A geléia de peras inteiras é uma verdadeira iguaria. No sabor é ligeiramente inferior ao da framboesa. Possui agradável aroma de mel, bela cor âmbar e viscosidade apetitosa. Cada dona de casa pode prepará-lo sozinha para o inverno. E depois, nas longas noites de inverno, desfrute do seu sabor enquanto toma um chá, prepare com ele deliciosas sobremesas e pastéis e sirva com sorvete como uma verdadeira iguaria.
Segredos para fazer geléia de pêra inteira para o inverno
Tradicionalmente, a geléia de pêra é preparada cortando-as primeiro em rodelas. Mas, ao prepará-los inteiros, poderemos obter o aspecto e o sabor requintados da compota de pêra. Para deixá-lo realmente bonito, você precisa se familiarizar com alguns segredos de seu preparo.
Na hora de escolher peras para geléia, é preciso dar preferência às variedades duras. Além disso, tanto as variedades cultivadas como as selvagens são ideais.
A geléia feita com pequenas peras silvestres é mais aromática e tem um sabor único de mel.
Para surpreender os convidados com sua economia, você pode levar frutas inteiras com rabo. São perfeitos para servir numa mesa festiva, podendo servir como uma espécie de “cereja no bolo” para um bolo de aniversário ou de Ano Novo.
É das peras verdes que se obtém uma deliciosa geléia. A receita do seu preparo deve ser levada em consideração por quem tem uma pêra crescendo no jardim. Às vezes, devido ao mau tempo ou por algum outro motivo, peras ainda verdes começam a cair da árvore. São estes os indicados para preparar iguarias para o inverno.
Ingredientes da receita
Você não precisa de nenhum ingrediente especial para fazer geléia de pêra. Via de regra são açúcar, água e frutas inteiras. Se quiser diversificar o sabor, pode adicionar um pouco de limão ou laranja. Algumas donas de casa acrescentam canela, banana ou abacaxi.
Para abordar o processo corretamente, você precisa saber fazer geléia de peras inteiras e preparar frutas para geléia.
Recursos de seleção de produtos
Se você tiver a oportunidade de colher frutas em seu próprio jardim, é recomendável fazê-lo em um dia quente e ensolarado. Essas frutas conferem generosamente seu aroma ao prato.
É necessário fazer geléia com frutas inteiras e com o mesmo grau de maturação.Assim, a fruta da geléia ficará com a mesma maciez. Esta regra também se aplica a peras pequenas.
Como preparar o recipiente?
O recipiente para fazer a geléia deve estar devidamente preparado. Para fazer isso, você precisa estocar um conjunto padrão de utensílios de cozinha:
- Panela;
- bancos;
- capas.
Antes de iniciar a esterilização, o recipiente deve ser bem lavado com solução de refrigerante e enxaguado em água corrente. Despeje a água em uma panela, leve ao fogo e leve para ferver. Esterilize potes e tampas no vapor. Este é um método antigo, mas confiável, usado por nossas avós. As donas de casa modernas preferem microondas, fornos e fornos.
Como fazer geléia de pêra?
Oferecemos uma receita de geléia de pêra feita com peras inteiras, onde a fruta mais parece caramelo.
Ingredientes:
- pêra – 1kg;
- açúcar – 1kg;
- água – 1 copo.
Progresso:
- Selecione frutas com o mesmo grau de maturação e lave em água fria.
- Prepare xarope. Despeje um copo de água em uma panela, acrescente 0,5 kg de açúcar e leve para ferver em fogo médio, mexendo de vez em quando. Reduza o fogo e cozinhe até aparecer espuma.
- Fure as peras lavadas com um palito em vários lugares.
- Mergulhe as frutas preparadas na calda e cozinhe por 10-15 minutos, dependendo do tamanho da fruta.
- Retire do fogo e deixe esfriar.
- Leve novamente ao fogo e acrescente mais 0,5 kg de açúcar à calda. Cozinhe por mais 20-25 minutos.
- Pela terceira vez, leve ao fogo e cozinhe em fogo baixo por 1 hora.
- Despeje imediatamente em potes e enrole as tampas.
Termos e condições de armazenamento
A geléia de pêra deve ser guardada em local fresco. Prazo de validade – 1 ano.