondas.
Durante a esterilização, micróbios e fungos morrem, o recipiente não explode e os alimentos conservados não mofam. As tampas de lata são desinfetadas em água fervente.
Receitas de lanches
Lecho sempre contém pimentão e tomate, especiarias e temperos. A composição dos ingredientes adicionais varia de acordo com a receita selecionada.
Método clássico com cenoura
Para dar um sabor adocicado ao aperitivo húngaro, as donas de casa polvilham os legumes com um copo de açúcar. Além de 2 kg de pimentão multicolorido, 3 kg de tomate, você precisa levar:
- 500g de cenoura;
- 1,5 litros.vinagre de mesa;
- 1 cebola;
- 0,5 xícara de óleo de girassol;
- alho.
Os tomates lavados são escaldados em água fervente, descascados e cortados em pedaços. As cenouras são descascadas e passadas num ralador grosso. A cebola e o alho são descascados e cortados em tiras.
As sementes são retiradas da pimenta, os talos são retirados e o vegetal é transformado em meias argolas. Coloque os tomates em uma panela e adicione meio copo de água. Depois que o líquido ferver, acrescente as cenouras aos tomates e ferva por 5 ou 6 minutos.
Adicione a cebola picada, os dentes de alho picados, meias rodelas de pimenta à massa vegetal, adicione sal, adicione o açúcar e a manteiga, ferva mais um quarto de hora, tempere com vinagre. A preparação quente é colocada em potes e selada com tampas de estanho.
Com pimenta
O lecho húngaro adquire um sabor picante e picante se você adicionar uma vagem de páprica amarga aos vegetais no final do cozimento. O aperitivo picante acompanha bem carnes, servido com churrasco e comido à parte com pão.
Com vagens de feijão
Para evitar que os vegetais percam o sabor natural, utiliza-se óleo de girassol inodoro. Você pode adicionar coentro, endro e salsa ao lecho. Para variar, o aperitivo é preparado com 500 g de feijão verde e a mesma quantidade de pimenta.
Um quilo de tomate é esmagado e colocado em uma panela no fogo. Corte a cebola em rodelas, coloque no purê de tomate, regue com o azeite e acrescente o pimentão. A massa vegetal é cozida por meia hora e depois temperada:
- alho;
- folha de louro;
- cravo e pimenta.
O aperitivo é misturado, salgado, despeja-se o açúcar, ferve-se alguns minutos, mistura-se com vinagre e transfere-se para potes.
Junto com a pimenta amadurece o feijão verde, que é combinado com vários vegetais e adicionado às saladas.Tomates rosa ou amarelos não produzem suco brilhante.
A beterraba cozida dá um tom rico e bonito. A raiz vegetal é colocada no lecho quando os legumes são cozidos.
Dicas de armazenamento
Este aperitivo húngaro é utilizado no inverno em sopas e borscht, pois é preparado com vinagre, selado em potes esterilizados e pode ser guardado na despensa.
Nas regiões onde no verão o ar aquece à sombra até 30–35 °C, é melhor guardar o lecho numa adega ou cave com boa ventilação.
O aperitivo com pimenta não perde o sabor ao longo do ano. Um frasco aberto deve ser colocado na geladeira, o conteúdo do recipiente deve ser consumido em poucos dias ou usado para temperar os primeiros pratos.