A geléia de maçã com frutose, preparada para diabéticos, permite não prejudicar o organismo com um aumento acentuado do açúcar no sangue. Há uma grande variedade de receitas culinárias, especialmente porque a geléia de frutose se tornou popular entre pessoas saudáveis.
Características do preparo de geléia de maçã para diabéticos no inverno
Para fazer geléia, recomenda-se levar pequenas maçãs de jardim. Vejamos as características de fazer geléia de ranetki.
As maçãs de jardim contêm grande quantidade de pectina, o que permite evitar o uso de espessantes alimentares. Para que o sabor do prato acabado seja interessante e a aparência transparente, você precisará se esforçar.
- Antes de cozinhar, as maçãs devem ser separadas e as frutas impróprias para alimentação devem ser descartadas.
- Lave em água corrente.
- Coloque em uma panela e cubra com água fria.
- Deixe assim por 2-3 horas.
Em seguida, as maçãs são enxaguadas e cozidas no fogão no próprio suco. Só neste caso você consegue uma geléia de cor âmbar e com um sabor incrível. Para variar, você pode adicionar baunilha e canela.
Ingredientes da receita
Você precisa se preparar:
- ranetki – 1,5 kg;
- frutose – 1kg;
- água – 400-500 ml.
Você pode usar qualquer maçã para cozinhar. Devem ser elásticos, sem amassados. Ao usar outros tipos de frutas, você também precisará adicionar pectina ou ágar-ágar. A norma para determinada quantidade de produtos é de 15 g.
Seleção e preparação de produtos
Nas lojas e mercados você encontra diversos tipos de ranetki, entre os quais predominam as frutas verdes. As donas de casa procuram não utilizá-los, pois na maioria dos casos permanecem duros durante o enlatamento. Mas não é um problema. Mesmo as frutas verdes ficam perfeitamente cozidas em geleia. O principal é seguir a receita.
Você também pode usar variedades ácidas de maçãs para cozinhar. A compota preparada apresenta uma acidez única, realçando assim o sabor da conserva.
Como preparar o recipiente?
É igualmente importante preparar adequadamente o recipiente. Para fazer isso, os recipientes de vidro precisam ser lavados com solução de sabão e refrigerante e colocados em uma assadeira. Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 100 graus, coloque ali os recipientes com o conteúdo.Aqueça até secar completamente. Enxágue primeiro as tampas e ferva por 10 minutos.
Como fazer geléia sem açúcar?
Cozinhar uma sobremesa doce sem açúcar com frutose é fácil e simples. Vamos considerar as ações:
- Lave as maçãs. Se necessário, molhe ou corte a casca e retire a caixa de sementes. Se forem usados ranetki, eles serão adicionados inteiros à geléia e as outras frutas deverão ser cortadas em cubos pequenos.
- Há uma certa condição para os ranetkas - eles devem primeiro ser fervidos em seu próprio suco e só depois adicionados à calda doce.
- Vamos começar a preparar a calda doce. Para fazer isso, misture água e frutose em uma panela de fundo grosso. Cozinhe mexendo regularmente até dissolver completamente.
- Adicione as maçãs e cozinhe em fogo médio por no máximo 7 minutos.
Por que demora tão pouco para cozinhar frutas em calda? Quando aquecida por muito tempo, a frutose altera suas propriedades, por isso não se deve cozinhar a geléia por mais do que o tempo especificado..
Embale em frascos estéreis. Torção.
Regras de armazenamento
Para armazenamento, você precisa escolher um local escuro e fresco. A vida útil de um pote aberto de geléia é de até 2 semanas. Se hermeticamente fechada, a sobremesa para diabéticos pode ser armazenada por até 6 meses.