Hoje, quase todos os canteiros de jardim possuem árvores frutíferas e, para muitos jardineiros, as maçãs são uma fonte de vitaminas e nutrientes. O prazo de validade das frutas é curto, por isso muitos começam a buscar opções para preservar a colheita. Um dos métodos originais é preparar geléia de maçã seca, esta receita não exige muito tempo e esforço, mas permite preservar ao máximo o valor da matéria-prima.
Características de preparação de geléia de maçã seca
O prato de frutas aromáticas é moderadamente doce, mas o teor de açúcar é significativamente menor em comparação com as receitas tradicionais de geléia. O método de fazer iguarias foi inventado há muito tempo e, segundo informações que chegaram aos nossos tempos, pertence aos eslavos.
Essa geléia era servida na mesa festiva na época de Catarina II e hoje, na vida cotidiana, em homenagem às tradições antigas, essa receita costuma ser chamada de geléia “ao estilo de Kiev”.
O método de cozimento a seco é adequado para muitos tipos de frutas e bagas, mas as maçãs são consideradas a melhor opção. A peculiaridade da receita é que o processo de preparo não exige cozimento prolongado do produto ou sua adição de açúcar. A receita requer um forno normal, no qual as maçãs pré-preparadas são guardadas por um certo tempo.
A vantagem desse método é o mínimo investimento de tempo e esforço no preparo de uma receita deliciosa.
Preparando maçãs
Para uma receita de frutas secas, recomenda-se escolher variedades agridoces ou doces. Para obter uma iguaria saborosa, é importante preparar bem as matérias-primas.
Para fazer isso, execute as seguintes etapas:
- para a receita de frutas secas, selecionam-se frutas inteiras, sem defeitos ou danos;
- são cuidadosamente lavados em água morna corrente, objetos estranhos e detritos são removidos;
- as frutas são cortadas em vários pedaços;
- o núcleo junto com as sementes devem ser removidos.
Dependendo da variedade, decide-se sobre a necessidade de retirar a casca antes de processar as maçãs. Quando a camada superior é removida, a quantidade de vitaminas e nutrientes no prato final diminui, mas a sobremesa fica mais macia.
Receita de geléia de maçã seca
Hoje existem diversas opções de geléia de frutas secas em casa. Todos eles permitem obter uma sobremesa deliciosa com o mínimo de tempo e esforço, preservando o máximo de nutrientes.
Preparação de fatias secas
Esta receita é um excelente substituto dos doces tradicionais que as crianças vão adorar. A geléia seca contém uma quantidade mínima de açúcar e não exige custos financeiros significativos. Depois de cozido, pode ser utilizado como sobremesa ou decoração de pastéis.
Principais ingredientes:
- açúcar granulado - 300 g;
- canela em pó - 1 colher de sopa. eu.;
- ácido cítrico - 0,5 colheres de sopa. eu.;
- maçãs - 1kg.
As fatias são dispostas em um recipiente fundo, polvilhadas com ácido cítrico por cima e bem misturadas. Deita-se por cima metade do açúcar e mexe-se novamente, junta-se a canela, depois adiciona-se o resto do açúcar e mexe-se novamente. As maçãs são levadas ao forno, aquecidas a 200 0C, e mantidas por 25 minutos.
A seguir, a assadeira é retirada do forno, colocada sobre um pergaminho, polvilhada com açúcar por cima e mantida neste estado por 2 dias. Você pode levar a fruta ao forno por 3 horas a 60 0C. O resultado deve ser pedaços de frutas macias e secas.
Receita de Kiev
A geléia pode ser feita apenas com maçãs ou adicionada para dar um sabor mais rico a frutos silvestres. Morangos e cerejas sem caroço são bons companheiros.
Para preparar uma receita tradicional, são necessários os seguintes ingredientes:
- 1kg de maçãs;
- 1kg de frutas vermelhas;
- 800g de açúcar granulado;
- 1 litro de água.
Primeiro você precisa preparar a calda. Para fazer isso, o açúcar é dissolvido em água, aquecendo-a no fogo.Em seguida, maçãs e frutas vermelhas são mergulhadas em calda fervente e cozidas por 10 minutos. Em seguida, a mistura é colocada em uma peneira e o excesso de líquido escorre.
Se possível, é recomendável deixar a geléia assim durante a noite.
A seguir, a sobremesa semiacabada é colocada em recipientes e levada ao forno à temperatura de 35 0C. Assim que o efeito secante é alcançado, eles são retirados e polvilhados com açúcar por cima. Após esfriar, agite bem e cubra com as tampas.
Dicas para armazenar geléia
A geléia é armazenada em recipientes de vidro comuns com tampas bem fechadas. O melhor local de armazenamento é considerado na geladeira com temperatura ligeiramente acima de 0 0C. Após aberta a geléia, recomenda-se consumir a sobremesa ou utilizá-la no preparo de receitas de confeitaria, já que o produto tem prazo de validade limitado.