A geléia de ameixa de cinco minutos é fácil de fazer. A geléia tem um sabor único. Deve suas notas especiais às sementes. O sabor da sobremesa depende do tipo de ameixa e dos aditivos. A geléia sem sementes tem um sabor mais delicado. Pode ser utilizado como recheio de tortas, sendo ideal para esse fim. Então, vamos preparar geléia de ameixa rápida para o inverno.
- Características do preparo de geléia de ameixa “Cinco Minutos” para o inverno
- Seleção e preparação de produtos
- Como preparar recipientes
- Como fazer geléia de ameixa de 5 minutos?
- Receita clássica sem sementes
- Com ossos
- Com nozes
- Em uma panela elétrica
- Com limão
- De ameixas amarelas
- Condições e períodos de armazenamento
Características do preparo de geléia de ameixa “Cinco Minutos” para o inverno
A geléia de ameixa de cinco minutos tem características próprias. As ameixas demoram 12 horas para ficarem de molho no açúcar. É melhor começar a cozinhar à noite. Se precisar fazer geléia com ameixas inteiras, escolha frutas elásticas e levemente verdes. Para obter geléia espessa, pegue ameixas totalmente maduras ou ligeiramente maduras.
Seleção e preparação de produtos
As ameixas precisam ser separadas, os frutos danificados removidos e os talos arrancados. Lave as frutas com água fervida. Deixe a umidade escorrer. Se você planeja fazer uma sobremesa sem sementes, corte cada fruta em um círculo e retire o caroço. Depois colocam em uma bacia, cobrem com açúcar e deixam por 8 a 12 horas.
Durante esse tempo, o recheio deve ser mexido para que todas as metades fiquem uniformemente imersas na calda.
Se você planeja cozinhar uma iguaria com sementes, depois de lavados os frutos, eles são escaldados. Para isso, coloque o creme de leite em uma peneira e mergulhe-o em água quente, mas não fervente. A temperatura da água não deve exceder 80 graus Celsius.
Atenção! Se você escaldar as ameixas por mais tempo ou em água mais quente, a casca irá rachar e a fruta se desfará.
Após o processamento, cada creme é furado com um garfo. Você pode fazer cortes com uma faca. Isso ajudará as frutas a ficarem saturadas de açúcar e evitará que elas quebrem durante o cozimento.
Como preparar recipientes
A geléia é cozida em vasilhames esmaltados ou de alumínio. Para cozinhar é necessário preparar uma bacia ou panela larga. A sobremesa pronta é colocada em potes de vidro. São pré-esterilizados mantendo-os em vapor quente. A duração da esterilização depende do recipiente:
- potes de meio litro são cozidos no vapor por 5 minutos;
- potes de litro precisam de 10 minutos para o mesmo procedimento.
Os potes são fechados com tampas de metal. Eles devem estar livres de sinais de ferrugem e outros danos. Se o formato da tampa tiver sido alterado, ela não poderá ser usada. Você deve prestar atenção às juntas. Devem ter cor e estrutura uniformes. Às vezes a geléia é coberta com tampas de plástico. Você pode armazenar espaços em branco selados com tampas plásticas somente na geladeira.
Como fazer geléia de ameixa de 5 minutos?
Existem muitas receitas de geléia de ameixa de cinco minutos. Cada receita culinária é boa à sua maneira. As preferências pessoais o ajudarão a escolher o melhor para você.
Receita clássica sem sementes
Para preparar, você precisará de um quilo de ameixas e um quilo e meio de açúcar. Lave os bagos, seque-os, retire os caules. Corte o creme ao meio e retire os caroços. Se as bagas forem grandes, corte-as em 4 partes. Em seguida, coloque em uma tigela ou panela e cubra com açúcar.
Deixe fermentar por 12 horas. Decorrido o tempo especificado, coloque a bacia no gás e leve ao fogo até ferver, mexendo sempre e retirando a espuma. Quando a iguaria ferver, ferva por 5 minutos, retire do fogo e deixe esfriar.
A sobremesa resfriada é colocada de volta no fogo e espera até ferver. Mas desta vez não há necessidade de ferver. Retire imediatamente do fogo e deixe esfriar. A iguaria resfriada é novamente enviada ao fogo, mas desta vez é levada à fervura e fervida por 5 minutos, após o que é colocada em potes.
Com ossos
A geléia de ameixa com caroço para o inverno é preparada de forma um pouco diferente. Variedades tardias de ameixas são adequadas para esta iguaria:
- Mirabel.
- Pluma de cereja.
- Húngaro.
Pegue um quilo e meio de frutas vermelhas e a mesma quantidade de açúcar granulado. Frutas densas e intactas são selecionadas.As ameixas são lavadas, escaldadas e deixadas secar. Neste momento, o açúcar é colocado em 400 ml de água e a calda é fervida.
Leve a água para ferver e espere até que o açúcar se dissolva, mexendo. Os frutos secos são colocados na calda acabada e deixados esfriar.
A peça resfriada é colocada no gás e aquecida até o ponto de ebulição. No processo, mexa e retire a espuma. A iguaria fervida é deixada esfriar. O processo é repetido mais duas vezes. Depois disso, a sobremesa é embalada em potes.
Com nozes
Nem todo mundo sabe cozinhar geléia de ameixa com nozes em cinco minutos. 2 kg de ameixas são lavados. As sementes são retiradas dos frutos. O creme é cortado em 4 partes. 200 gramas de nozes são descascadas e embebidas. Você pode moê-los. As frutas são colocadas em uma panela.
Também são adicionados 100 g de água. Isso é necessário para que os frutos não queimem. A massa da baga é aquecida até ferver. Assim que ferver acrescente 1,8 kg de açúcar. Tudo é misturado e fervido por 40 minutos. Em seguida, são adicionadas as nozes embebidas. A geléia é cozida por mais 15 minutos. Depois disso está pronto.
Em uma panela elétrica
Geléia de ameixa de cinco minutos pode ser cozida em panela elétrica. Um quilo de ameixas deve ser lavado, seco e sem caroço. Eles são colocados em uma tigela multicooker e recheados com meio quilo de açúcar.
Deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, ligue o modo “Quenching” por 40 minutos. No meio do processo, abra a tampa e mexa a geléia. Após 40 minutos a geléia está pronta.
Com limão
Para preparar geléia de ameixa de cinco minutos para o inverno, você precisará de um limão grande. Deve ser lavado e picado no liquidificador junto com a casca. Enxágue e retire as sementes de um quilo de ameixas.
Coloque as ameixas em uma tigela e polvilhe uniformemente com raspas de limão.
Adicione um quilo e meio de açúcar. Deixe a mistura por 3 horas.Após 3 horas, a bacia estará cheia de suco de ameixa. Coloque no gás, leve para ferver e cozinhe por 5 minutos. Esta geléia não requer cozimento prolongado - o limão tem qualidades conservantes.
De ameixas amarelas
A cor e o sabor da compota de ameixa amarela são um prazer extraordinário. Para esta iguaria, leve 2 kg de frutas amarelas. Eles são lavados. Os ossos estão separados. As ameixas são cortadas em rodelas e colocadas numa frigideira. Também são despejados 1200 g de açúcar.
Tudo é deixado durante a noite. A geléia é preparada em duas etapas. Na primeira vez é colocado em gás baixo e fervido por 20 minutos. Durante o cozimento, a casca da ameixa fica completamente invisível. A geléia pode esfriar e ferver novamente. Deixe ferver e ferva por 5 minutos. Em seguida, são retirados e colocados em potes.
Condições e períodos de armazenamento
O local ideal para guardar qualquer compota é a adega. Nos apartamentos da cidade fica bem guardado na prateleira de baixo da geladeira. A geléia de ameixa devidamente cozida e embalada pode ser armazenada por até 3 anos. Mas isso se aplica à sobremesa sem sementes.
A geléia de ameixa com sementes de cinco minutos não deve ser armazenada por mais de um ano. A partir do momento em que são cozidos, os ossos liberam substâncias cancerígenas. Quanto mais tempo a sobremesa fica, mais há. Guloseimas com sementes armazenadas por muito tempo podem causar intoxicações.