Toda dona de casa deve preparar para o inverno geléias saborosas, aromáticas e saudáveis de frutas Victoria, cuja receita foi desenvolvida e modernizada desde a antiguidade. Na estação fria, irá lembrá-lo do verão quente e enriquecer o corpo com as vitaminas que faltam. Esta iguaria tem muitas propriedades curativas e seu sabor é adorado por adultos e crianças.
Recursos de culinária
Para garantir que a iguaria não seja apenas aromática e saborosa, mas também bonita, deve-se levar em consideração algumas características de seu preparo. O ideal é que a calda seja transparente e os frutos intactos. Ao cozinhar, nunca adicione água. Victoria contém muito suco e o excesso de umidade exigirá mais tempo de cozimento para evaporar. Como resultado, a sobremesa ficará cozida demais.
Basta preparar uma iguaria com frutos silvestres aromáticos de verão de bom humor, sem complicações desnecessárias. Para que dure o máximo possível e não estrague, você deve saber exatamente o tempo necessário para cozinhar.
Victoria produz frutos bastante grandes e para que fiquem totalmente cozidos é preciso calcular o tempo com precisão. A geléia preparada deve ser colocada em potes ainda quente e imediatamente enrolada. Isso reduzirá o consumo de açúcar durante o cozimento. Para um quilo de frutas vermelhas você precisará de apenas 0,5 kg de açúcar granulado.
Se parecer que a compota não está suficientemente espessa, então durante a última cozedura deve ser fervida até à consistência desejada. À medida que o prato esfria, ele fica mais espesso, o que definitivamente vale a pena levar em consideração. Para verificar, você pode colocar uma gota de xarope em um prato. Se não espalhar, a sobremesa está pronta.
Preparação de Victoria
Os frutos grandes não são adequados para fazer compotas, por isso são separados com antecedência e seleccionam-se os de tamanho médio e bem maduros. Depois disso, os morangos são colocados em uma peneira e lavados. O excesso de umidade deve escorrer depois de um tempo, após o qual Victoria deve ser colocada sobre uma toalha de papel e seca. As caudas e talos são retirados dos frutos e aqueles que apresentam sinais de deterioração são descartados.
Como fazer geléia Victoria
Ao longo de uma longa história, foram criadas um grande número de receitas para fazer geléias deliciosas e saudáveis com frutas Victoria (morangos). Cada dona de casa tem a oportunidade de surpreender sua família e convidados criando uma receita única com a adição de um ou outro ingrediente ou tempero.
Uma receita simples para o inverno
Para cobrir esta guloseima saudável com frutas inteiras aromáticas, você precisará levar:
- Vitória - 1kg;
- açúcar granulado - 800 g.
Técnica culinária
Para fazer geléia Victoria, a proporção padrão de frutas vermelhas e açúcar é de 1:1. No entanto, você pode usar menos açúcar. Neste caso, não é permitida uma dosagem inferior a 650 gramas. Caso contrário, as frutas “brilharão”. Assim, a sobremesa é preparada de acordo com o seguinte esquema. Os bagos são dispostos num recipiente adequado em camadas, cada uma delas polvilhada com açúcar.
Se permanecer no final, basta despejar sobre Victoria e alisar. Deixe em infusão durante a noite até que o suco seja liberado. De manhã ferva e ferva por 7 minutos, depois retire a espuma e deixe esfriar. Esta operação é realizada 3 vezes. Para engrossar a iguaria, cozinhe por mais tempo na terceira vez. Assim que a gota não se espalhar no prato, a sobremesa pode ser colocada em um recipiente lacrado.
Receita de cinco minutos
Esta tecnologia permite preservar o máximo de vitaminas e nutrientes dos frutos silvestres frescos. Você precisará levar:
- açúcar granulado - 0,7 kg;
- Vitória - 1kg.
Método de cozimento
Reordene os frutos silvestres, lave-os, corte os grandes em rodelas. A calda deve ser fervida separadamente em uma vasilha esmaltada em fogo alto, acrescentando açúcar e 250 ml de água. Despeje as frutas na calda fervente e cozinhe por 5 minutos. O prato é mexido com uma colher de pau.Preparar!
Geléia de Victoria congelada
Se durante o verão, por algum motivo, não foi possível preparar uma iguaria com os saudáveis frutos silvestres de Victoria, não importa. Você sempre pode corrigir a situação e usar frutas congeladas para isso. Obrigatório:
- Victoria congelada - 1000 g;
- limão - 0,5 unid.;
- açúcar granulado - 1000 g.
Método de cozimento
Descongele os frutos silvestres, enxágue e polvilhe com açúcar. Deixe durante a noite para permitir a liberação de suco suficiente. De manhã leve o recipiente ao fogo e ferva, depois aumente o fogo e cozinhe por 5 minutos. Mexa periodicamente o prato e retire a espuma que se formou. No final, adicione o suco de limão e misture bem com uma colher de pau. Preparar!
Como armazenar geléia de morango Victoria
É importante não só preparar, mas também armazenar adequadamente a geléia Victoria. Se o prato foi preparado sem cozinhar ou fechado com tampas que vazam, é melhor guardá-lo na geladeira. Após a abertura, o recipiente é armazenado apenas na geladeira e por no máximo 2 semanas. A sobremesa pode ser utilizada tanto para consumo direto quanto para o preparo de obras-primas da culinária.
Frascos hermeticamente fechados com geléia Victoria bem cozida são enviados para uma sala escura e fresca. O local ideal seria um porão com umidade moderada, em casos extremos uma despensa seria adequada. A vida útil desta iguaria é de cerca de 3 anos.