Uma receita simples de geléia de ameixa sem sementes já é uma delícia. Mas se você adicionar temperos, damascos, cacau, limão, laranja, vira uma verdadeira obra de arte culinária. A geléia não só pode ser consumida com chá e torradas, mas também como recheio de tortas, pãezinhos e tortas.
- Princípios gerais para fazer geléia de ameixa para o inverno
- Preparando os ingredientes principais
- Preparação de recipientes
- Quanto tempo leva para cozinhar geléia de ameixa?
- Como fazer geléia de ameixa em casa?
- Receita simples sem sementes
- “Cinco minutos” rápidos
- Com um osso
- Sem açúcar
- Sem água
- Sem pele
- Com laranja
- Com limão
- Com maçãs e laranjas
- Em calda
- Com nozes e canela
- Temperado
- Com damascos
- Com cacau e manteiga
- Com maçãs
- Canela
- Com nozes
- Geléia de chocolate
- Em uma panela elétrica
- Em um forno de convecção
- Na máquina de pão
- De ameixa amarela
- De ameixas congeladas
- Do espinho
- Armazenamento de peças de trabalho
Princípios gerais para fazer geléia de ameixa para o inverno
A geléia de ameixa retém bem as propriedades benéficas de um produto fresco. Contém fibras, vitaminas e pectinas, que têm um efeito positivo na digestão. Mas para garantir que a iguaria não perca suas propriedades durante a conservação e armazenamento, é importante observar algumas nuances.
Preparando os ingredientes principais
A geléia é feita com frutas maduras demais, grandes, mas que não se desfazem. Recomenda-se levar ameixas firmes e ligeiramente verdes, caso em que não se desfarão durante o cozimento. Os ossos devem ser removidos.
Preparação de recipientes
A opção de esterilização mais fácil é no microondas. Alguns mililitros de água são colocados no fundo do recipiente, o forno é aberto e o modo é ligado até 800 W. Tempo de exposição: 3 minutos. Mas você também pode esterilizar o recipiente com vapor, em água fervente, no forno, no gargalo de uma chaleira fervendo.
Quanto tempo leva para cozinhar geléia de ameixa?
Se você escolher o horário errado, acabará com uma massa parecida com purê em vez de geleia. Na receita clássica, depois de fervida, a ameixa é cozida por 50 minutos.
Mas o fato é que as receitas são diversas, inclusive aquelas em que as frutas não são fervidas, mas cobertas cruas. Para outros, o tempo pode ser aumentado ou reduzido, dividido em intervalos. Portanto, antes de tudo, você deve se concentrar na receita em si e em seu algoritmo de execução passo a passo.
Como fazer geléia de ameixa em casa?
Para fazer geléia, escolha uma das receitas comprovadas.
Receita simples sem sementes
Para fazer uma geléia saborosa e clara, não é preciso recorrer a muitos truques. Para prepará-lo você precisará de:
- 1 quilo de ameixas;
- 1 quilo de açúcar;
- 100ml de água.
As ameixas são bem lavadas e divididas ao meio, retirando-se os caroços. O açúcar é colocado em uma panela antiaderente, levado para ferver em fogo baixo e cozido por 5 minutos. A calda resultante é adicionada às ameixas. A mistura permanece por 2 a 3 horas em temperatura ambiente até que o suco apareça. Depois ferva por 5 minutos e deixe de molho por 8 horas. Em seguida, cozinhe novamente por 3 minutos e deixe esfriar por 3 horas. A terceira etapa do cozimento é a última, quando a mistura começa a engrossar, é rapidamente fechada em potes.
“Cinco minutos” rápidos
Uma dona de casa novata pode preparar tal iguaria, mas as proporções devem ser observadas:
- 1100 gramas de ameixas;
- 1400 gramas de açúcar.
As ameixas são preparadas e divididas em quartos. Deixe por 3 horas para que o suco escorra. Depois disso, a massa é rapidamente aquecida por exatos cinco minutos. A espuma é removida neste momento. O procedimento é repetido após cada resfriamento. Após a terceira rodada, a composição é rapidamente enrolada em um recipiente.
Com um osso
Fazer geléia com semente não é difícil, você vai precisar de:
- 1kg de ameixas;
- 900 gramas de açúcar;
- limão.
As ameixas são lavadas, calcinadas com palito e deixadas durante a noite. De manhã eles vão liberar o suco - comece a aquecer em fogo baixo, depois despeje a calda de açúcar. Após 20 minutos, adicione o suco de um limão.
Sem açúcar
Sem açúcar, a geléia não ficará tão doce. Você precisará aquecer rapidamente as ameixas em uma frigideira de ferro fundido por exatamente 6 minutos.Deixe esfriar e repita o procedimento várias vezes. As frutas vão liberar o suco, mexa levemente e retire a espuma. Adicione o mel, mas para que não comece a derreter.
Sem água
Neste caso, leve um pouco mais de açúcar e as ameixas mais maduras. Eles devem ficar no açúcar por pelo menos um dia antes de cozinhar. A seguir está a receita padrão.
Sem pele
Ameixas sem pele bem feitas derreterão na boca sem se desfazerem. Na verdade, não há dificuldades no preparo (pode-se usar qualquer receita), mas é preciso descascar bem as frutas. Para isso, será necessário despejá-los com água fervente, após colocá-los em uma peneira. Começando pela borda onde está o pedúnculo, retire lentamente a casca.
Com laranja
Preciso:
- 1kg de ameixas;
- 400g de açúcar;
- 1 laranja;
- anis estrelado.
As ameixas são lavadas, cortadas e colocadas numa frigideira. São adicionados açúcar, suco de laranja e anis estrelado. Leve a panela ao fogo e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos. A espuma é removida.
Com limão
Esta iguaria deve ser preparada de acordo com a receita padrão. Os frutos da variedade húngara são fervidos e no final acrescenta-se suco de limão. Se quiser realçar o sabor e o aroma, pode ralar as raspas.
Com maçãs e laranjas
Você precisa fazer esta geléia com ameixas frescas. Ingredientes:
- 1kg de ameixas;
- 1kg de maçãs;
- 2 laranjas;
- 1,5kg de açúcar;
- ácido cítrico.
A mistura de todas as frutas é transferida para uma panela de fundo grosso. O xarope de açúcar é preparado em recipiente separado. O xarope resultante é adicionado à massa da fruta. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos, retire a espuma. Deixe esfriar completamente e repita o procedimento três vezes.
Em calda
A calda é preparada com 500 gramas de açúcar e 100 ml de água. As ameixas preparadas são recheadas e enviadas para local fresco por 14 horas.Depois, a mistura é descarregada em uma panela e fervida por 30 minutos.
Com nozes e canela
Preciso:
- 1 kg de ameixas húngaras;
- 200 gramas de nozes;
- 800ml de água;
- 1kg de açúcar;
- 10 gramas de vanilina;
- 5 gramas de refrigerante.
As sementes são retiradas das ameixas com um palito. O núcleo está cheio de nozes raladas. Ferva as ameixas com a calda de açúcar por 15 minutos. Adicione o suco de limão e a vanilina e ferva por mais meia hora.
Temperado
A receita é simples, você pode usar temperos como anis estrelado, cravo, canela e baunilha. Para evitar que esmaguem os dentes, a peça é colocada em um saco durante o cozimento e depois retirada.
Com damascos
Para um quilo de ameixas você precisará de 0,7 damascos verdes. Os damascos são cobertos com 0,7 açúcar até aparecer o líquido. A seguir, as frutas são moídas no liquidificador e fervidas por 40 minutos.
Com cacau e manteiga
Para preparar uma sobremesa incomum você precisará levar:
- 2kg de ingrediente;
- 1kg de açúcar;
- 75 gramas de cacau;
- 5 gramas de vanilina;
- 50 gramas de manteiga.
A manteiga é derretida e nela são imersos produtos pré-limpos. Ferva por 30 minutos e deixe esfriar por um dia depois. Cacau, açúcar e vanilina são misturados e adicionados à mistura fervente. Demora uma hora para cozinhar.
Com maçãs
Com maçãs, a receita é feita conforme o modelo padrão. Pegue 0,5 maçãs por quilograma, de preferência sem acidez.
Canela
A canela é adicionada na última etapa do cozimento. Para evitar que a cor da geléia se deteriore, os palitos são imersos em um saco de tecido e depois retirados.
Com nozes
É feito de acordo com um padrão padrão. A única exceção é que as nozes são adicionadas bem no final - após a fervura.
Geléia de chocolate
Você precisará de 100 gramas de chocolate amargo de alta qualidade por 1 kg (em nenhum caso ao leite ou branco).É preparado normalmente (fervura em três etapas). O chocolate derretido é adicionado na última etapa.
Em uma panela elétrica
Para preparar você precisará de:
- 1000 gramas de ameixas;
- 750 gramas de açúcar;
- 50ml de água.
Corte ao meio, coloque uma camada grossa no fundo da multicooker (pré-despeje a água). O modo de fritura é ajustado para 7 minutos com a tampa fechada. As frutas amolecidas são batidas no liquidificador, depois imersas novamente na panela elétrica e acrescenta-se açúcar. O modo de cozimento funciona por 40-50 minutos.
Em um forno de convecção
A receita é semelhante a uma multicooker, o modo escolhido é fritar em alta temperatura (por 5 minutos). As ameixas são moídas em peneira e fechadas.
Na máquina de pão
Selecione um modo de fervura lenta que permitirá que o aroma se desenvolva totalmente (pelo menos 2 horas). Periodicamente você precisa mexer e retirar a espuma (isso fará com que a geléia perca a cor).
De ameixa amarela
Você precisará de:
- 1kg de frutas;
- 1,5kg de açúcar;
- 500 ml de água.
Eles são furados, colocados em uma tigela e recheados com calda. Cozinhe em fogo baixo por 2 horas. Deixe por um dia. O líquido é despejado e fervido sem frutas até engrossar. A espuma deve ser retirada - assim a geléia ficará transparente.
De ameixas congeladas
As ameixas congeladas amolecem mais rápido, então o tempo de cozimento no fogão é reduzido para 10 minutos. Antes de começar a cozinhar, seque as frutas e esprema a umidade.
Do espinho
O selvagem não é tão doce quanto o doméstico. Portanto, por quilo de produto leve 1 kg de açúcar. Acompanha bem ameixa cereja, que também vai exigir essa quantidade para a receita. Prepare como padrão (certifique-se de encher com açúcar por 4-6 horas).
Armazenamento de peças de trabalho
A geléia não é um produto perecível. Pode ser armazenado por até 2 anos em local fresco.