As maçãs são ricas em várias vitaminas e outras substâncias benéficas. Não podem ser guardados no congelador, por isso são utilizados para fazer preparativos para o inverno em forma de compotas e conservas.
Poucas pessoas recusarão um pãozinho com sobremesa doce de maçã. Os produtos feitos com essas frutas, feitos nas empresas, não são tão saborosos quanto a geléia de maçã preparada na panela elétrica. Todo o processo leva pouco tempo se você seguir receitas simples.
Recursos de culinária
A geléia pode ser preparada na panela de pressão ou na panela elétrica. Todos os modelos diferem uns dos outros, o programa é selecionado entre os seguintes:
- estufar;
- sopa;
- geléia;
- padaria.
As donas de casa que já possuem um modo especial de geléia neste eletrodoméstico basta seguir as instruções da multicooker. Mas se não existir tal programa, use o universal - “extinção”. A quantidade de maçãs e açúcar é selecionada por cada um de forma independente, já que o volume das tigelas é diferente para todos os modelos.
Seleção de maçãs para geléia
Se você planeja fazer geléia com rodelas de maçã, então as frutas são selecionadas não muito maduras e sem danos. Quaisquer maçãs suculentas de maturação normal são adequadas para granuladas.
Os frutos são lavados e descascados, o caroço é retirado. Para uma parte de maçã, basta adicionar metade do açúcar.
No seu terreno, todas as frutas são saudáveis, sem produtos químicos. Mas se forem comprados em lojas, você deve prestar atenção a um sinal de produtos não confiáveis, como uma casca brilhante e sem a menor falha.
Via de regra, as substâncias nocivas estão mais contidas na casca e você pode eliminá-las simplesmente removendo-as da fruta. Mas ainda é melhor escolher produtos frescos cultivados sem nitratos.
Métodos para fazer geléia de maçã em panela elétrica
Você pode preparar uma iguaria com frutas de maçã em qualquer modelo de multicooker. Abaixo estão diversas receitas que, simplesmente seguidas, trarão excelentes resultados.
Receita de cinco minutos
Para preparar esta maravilhosa geléia de âmbar, você precisa de maçãs e açúcar na proporção de 1:1. Se a fruta for muito doce, será necessário menos açúcar granulado. Segundo a receita, leve 1 kg de ingredientes.
Os frutos são bem lavados e secos.Eles são descascados e cortados em fatias. Coloque as maçãs na panela elétrica e ligue o programa “guisado” por 1 hora. Após 20 minutos, coloque o açúcar na tigela e misture com os pedaços de maçã.
A geléia acabada é colocada em potes pré-esterilizados.
Limpar geléia
Para preparar esta sobremesa você precisa de:
- Maçãs - 1kg.
- Açúcar - 800g.
- Água - 2–3 litros.
- Vanilina e canela.
Para futuras geléias, são selecionadas frutas suculentas e grandes. Em geral, todas as variedades são adequadas, mas se você encontrar maçãs ácidas, é melhor aumentar a quantidade de açúcar granulado para 1 kg.
Pelo fato dos frutos serem cortados em rodelas, até os exemplares danificados são retirados e coletados do solo. São bem lavados em água corrente, amassados e manchas são removidos. Em seguida, são cortados em rodelas e os caroços descartados.
As frutas descascadas e amassadas são colocadas em uma bacia com água, na qual é pré-dissolvida 1 colher de chá. Ácido Cítrico. Este procedimento é necessário para proteger as maçãs do escurecimento quando expostas ao ar.
As fatias são retiradas e secas, depois misturadas com açúcar. Despeje 1 colher de sopa na tigela multicooker. água e maçãs em açúcar. Cozinhe o produto sem tampa, mexendo com uma colher de pau a cada 5 minutos.
Para começar, selecione o programa “guisado” ou “cozimento”. Em média, leva meia hora para preparar a geléia. Após esse tempo, adiciona-se baunilha e canela à tigela, fecha-se a tampa e cozinha-se a sobremesa por mais 5 minutos.
Canela
Para preparar você precisa levar:
- Maçãs - 2kg.
- Açúcar - 2kg.
- Canela - 2 paus ou 2 colheres de chá.
Frutos maduros e firmes são selecionados para geléia. São lavados em água morna corrente e cortados em rodelas ou pedaços junto com a pele.O núcleo é completamente removido.
As maçãs preparadas são transferidas para a tigela multicooker coberta com açúcar granulado, os ingredientes são cuidadosamente misturados e deixados por 5 horas para que o açúcar se misture com o suco de maçã.
Após o tempo especificado, a canela é adicionada à tigela, após o que a futura iguaria começa a ser cozida. O modo “extinção” é selecionado no display. Na primeira etapa, as maçãs são cozidas em calda por cerca de 10 minutos.
São realizadas 3 abordagens, cada uma com duração de 10 minutos. Se a multicooker tiver o modo “Multicook”, você poderá selecioná-lo para geléia. A temperatura está definida em 100 graus.
Enquanto a sobremesa de maçã é preparada, ela não é mexida, apenas as fatias são cuidadosamente imersas na calda com uma colher de pau. Cada cozimento subsequente ajuda a engrossar a calda e as frutas acabam ficando transparentes.
A geléia quente é colocada em potes limpos, esterilizados e secos. Os recipientes são enrolados com tampas metálicas.
Armazenar
Depois de preparar a geléia e resfriá-la, os potes são guardados em local fresco para o inverno. Caves e caves são consideradas as mais favoráveis para a colocação de peças de trabalho. Mas mesmo em temperatura ambiente, nada acontecerá com a geléia. Mantém suas qualidades benéficas e de bom gosto por 2 anos.
Se a colheita de maçãs for grande e você não conseguir comer todas as frutas, você pode fazer geléia aromática com elas em uma panela elétrica. Esta doce sobremesa é perfeita com panquecas, panquecas e apenas chá. Assar com isso fica incrível. Adultos e crianças comem geleia com prazer.