A principal vantagem da geléia de cereja é o sabor agridoce. Graças à possibilidade de congelar frutos silvestres, você pode preparar esta iguaria em qualquer época do ano. A geléia de cereja congelada retém o máximo de nutrientes.
É possível fazer geléia com cerejas congeladas?
A opção de colher os frutos por congelamento traz muitas vantagens para as donas de casa. Os bagos já foram lavados, descascados e sem caroço.Isso permite que você inicie imediatamente o processo de cozimento, sem perder tempo com a preparação.
Fazer geléia de cerejas congeladas permite obter uma massa macia e com alto teor de suco. Você pode fazer sobremesa com frutas vermelhas e sementes. Bagas congeladas podem ser usadas especificamente para cozinhar geléias. Essa abordagem preserva o suco na polpa vermelha, no aroma e no sabor característico.
Ingredientes necessários
A sobremesa é feita com cerejas congeladas e açúcar - apenas dois ingredientes. Não se usa água, pois a baga libera muito suco.
Preparação do produto
Esta nuance é de particular importância, cuja implementação determina a qualidade do produto final. As cerejas congeladas não devem ser imediatamente colocadas em uma panela e cozidas no fogo. As frutas recém-tiradas do congelador parecem um bloco de gelo. Quando o recipiente é aquecido, a massa gruda nas paredes, pois não terá líquido suficiente.
As bagas devem derreter antes de cozinhar. Depois disso, adiciona-se açúcar e tudo vai ao fogão. Cozinhe a mistura em fogo médio e mexa sempre.
Como preparar os containers para o início do processo?
Não existem regras especiais. É dada preferência a recipientes com fundo grosso. Isso garante um aquecimento uniforme e reduz o risco de queimaduras. Uma vara de madeira é usada para mexer. É aconselhável escolher um que você não se importe de estragar, pois depois que a madeira entra em contato com o suco de cereja ela escurece.
Como fazer geléia de cereja congelada?
Ingredientes para o prato:
- cereja - 500 g;
- açúcar - 300g;
- água - 150 ml (opcional);
- ácido cítrico - na ponta de uma faca.
Preparação passo a passo:
- As frutas são colocadas em um recipiente para cozinhar.
- São adicionados açúcar e ácido cítrico. O último componente é ingerido se as frutas forem doces e o sabor precisar ser equilibrado.
- Se necessário, adiciona-se água e todos os ingredientes são colocados em fogo baixo.
- A massa doce é levada à fervura e cozida por 10 minutos. Depois disso, o fogo apaga.
- Após o resfriamento, a geléia é fervida novamente seguindo o mesmo princípio. Após a segunda etapa, a sobremesa pode ser servida. Se for planejado o armazenamento no inverno, a massa é fervida uma terceira vez.
- A geléia quente é colocada em potes, que são imediatamente lacrados.
Se durante o descongelamento se formar grande quantidade de suco na massa de cereja, ela é drenada. Dá para sentir os frutos silvestres na sobremesa, já que não foram pré-picados. Para obter uma massa mais macia e homogênea, as cerejas são esmagadas com um espremedor de batatas durante o cozimento.
À medida que a sobremesa esfria, ela vai engrossando, o que deve ser levado em consideração no preparo. Não deve haver espuma na superfície do frasco. Isso indica que entrou ar. Se isso acontecer, as tampas são apertadas novamente com a chave.
Como armazená-lo corretamente?
Por se tratar de uma colheita de inverno, os padrões de armazenamento são os mesmos das demais conservas. A cave, adega ou despensa devem ser frescas, escuras e secas. A geléia de cereja pode ser armazenada por muito tempo. Recomenda-se fazer um lote para que possa ser consumido em até 3 anos.