Os gulosos de todas as idades adoram geléia. As opções clássicas não são mais tão relevantes. As donas de casa estão tentando experimentar algo novo e incomum. Uma das novas ideias foi geléia de banana e maçã. Apesar da originalidade do exótico, a iguaria não é inferior às receitas tradicionais, e seu aspecto atraente é adequado para decorar uma mesa festiva.
Características de fazer geléia de maçã e banana para o inverno
A confecção da geléia tem algumas peculiaridades devido à variedade de variedades de maçã. Dependendo da opção de fruta selecionada, a quantidade de açúcar utilizada é regulada. Além disso, para conseguir certas variações de sabor, a qualidade de ambos os ingredientes é importante.
Preparando recipientes e ingredientes principais
Para fazer geléia, recomenda-se dar preferência às variedades azedas e agridoces. Isso porque a banana é doce e quando se adiciona açúcar o prato fica enjoativo. Se as bananas não forem doces, você precisará de mais açúcar. Portanto, é melhor dar preferência a frutas maduras que enrugam facilmente.
Antes de colocar a geléia no pote, ela deve ser bem lavada e seca. A esterilização é adequada como pré-tratamento.
Para isso, cria-se um efeito de banho-maria e os potes são fervidos de cabeça para baixo. As tampas utilizadas para preservação também devem ser cozidas no vapor. Assim, são proporcionadas condições para o armazenamento de iguarias a longo prazo.
Como fazer geléia de maçã e banana em casa?
Não se limite à combinação padrão de maçã e banana. Você pode diversificar os sabores adicionando frutas como kiwi, limão, laranja.
Receita simples
É considerado o método mais bem-sucedido de preparar geléia em 3 etapas. A sequência de ações é a seguinte:
- As maçãs são lavadas e cortadas em cubos.
- Em seguida, as frutas são colocadas em uma panela e enchidas com água. Em seguida, o recipiente é colocado no fogo e o líquido é levado à fervura. O cozimento continua até que as frutas amoleçam.
- Nessa hora, as bananas são cortadas e enviadas para as maçãs.
- O açúcar é adicionado à mistura de frutas e depois fervido por vários minutos até que o açúcar se dissolva.
- As frutas cozidas são esmagadas no liquidificador até ficarem pastosas.
- Cozinhe o purê de banana e maçã por 20 minutos em fogo baixo.
A geléia acabada é colocada em potes e enrolada. A geléia é então colocada na despensa para armazenamento.
Opção com limão
Para geléia de maçã, banana e limão, prepare os ingredientes: lave, descasque e corte em rodelas grandes. Os pedaços resultantes devem ser cobertos com açúcar e deixados em repouso até que o suco apareça. Isso pode levar várias horas.
Importante! O limão pode ser usado não só como ingrediente principal, mas também na forma de suco adicionado aos purês.
A mistura preparada é colocada em fogo baixo. Cozinhe a mistura em fogo baixo, mexendo sempre por meia hora. Isto é importante para que a geléia não queime. O líquido finalizado é colocado em potes de litro e selado.
Com canela e baunilha
Para quem gosta de temperos em abundância, uma receita de geléia com canela e baunilha é indicada. Este prato tem um sabor adocicado sutil. O processo de cozimento para tal preservação é o seguinte:
- As maçãs são lavadas, picadas e fervidas durante 5 minutos.
- As bananas são umedecidas com suco de limão para evitar que escureçam. Em seguida, eles são amassados até ficarem purê.
- O purê de banana é combinado com maçãs e cozido em fogo baixo até engrossar.
Importante! Você pode determinar a prontidão por uma gota de líquido: se não espalhar, é hora de colocar em potes.
No final do cozimento, acrescente canela e vanilina à geléia. O purê acabado é colocado em recipientes e fechados com chave.
Com kiwi
A geléia de maçã e banana com kiwi é preparada em três etapas.Os frutos preparados são cobertos com açúcar, misturados e enchidos com água. São colocados no fogo e fervidos por 5 minutos em fervura. Depois disso, a peça é deixada por 3 horas. Depois é fervido novamente e deixado novamente.
Durante o dia você deve ferver a geléia três vezes. Este método de cozimento produz um belo purê translúcido.
Durante o último cozimento, adiciona-se suco de limão à mistura. Depois disso, a geléia acabada é colocada em potes e selada. Em seguida, eles são guardados para armazenamento na sala selecionada.
Como armazenar guloseimas?
A geléia é armazenada em temperatura ambiente. Se estiver muito quente em casa, você pode levar as guloseimas para a geladeira ou porão. Porém, não se deve colocar as conservas em ambientes muito úmidos para evitar danos às tampas. Com o tempo, as tampas deterioram-se e a compota também.
O prato enlatado acabado pode ser consumido em qualquer época do ano, durante vários anos.