Este aperitivo parece ter absorvido todas as cores ensolaradas do verão, assim como a fartura do outono, e se tornou um dos preparativos preferidos do inverno. Apesar de ser um prato nacional húngaro, há muito que é reconhecido como um dos seus em muitas famílias. Lecho feito de pimentão doce, preparado para o inverno, sob o delicioso nome “Você vai lamber os dedos”, tornou-se especialmente popular.
- Características de preparação de lecho de pimentão
- Como preparar adequadamente alimentos e recipientes
- As melhores receitas
- Lecho clássico feito de pimentão e tomate “Você vai lamber os dedos”
- Opção sem vinagre
- Sem esterilização
- Com suco de tomate
- Em Hungaro
- Com alho
- Através de um moedor de carne com cenoura
- Em uma panela elétrica
- Com arroz
- Com feijão
- Com pimenta verde
- Tratamento agudo
- Períodos e regras de armazenamento
Características de preparação de lecho de pimentão
Toda dona de casa já fez este prato pelo menos uma vez. Com o início do outono, uma abundância de vegetais aparece nos mercados e canteiros, incluindo pimentão, cenoura, tomate e cebola. Eles são os principais ingredientes do lecho.
Como preparar adequadamente alimentos e recipientes
Para cozinhar, utilizam-se apenas vegetais maduros, elásticos e carnudos. Para uma aparência espetacular, escolha pimentões vermelhos, laranja e amarelos. Todos os componentes do prato são lavados, o pedúnculo da pimenta é cortado e as sementes raspadas.
Corta-se também o pedúnculo dos tomates e descascam-se as cebolas e as cenouras. Os potes são bem lavados e esterilizados no vapor, no forno ou no micro-ondas.
As melhores receitas
Embora os ingredientes principais sejam semelhantes, existem receitas de lecho diferentes o suficiente para agradar a qualquer gosto, mesmo o mais refinado.
Lecho clássico feito de pimentão e tomate “Você vai lamber os dedos”
Apesar de ser um prato nacional húngaro, é o clássico lecho búlgaro, também chamado de “bom lamber os dedos”, que conquistou o maior amor. Ingredientes necessários para prepará-lo:
- tomate – 4 quilogramas;
- pimentão – 5 quilos;
- açúcar – 250 mililitros;
- sal – 2 colheres de sopa (cheias);
- óleo vegetal – 250 mililitros;
- vinagre de mesa (9%) – 50 mililitros.
A pimenta descascada é cortada em 5 a 8 pedaços, dependendo do tamanho. O caule dos tomates lavados é cortado, picado em um moedor de carne e o suco é colocado em uma panela grande. Em seguida, adicione sal e açúcar e coloque a panela, tampada, em fogo baixo.Após ferver, adicione óleo de girassol ao suco e adicione o pimentão.
Depois que o lecho começar a ferver, cozinhe por meia hora em fogo baixo, mexendo sempre, retire do fogo e acrescente o vinagre. Em seguida, o recheio e o molho de tomate são colocados uniformemente em potes esterilizados. É importante cozinhar o lecho por no máximo 30-40 minutos para que não vire purê.
Opção sem vinagre
Esta opção é indicada para pessoas que sofrem de doenças do aparelho digestivo, bem como diabetes ou hepatite. Apesar de não ser difícil fazer lecho sem vinagre, tem um sabor requintado e “aveludado”. Também pode ser usado como molho ou recheio separado para muitos pratos, principalmente arroz.
Os ingredientes incluem tomate, pimentão, açúcar e alho. O princípio de cozimento é o mesmo do lecho clássico, só que no final, em vez do vinagre, acrescenta-se alho amassado e pimenta-do-reino.
Sem esterilização
Lecho para o inverno pode ser feito sem esterilizar os potes. Em primeiro lugar, prepare o suco de tomate e depois ferva por meia hora para evaporar o excesso de umidade. Em seguida, adicione o alho, o óleo de girassol e o vinagre, os temperos e cozinhe por 15 minutos. Em seguida, adicione a pimenta e ferva tudo junto por mais 15 minutos. Os potes são fritos no forno e o lecho pronto é colocado neles.
Com suco de tomate
Você pode usar suco de tomate em vez de tomate fresco. Para um sabor brilhante e rico, é aconselhável usar suco caseiro, que é consumido na proporção de 3 litros por 4 quilos de pimentão. Este lecho pode ser consumido fresco ou enrolado em potes.
Em Hungaro
Uma deliciosa receita de lecho ao estilo húngaro, adequada tanto para enrolar como para comer fresco. É um pouco diferente da versão búlgara.
Composto:
- pimentão – 3 quilogramas;
- tomate – 0,9 quilograma;
- cenouras – 3 peças;
- cebola – 300 gramas;
- alho – 1 cabeça grande;
- banha defumada (banha) – 100 gramas;
- páprica doce – 10 gramas (1 colher de sopa);
- vinagre branco (vinho) - 3 colheres de sopa
- açúcar – 50 gramas (2 colheres de sopa);
- sal – 25 gramas (1 colher de sopa).
Com alho
Uma opção saborosa e saudável seria conservar o lecho com alho para o inverno. O molho não só iluminará as longas noites de inverno com as cores vivas do verão, mas também atuará como preventivo contra diversas doenças. Para 3 quilos de pimenta e 3 quilos de tomate, pegue 2 cabeças de alho, bem como 10-15 grãos de pimenta preta.
Através de um moedor de carne com cenoura
Você pode preparar lecho para o inverno passando tomates e cenouras cortados em círculos por conveniência em um moedor de carne. A pimenta propriamente dita é cortada em tiras, a cebola em meias argolas, acrescenta-se o alho e a ervilha-da-jamaica e depois tudo é cozido em fogo brando por meia hora.
Em uma panela elétrica
Usando uma panela elétrica, você pode preparar rapidamente o lecho para o almoço e, claro, preparar uma salada para o inverno também não será difícil. Cebolas e cenouras picadas são cozidas no modo “Ensopado”, com adição de grande quantidade de óleo. Em seguida, adicione o tomate ralado e cozinhe por mais 10 minutos, depois adicione a pimenta, o açúcar e cozinhe por mais 30 minutos.
Com arroz
Esta opção pode ser um acompanhamento ou um prato à parte, sendo saborosa e bastante nutritiva. É consumido aquecido e frio.
Você precisa preparar o lecho assim:
- pegue partes iguais de cebola, cenoura e pimentão (500 gramas cada);
- 3 quilos de tomate firme;
- 250 gramas de óleo de girassol;
- 2 colheres de sopa de sal;
- 250 gramas de açúcar;
- e 250 gramas de arroz.
Depois de cozinhar todos os vegetais por meia hora, acrescente o arroz e cozinhe por mais meia hora.Em seguida, o lanche é colocado quente em potes e enrolado para o inverno.
Com feijão
Um lecho saboroso e satisfatório é obtido pela adição de feijão. Para 3,5 quilos de tomate, pegue 2,5 quilos de pimentão doce, 1 vagem quente e 500 gramas de feijão.
Com pimenta verde
Lecho com pimentão verde fica original em potes. Para 1 quilo de tomate, tome 2 quilos e 100 gramas de cenoura. O tempo de cozimento é de 45 minutos, após o lecho pode-se fechar em potes esterilizados. Este lanche não é apenas brilhante, mas também muito saudável.
Tratamento agudo
Para os amantes de comidas “picantes”, esse lanche é indicado, além disso, é consumido no inverno como profilático contra resfriados. Para 2,5 quilos de tomate, pegue 2 quilos de pimentão, 3 vagens picantes e 2 cabeças de alho. Após o cozimento, o lanche pode ser enrolado em potes esterilizados ou consumido fresco.
Períodos e regras de armazenamento
Lecho enrolado em potes pré-esterilizados é armazenado em local fresco e escuro por até 1 ano. São adequados uma cave, uma adega e até uma despensa, onde o lecho é armazenado à temperatura ambiente. O principal é o aperto do frasco.
Em pote aberto, só pode ser guardado na geladeira por até 1 semana.