Nas longas e frias noites de inverno, você realmente quer algo claro e ensolarado, que lembre os dias quentes de verão. Portanto, muitas donas de casa estão estocando ativamente preparações de inverno feitas com várias frutas. Além disso, a iguaria não deve apenas ser saborosa, mas também beneficiar o corpo debilitado - ser um depósito de vitaminas e nutrientes. E a geléia de âmbar feita de damasco seria uma excelente opção.
- Características de fazer geléia de damasco para o inverno
- Especificações de escolha dos ingredientes principais
- Como preparar adequadamente o recipiente?
- Como fazer geléia de damasco em casa?
- Receita clássica
- “Pyatiminutka” sem sementes com miolo
- Em seu próprio suco
- No forno
- Na máquina de pão
- Em um forno de convecção
- Em uma panela elétrica
- Variante com nozes
- Com ácido cítrico
- Com laranjas
- Com ossos, receita real
- Com pêssegos
- Com toranjas
- Com amêndoas
- Com gelatina
- Com limão
- Com frutas cítricas
- Com especiarias
- Com folhas de cereja
- Geléia frita em uma frigideira
- Meio a meio em calda âmbar, estilo polonês
- Em armênio
- No Azerbaijão
- De damascos verdes e verdes
- De damascos congelados
- Armazenamento adicional do produto acabado
Características de fazer geléia de damasco para o inverno
Para obter uma guloseima verdadeiramente excelente, você precisa adicionar tanto açúcar quanto frutas. E ainda mais, dependendo das preferências de gosto. Após a fervura da geléia, ela é preparada estritamente de acordo com o tempo, ou de acordo com a consistência que se deseja atingir. Normalmente, o tempo de cozimento contínuo não passa de 40-50 minutos.
Especificações de escolha dos ingredientes principais
Para obter uma iguaria saborosa e de alta qualidade, escolha frutas densas, maduras e bonitas. Eles não devem estar podres, com vermes ou maduros demais. Ao usar frutas verdes do jardim, o produto final será aguado, de cor e aroma insaturados.
Como preparar adequadamente o recipiente?
Para o armazenamento a longo prazo de preparações para o inverno, eles adotam uma abordagem responsável na preparação dos recipientes. Os potes são bem lavados e depois esterilizados a vapor em uma panela, colocados no micro-ondas ou fritos no forno.
Como fazer geléia de damasco em casa?
Para fazer geléia é necessário preparar todos os ingredientes, utensílios necessários, esterilizar os potes e seguir à risca as instruções da receita.
Receita clássica
As avós preparavam esta receita, provavelmente todos se lembram das enormes bacias de alumínio fervendo nas cozinhas. Mas continuam a cozinhá-lo agora, graças ao excelente sabor e à cor âmbar do produto final.
Ingredientes:
- damascos maduros – 1 quilograma;
- açúcar – 1 quilograma;
- água – 200 mililitros.
Tecnologia de cozimento:
- Os frutos são lavados, quebrados e todas as sementes são retiradas.
- Agora prepare a calda: coloque o açúcar em uma panela e despeje a água. Em seguida, leve ao fogo e ferva até a calda ficar transparente. Em seguida, coloque os damascos na frigideira, misture tudo e desligue o fogo.
- Espere a mistura esfriar, ligue novamente o fogo e deixe ferver. Este procedimento é realizado várias vezes ao dia.
- No dia seguinte, ferva novamente, deixe esfriar e cozinhe até ficar macio e despeje em potes esterilizados.
“Pyatiminutka” sem sementes com miolo
Para preparar uma geléia deliciosa e ensolarada de âmbar, você não precisa ficar horas no fogão. A receita é bastante simples e acessível a todos, até mesmo às donas de casa novatas. Pegue 2 quilos de damascos, 3 quilos de açúcar e 800 mililitros de água.
Os frutos são lavados, secos, cortados ao meio, retirando-se as sementes. Deles, após a divisão, são extraídos os núcleos. Em seguida, adicione o açúcar e deixe por 8-9 horas. Porquê alternar 3 tempos de cozedura de 5 minutos cada, acrescentando grãos e 2 períodos de infusão de compota.
Em seu próprio suco
Esta é uma receita simples, bastante rápida, mas muito saborosa. A geléia é de cor âmbar e de consistência espessa, como geléia. Você precisará de 1 quilo de damascos e 500 gramas de açúcar.
É importante escolher frutas firmes e não muito maduras. Eles são bem lavados e secos e depois divididos em metades sem sementes. Frascos de 500 mililitros são perfeitos para cozinhar.
Neles são colocados damascos, polvilhados com açúcar e deixados em infusão por algumas horas.Em seguida, pegue uma panela, forre o fundo com um pano, coloque potes sobre ela e despeje água nela. Em seguida, leve ao fogo e ferva por 20 minutos.
No forno
Esta opção não difere no sabor daquela preparada da forma tradicional, além de economizar muito tempo. Para fazer essa geléia, leve 3 quilos de damascos, 1 quilo de açúcar e 200 mililitros de vinagre de vinho.
Os frutos são lavados, partidos ao meio e todas as sementes são retiradas. Em seguida, coloque em uma tigela, polvilhe com açúcar, acrescente o vinagre e coloque em local aquecido por algumas horas.
Em seguida, pré-aqueça o forno a +180 graus C e coloque a tigela em uma assadeira. Cozinhe em fogo baixo, mexendo ocasionalmente por várias horas, dependendo da espessura desejada.
Na máquina de pão
A geléia assim preparada tem uma cor bonita e brilhante. Acontece verdadeiramente saboroso, com uma acidez picante e refrescante. Tome 800 gramas de damascos, 700 gramas de açúcar, suco de um terço de limão e um raminho de tomilho.
Os damascos são lavados, cortados em rodelas, polvilhados com açúcar e deixados soltar o suco por meia hora. Em seguida, são transferidos para a bandeja da máquina de fazer pão, acrescentando-se tomilho e suco de limão.
Ligue o modo jam e feche a tampa. Ferva por uma hora e despeje em potes esterilizados. Para fazer geléia, primeiro as frutas são esmagadas no liquidificador.
Em um forno de convecção
Uma opção interessante e conveniente seria fazer geléia na fritadeira. Em termos de sabor não é inferior ao cozido no fogão e não é nada difícil de preparar. Pegue 1 quilo de fruta e 800 gramas de açúcar.
Em seguida, os damascos lavados e sem caroço são colocados em potes e cobertos com açúcar.Em seguida, deixam-se soltar o caldo por 6 horas, depois são levados ao forno de convecção e esterilizados por 30-40 minutos.
Em uma panela elétrica
Para um cozimento rápido e prático em panela elétrica, tome 1 quilo de damasco, 500 gramas de açúcar, 100 mililitros (meio copo) de água e uma colher de sopa de suco de limão. Cozinhe no modo “guisado” por meia hora ou no modo “multi-cozimento” por 12-15 minutos. Em seguida, abra a tampa, mexa e cozinhe até ficar macio.
Variante com nozes
Esta opção culinária não é apenas geléia, mas uma salada de frutas muito saborosa e nutritiva.
Para preparação, leve:
- 1 quilo de fruta;
- açúcar – 600 gramas;
- água – 20 mililitros;
- nozes (grãos) – 100 gramas.
Primeiro você precisa ferver a calda e depois cozinhar as frutas nela. O segredo é colocar as nozes dentro dos damascos, no lugar das sementes, e prendê-las com um espeto de madeira.
Com ácido cítrico
O resultado é uma geléia com cor linda e vibrante e textura delicada. Para 1 quilo de fruta adicione 1 quilo de açúcar e um terço de colher de chá de ácido cítrico.
Com laranjas
Esta geléia tem um incrível aroma cítrico de damasco e um sabor rico e doce. Para o preparo, os frutos são cortados ao meio, as sementes são retiradas e, polvilhadas com açúcar, o suco é deixado escorrer por 10 horas. As laranjas são esmagadas no liquidificador, adicionadas aos damascos e levadas ao fogo.
- Damascos ligeiramente verdes – 1 quilograma.
- Laranjas com casca fina – 400 gramas.
- Açúcar – 900 gramas.
Com ossos, receita real
Receita interessante, saborosa e original. Você vai precisar de 1 quilo de fruta, 500 gramas de açúcar e 250 mililitros (copo) de água. Os frutos são lavados, secos e as sementes retiradas.Eles são abertos, os grãos são retirados e colocados de volta na fruta. Em seguida, ferva a calda e despeje sobre os damascos, deixe esfriar, despeje em uma panela e ferva novamente. Então a fruta é derramada novamente. O procedimento é repetido 2 a 3 vezes, colocado em potes e enrolado.
Com pêssegos
Para preparar a iguaria perfumada e âmbar, pegue 1 quilo de pêssegos e damascos e adicione 1,5 quilo de açúcar.
Com toranjas
Esta compota tem um sabor cítrico específico, um aroma brilhante e irá enriquecer o corpo com todas as vitaminas necessárias. Para 2 quilos de damascos, pegue 2 toranjas grandes, adicione 1,8 quilo de açúcar e 3 colheres de sopa de suco de limão.
Com amêndoas
Fazer geléia de frutas com amêndoas seria original. Para esta sobremesa saborosa e nutritiva, leve 1 quilo de damascos e açúcar, além de 100 gramas de nozes.
Com gelatina
Opção original e saborosa, a compota resultante é gelatinosa, uma excelente sobremesa independente. Você pode colocá-lo na mesa com segurança em qualquer feriado. Para 800 gramas de fruta, tome 1 copo de açúcar, 15 gramas de gelatina instantânea, um copo de água e alguns gramas (uma pitada) de ácido cítrico.
Com limão
A adição de limão melhora a cor, o sabor e a consistência da geléia. É adicionado dependendo da receita e da quantidade de ingredientes, pode-se usar suco ou raspas.
Com frutas cítricas
Uma mistura de frutas cítricas irá adicionar aroma, sabor e sabor do sul únicos à geléia de damasco. Para 1 quilo de fruta pegue 1 laranja e meio limão.
Com especiarias
É simplesmente impossível se desvencilhar desta iguaria exclusiva! A 1 quilo de fruta adicione botões de canela, cardamomo e cravo, além de suco de limão.
Com folhas de cereja
Com esta opção de cozimento, são adicionadas folhas frescas de cereja durante o cozimento, que são removidas após o cozimento.
Geléia frita em uma frigideira
A peculiaridade dessa geléia é que ela é preparada em pequenas porções. As frutas são colocadas em uma frigideira com o entalhe voltado para cima e uma colher de chá de açúcar é colocada nelas e depois fritas.
Meio a meio em calda âmbar, estilo polonês
É exatamente assim que a geléia de damasco é preparada na Polônia. Metades da fruta são cortadas em cubinhos, polvilhadas com açúcar e fritas em uma frigideira até que os cubos flutuem na calda.
Em armênio
Uma forma interessante de prepará-lo seria a tradicional geléia armênia. Pegue 1 quilo de fruta e açúcar e 0,5 litro de água. Os damascos são cortados em rodelas e fervidos em 2 etapas - 40 e 10 minutos cada, e depois colocados em potes.
No Azerbaijão
Compota com verdadeiro sabor caucasiano. Para isso você precisa de 1 quilo de damasco, 500 gramas de açúcar, 0,5 colher de chá de sal e 2-3 colheres de sopa de suco de laranja natural.
De damascos verdes e verdes
Uma geléia interessante também pode ser feita com damascos pequenos, verdes ou verdes, com caroços não formados. Para 1 quilo de frutas pequenas, tome 2 a 2,5 quilos de açúcar e o suco de um terço de limão.
De damascos congelados
Uma receita prática que pode ser usada para fazer compotas em qualquer época do ano. Tome 300 gramas de açúcar por quilo de fruta congelada, e a água após o descongelamento se tornará a base da calda.
Armazenamento adicional do produto acabado
A geléia enrolada é armazenada em despensas caseiras, com temperaturas de até +20 C graus, bem como em porões e caves que não congelam no inverno. Nessas condições, persiste por um ano.