As maçãs costumam ser usadas para fazer compotas para o inverno. Mas os frutos dessas frutas são bastante adequados para compotas. A geléia de maçã de cinco minutos se tornará uma verdadeira obra-prima. Esta fruta possui muitas variedades. Cada um deles tem seu gosto. As maçãs combinam bem com vários aditivos. Fazer geléia de maçã é fácil. Até cozinheiros novatos podem fazer isso.
- Características de cozinhar geléia de maçã de cinco minutos para o inverno
- Preparando-se para fazer geléia
- Como preparar geléia de maçã “5 minutos”
- Receita clássica
- Fatias de maçã
- Com limão e canela
- Com amoras
- Com mirtilos
- Com laranjas e limões
- Com gengibre e amêndoas
- Em uma panela elétrica
- No forno
- De maçãs Recheio branco
- Armazenamento adicional
Características de cozinhar geléia de maçã de cinco minutos para o inverno
A geléia de maçã de cinco minutos tem características próprias de cozimento. As maçãs não requerem muito açúcar. Sua quantidade varia de acordo com o sabor natural da fruta: são azedas e doces. Quanto mais azeda a fruta, mais açúcar você precisa. O tempo de cozimento é relativamente curto.
É inaceitável colocar maçãs verdes na sobremesa. Eles não têm gosto.
A necessidade de descascar as frutas depende do resultado desejado. Para obter uma massa macia e homogênea, as maçãs devem ser descascadas. Para obter uma sobremesa com aroma característico, deixa-se a casca.
Preparando-se para fazer geléia
Antes do cozimento, as frutas são classificadas, escolhendo apenas frutas totalmente maduras.
Ao contrário das frutas vermelhas, as maçãs com pequenos danos são usadas para geléia, mas a parte danificada é removida.
As frutas pré-lavadas são secas.
A geléia de maçã de cinco minutos não pode ser feita apenas com maçãs picadas. Os frutos são cortados em rodelas finas ou ralados. Eles podem ser processados através de um moedor de carne. Quanto maior o corte, mais tempo as maçãs irão cozinhar. Você pode cozinhar geléia de maçã para o inverno, de julho a outubro. Diferentes variedades de maçãs farão sobremesas diferentes.
Os potes de geléia são bem lavados com bicarbonato de sódio e esterilizados. É melhor fechá-los com tampas de metal. A geléia é armazenada menos sob a cobertura plástica.
Como preparar geléia de maçã “5 minutos”
Existem muitas receitas de maçãs de cinco minutos para o inverno. A receita clássica e simples pede apenas maçãs. Existem receitas para fazer geléia de maçã para o inverno com vários aditivos:
- limão,
- canela,
- laranjas,
- ruivo,
- mirtilos.
A combinação específica depende do gosto da dona de casa e dos membros da família.A familiaridade com vários métodos de cozimento o ajudará a decidir sobre uma receita de geléia de maçã de cinco minutos para o inverno.
Receita clássica
Para preparar a geléia de maçã mais simples para o inverno, você precisará de 1 kg de fruta madura. Eles são lavados e secos. Não há necessidade de retirar a casca. As frutas precisam ser picadas finamente. O método de corte - cubos ou fatias - não importa. Mas o corte deve ficar bom. As maçãs são colocadas em uma panela funda, coberta com 400 gramas de açúcar e colocadas na geladeira por algumas horas.
Durante esse tempo, as frutas darão suco. Leve a panela ao fogo baixo e espere até a calda começar a ferver. Depois disso, a sobremesa é cozida por mais 5 minutos e retirada do fogo. A iguaria acabada é acondicionada em potes.
Fatias de maçã
A deliciosa geléia de maçã para o inverno é feita com maçãs cortadas em rodelas. O método de cozimento é simples. Uma sobremesa é preparada com variedades Antonovka ou Semerenko. Lave 1 kg de fruta, retire o caroço e corte em rodelas. Coloque as fatias em uma panela e acrescente 1 kg de açúcar. Deixe tudo durante a noite.
De manhã, as maçãs vão liberar suco e o açúcar se dissolverá completamente. Coloque a panela no gás e aqueça a 100 graus. Quando a calda começar a ferver, reduza o gás e deixe ferver por 7 a 8 minutos. O resultado é uma massa doce com fatias inteiras. Substituirá com sucesso a marmelada.
Com limão e canela
As maçãs combinam bem com várias ervas e especiarias. Uma deliciosa combinação é obtida cozinhando sobremesa de maçã com limão e canela. Pegue 1 kg de maçãs maduras e 1 limão. Os frutos são descascados, sem caroço e picados. O suco é espremido do limão. As raspas são raladas. Despeje 400 mm de água em uma panela larga e adicione 1,2 kg de açúcar.
Coloque no gás e cozinhe até que o açúcar se dissolva.Adicione as raspas de limão à calda fervente e retire do fogo. Deixe a calda de limão descansar por 10 minutos. Em seguida, é colocado novamente no gás e aquecido a 100 graus. Coloque as maçãs na calda fervente. A sobremesa é retirada do gás e deixada por 4 horas para esfriar e infundir. A geléia resfriada é colocada novamente no gás e levada a 100 graus.
Ferva por 5 minutos, retire e deixe agora por 5 horas. Pela terceira vez, a geléia resfriada é colocada no gás e aquecida até ferver. 5 minutos após o início da fervura, adicione 1 colher de chá de canela em pó. Retire imediatamente do queimador e coloque no recipiente preparado.
Com amoras
Você pode fazer geléia de maçã rápida de cinco minutos com amoras. Para esta sobremesa incomum você precisará de 7 maçãs grandes e um copo de amoras. Os frutos são separados e lavados. As maçãs são lavadas e descascadas. Os frutos sem caroço são cortados em pedaços aleatórios e colocados em uma panela. Os frutos são cobertos com 350 gramas de açúcar granulado. Adicione meia colher de chá de ácido cítrico a eles. Tudo é enchido com 100 gramas de água e colocado no fogo.
Depois de esperar a água ferver, continue cozinhando por mais 20 minutos. Durante esse tempo, o açúcar derreterá e as frutas ferverão. Adicione as amoras à massa fervente, misture tudo e continue cozinhando por mais 10 minutos. A geléia está pronta para ser embalada em potes para o inverno.
Com mirtilos
Esta sobremesa é à base de mirtilos. Vai demorar um quilo. Apenas 3 maçãs são colhidas. Os mirtilos são separados e lavados. Os frutos são descascados e descaroçados e depois cortados conforme desejado. Despeje um copo de água em uma panela grande e adicione as cascas de maçã. A casca é fervida por 5 minutos e depois retirada.Um quilograma de açúcar é colocado na decocção da casca e aquecido até que o açúcar se dissolva. Coloque as maçãs na calda fervente e ferva por 5 minutos. Em seguida, adicione os mirtilos e ferva por mais 5 minutos. Uma sobremesa incrível de frutas e bagas do norte está pronta.
Com laranjas e limões
Para esta geléia, leve 1 kg de maçãs e a mesma quantidade de açúcar. Não há limite para laranjas e limões: de 1 peça a um quilo. As frutas são lavadas. O núcleo é removido deles. Eles são cortados em fatias grandes. Limões e laranjas são descascados e cortados em rodelas do tamanho de uma maçã. Tudo é montado e coberto com um quilo de açúcar. É melhor deixar a mistura de maçã e frutas cítricas repousar até obter o suco. Em seguida, a iguaria é colocada em fogo baixo e cozida por cerca de uma hora. O cálculo leva em consideração o tempo antes da fervura e do cozimento durante a fervura.
Com gengibre e amêndoas
É muito gostoso comer geléia de maçã por 5 minutos com gengibre e amêndoas no inverno. A receita desta iguaria é simples. Descasque e semeie 2 kg de maçãs. Corte em fatias finas. Descasque e rale 2 raízes de gengibre. Coloque as maçãs em uma tigela em camadas, alternando com o gengibre. Polvilhe cada camada com açúcar. Você precisará de 2 kg de açúcar. Deixe a mistura coberta com açúcar por 8 horas.
Em seguida, adicione meio litro de água e aqueça até ferver. Ferva por 5 minutos, retire do fogo e deixe por 8 horas. Em seguida, a sobremesa é fervida novamente e acrescenta-se as raspas raladas de 3 limões. Misture tudo e leve ao fogo por 5 minutos. As amêndoas são torradas e picadas ou raladas. Amendoins são adicionados à geléia quente acabada. Tudo é misturado e colocado em potes.
Em uma panela elétrica
Pegue maçãs e açúcar na proporção de 1:1. O caroço é removido da fruta. Eles são cortados em fatias e colocados em um recipiente multicooker.O programa “Extinção” está ativado. O temporizador está definido para 1 hora. Após 20 minutos do início da cozedura, as maçãs são retiradas. Açúcar é adicionado a eles e o programa é concluído até o fim. No final do programa, a compota acabada é colocada em potes.
No forno
Esta original geléia de maçã, preparada para o inverno no forno, é chamada de seca. 1 quilograma de fruta deve ser lavado, seco e sem caroço. Corte as frutas médias em 8 pedaços. Se as maçãs forem grandes, darão 12 fatias. Misture 20 gramas de canela em pó com 5 gramas de ácido cítrico e 250 gramas de açúcar. Polvilhe esta mistura sobre as rodelas de maçã dispostas em uma assadeira e leve ao forno. Leve ao forno por meia hora a 200 graus. Em seguida, reduza a temperatura para 60 graus, abra ligeiramente a porta e seque as fatias. A iguaria acabada é colocada em potes de vidro esterilizados para armazenamento no inverno.
De maçãs Recheio branco
A primeira geléia instantânea de maçã é feita com recheio branco. Deve-se preparar 1 kg de maçãs, como qualquer geléia de maçã. Coloque as frutas picadas em água com adição de ácido cítrico. Isso evitará que escureçam. Misture um copo de água com um quilo de açúcar e ferva a calda. Coloque as maçãs na calda fervente e ferva por 2 minutos. Adicione 5 gramas de ácido cítrico. A sobremesa é deixada esfriar e fervida novamente por 5 minutos. Após a segunda fervura, a iguaria é colocada em potes.
Armazenamento adicional
O recipiente mais adequado para armazenar geléia são os potes de meio litro.
Os pratos não só precisam ser esterilizados, mas também secos. O suco de limão é adicionado à geléia doce. O ácido impede a fermentação.
Uma sobremesa espessa é mais adequada para armazenamento a longo prazo. Guarde os frascos em local fresco e escuro, longe da luz solar direta.