Estas bagas lindas, saborosas, aromáticas e ensolaradas contêm muitas vitaminas e nutrientes essenciais para o ser humano e são muito refrescantes nos dias quentes de verão. São utilizados frescos e para a produção de diversos molhos saborosos, compotas e marmeladas. Uma excelente opção de preparo para o inverno seria preparar uma variedade de geléias de groselha.
- Características do preparo de geléia de groselha para o inverno
- Esterilização de potes e preparação de frutas silvestres
- Como preparar geléia de groselha para o inverno?
- Receita clássica
- Grosso, com frutas inteiras
- Uma receita simples de cinco minutos
- Geléia de esmeralda real com folhas de cereja
- Sem cozinhar
- Em uma panela elétrica
- O que você pode adicionar à geléia de groselha?
- Geléia com nozes
- Com limão
- Com laranjas
- Com morangos, framboesas e laranja
- Com morango
- Na frutose
- Com groselha
- Com hortelã
- Com licor
- Com gelatina
- Na estévia
- Como e por quanto tempo você pode armazenar geléia?
Características do preparo de geléia de groselha para o inverno
Na hora de cozinhar, deve-se seguir as proporções exigidas pela receita, principalmente na hora de adicionar açúcar. Geralmente colocam a mesma quantidade das frutas vermelhas ou um pouco mais.
É importante não ultrapassar significativamente a duração do tratamento térmico para que os frutos não cozinhem demais e percam a forma.
Esterilização de potes e preparação de frutas silvestres
Utilize o aquecimento no forno, cozinhando no vapor em uma panela, na panela elétrica ou no micro-ondas, onde são colocados os potes, um quarto cheio de água. Os frutos para colheita são escolhidos verdes ou vermelhos, de cor madura, dependendo da receita. Eles são revisados, rejeitando frutos esmagados, podres e estragados. Também limpo de restos de plantas (galhos, folhas), bem lavado e seco com papel ou pano.
Como preparar geléia de groselha para o inverno?
Para preparar geléia de groselha saborosa, aromática e linda, é preciso selecionar os ingredientes certos e seguir à risca as instruções da receita, principalmente monitorar o tempo de cozimento e a consistência.
Receita clássica
Uma geléia comum, simples, mas saborosa, que pode ser facilmente preparada por qualquer pessoa, até mesmo uma dona de casa inexperiente. Para isso, lave as groselhas e retire as caudas. Em seguida, despeje em uma panela, acrescente água e leve para ferver, mexendo de vez em quando. Em seguida, adicione o açúcar, mexa, deixe ferver e continue cozinhando por 15 minutos, retirando a espuma.Depois que a massa esfria, ela é colocada em potes.
Ingredientes:
- groselhas – 1 quilograma;
- açúcar – 1 quilograma;
- água – 2 xícaras (500 mililitros).
Grosso, com frutas inteiras
Esta geléia tem consistência espessa e rica, aroma incrível e será um delicioso recheio para assados. Esta iguaria pode ser preparada com groselhas grandes e pequenas.
Ingredientes:
- groselhas - 1,5 kg;
- cravo – 2-3 botões;
- erva-doce – 1/3 colher de chá;
- baunilha – 1/4 colher de chá;
- açúcar – 1 quilograma;
- água – 250 mililitros.
Uma receita simples de cinco minutos
Uma receita comprovada que permite preparar de forma rápida e eficiente uma deliciosa iguaria a partir de frutas frescas. É importante escolher os frutos corretamente - devem estar maduros, mas não maduros demais. Pegue 600 gramas de groselhas, 500 gramas de açúcar e 100 mililitros de água. As frutas são cobertas com açúcar, deixadas por um dia e depois, acrescentando água, fervidas por 5 minutos.
Geléia de esmeralda real com folhas de cereja
Compota verdadeiramente imperial, original, deliciosa e de aroma excepcional. Para preparar, é necessário levar 1 quilo de frutas vermelhas, 15-20 folhas de cereja, 500 mililitros de água e 1,5 quilo de açúcar. A água é colocada na panela, as groselhas e as folhas são infundidas por 5 horas. Depois de retirados, despeja-se o açúcar e ferve-se a calda até ficar transparente. E então frutas vermelhas são adicionadas a ele.
Sem cozinhar
A receita mais útil que preserva todas as vitaminas e microelementos em que as groselhas são ricas. Fazer essa geléia não é difícil: tome 750 gramas de açúcar e um limão grande para cada 500 gramas de frutas vermelhas. Groselhas e limão com casca são torcidos em um moedor de carne, o açúcar é adicionado e deixado em infusão por 5-6 horas, e depois misturado e colocado em potes.
Em uma panela elétrica
Uma forma cómoda e prática de preparar iguarias na panela elétrica. Para 700 gramas de groselhas, tome 500 gramas de açúcar. Eles colocam as frutas diretamente na tigela multicooker e deixam em infusão por 30-40 minutos. Em seguida, misture bem e cozinhe no modo “guisado” por 30 minutos.
O que você pode adicionar à geléia de groselha?
Essa geléia por si só é uma iguaria deliciosa, mas adicionar novos ingredientes apenas amplia a gama de sabores, tornando-a mais brilhante, original e rica.
Geléia com nozes
Esta geléia lembra doces orientais exóticos. Para 1 quilo de groselha, tome 150 gramas de nozes e 750 gramas de açúcar. As nozes são colocadas 5 minutos antes do final do cozimento e depois colocadas em potes.
Com limão
Delicadeza transparente, ensolarada, saborosa e com acidez picante. Você precisa fazer assim: adicione meio limão, 1,3 quilo de açúcar e 2 copos de água a 1 quilo de frutas vermelhas. Em seguida, cozinhe por 20 minutos, adicione o limão picado e ferva por mais 10 minutos.
Com laranjas
Uma deliciosa iguaria com rico aroma cítrico e bela cor. Pegue 1 quilo de açúcar e frutas vermelhas e acrescente algumas laranjas grandes. As groselhas são passadas por um moedor de carne junto com as frutas cítricas e cozidas em várias etapas.
Com morangos, framboesas e laranja
Isto não é apenas sabor, aroma, mas também uma bomba de vitaminas! Pegue 500 gramas de morangos e groselhas, 250 gramas de framboesas, algumas laranjas e 1,3 quilo de açúcar. Coloque tudo em uma panela, leve ao fogo e cozinhe até que os frutos comecem a soltar o suco. Em seguida, adicione o açúcar e cozinhe até ficar macio, mexendo sempre.
Com morango
Uma opção de cor e sabor brilhantes é obtida com a adição de morangos maduros e perfumados. Adicione 500 gramas de groselhas, morangos e açúcar, 1 colher de chá de vanilina e um terço de colher de chá de suco de limão.
Na frutose
Indicado para quem deseja muito compota doce, mas seu uso é proibido por motivos médicos, principalmente para diabéticos. Para 1 quilo de groselhas, tome 500 mililitros de água e 650 gramas de frutose. Para espessura, você pode adicionar pectina. É necessário cozinhar por não mais que 5-7 minutos.
Com groselha
Repleto de vitaminas, com rico aroma a groselha e excelente sabor adocicado. Você precisará de:
- 1 quilo de bagas de groselha preta;
- e 1 quilo de groselhas;
- adicione 2 limões grandes a eles;
- e 2 quilos de açúcar.
Com hortelã
Uma iguaria repleta de sabor de groselha e refrescantes notas de menta. Tome 500 gramas de frutas vermelhas e açúcar, 3-4 raminhos de hortelã, 250 mililitros de água e uma colher de chá de suco de limão.
Com licor
Ao adicionar o licor, as groselhas revelam plenamente o seu sabor e aroma. Os homens vão gostar especialmente desta receita. Você precisa de 500 gramas de groselhas, 100 mililitros de água, 80 gramas de licor, 600 gramas de açúcar.
Com gelatina
Esta não é apenas uma compota original e saborosa, mas também uma sobremesa independente, bonita e aromática. Para prepará-lo, leve 1 quilo de frutas vermelhas e açúcar, 100 gramas de gelatina, um saquinho de vanilina e 250 mililitros de água limpa.
Na estévia
Essa geléia pode ser consumida com segurança por pessoas com doenças crônicas como diabetes e pancreatite. Além disso, a estévia (também conhecida como erva mel) também atua como conservante natural. Para preparar, tome 2 colheres de chá de extrato de estévia, o suco de meio limão, 100 mililitros de água e 1 quilo de groselha.
Como e por quanto tempo você pode armazenar geléia?
Uma característica da geléia de groselha que faz o favor das donas de casa é a alta concentração de açúcar e diversos ácidos, que prolongam o prazo de validade. Portanto, tais preparações podem ser armazenadas por até um ano em temperatura ambiente.
Use locais secos e escuros, como a despensa de sua casa. Ao usar caves, porões com temperaturas de até +15 C graus ou geladeira, o prazo de validade aumenta para 2 anos.