Para quem nunca experimentou geléia de ruibarbo com adição de laranja e não conhece as propriedades benéficas dessa erva perene, esta informação provavelmente será interessante. Hoje, o ruibarbo foi quase erradicado dos jardins e chalés de verão. Mas em vão - contém muitas substâncias úteis, sua composição é semelhante à da azeda, mais popular entre os veranistas. Diremos como usar este valioso produto de nossos jardins, como fazer com ele uma geléia deliciosa e original para o inverno.
- Características de fazer geléia de ruibarbo
- Propriedades úteis do produto
- Regras para seleção e preparação de ingredientes
- Como preparar os containers para o início do processo?
- As melhores receitas culinárias
- Geléia de ruibarbo com laranja na frigideira
- Via rápida
- Receita multicooker
- Com adição de banana
- Com gengibre
- Com limão
- Com maçãs
- Como e por quanto tempo o produto acabado é armazenado?
Características de fazer geléia de ruibarbo
Os caules selecionados para preservação devem ser limpos de veias duras e pele superficial - tudo isso é duro e prejudica o sabor do produto. Mais algumas dicas antes de cozinhar:
- Se não conseguir fazer a geléia imediatamente, você pode manter os caules frescos. Antes de cozinhar, coloque-os em um saco plástico e leve à geladeira. Nos refrigeradores do sistema No Frost, o ruibarbo é preservado pior do que nos aparelhos com resfriamento dinâmico convencional;
- De acordo com a tecnologia de cozimento, tal preparação deve ser preparada em duas etapas, com intervalo de meio dia entre os cozimentos. Isso é feito para que o ruibarbo fique embebido em calda doce e fique transparente;
- o ácido contido nos pecíolos preserva bem a peça, fazendo com que o produto dure muito tempo sem qualquer esterilização.
Propriedades úteis do produto
Os pecíolos jovens da planta contêm um conjunto ideal de substâncias úteis ao corpo humano. São os ácidos málico e ascórbico, vitaminas e vários microelementos. Além disso, contém muita pectina, graças à qual se podem preparar excelentes geleias, bem como compotas, compotas, marmeladas, etc.
Regras para seleção e preparação de ingredientes
Muitas pessoas classificam o ruibarbo como um vegetal, mas na verdade é uma erva perene cujas partes aéreas – folhas e caules – são consideradas comestíveis. A raiz não é comida, pois contém substâncias tóxicas. Porém, via de regra, apenas os pecíolos, ou seja, os caules, são utilizados para alimentação. As folhas são ásperas e parecem bardana.
A peculiaridade da planta é que sua colheita é muito curta - os caules precisam ser cortados em maio, em algumas latitudes até meados de junho. A colheita posterior não é segura, porque posteriormente as folhas e pecíolos acumulam muito ácido oxálico. Os pecíolos tornam-se insípidos e prejudiciais à saúde, principalmente para pessoas que sofrem de doenças gastrointestinais.
Os oxalatos, presentes no ácido oxálico, em grandes volumes podem levar à intoxicação.
Por isso, colhemos rapidamente, escolhendo caules grossos, carnudos e bem coloridos e com coloração avermelhada. A geléia feita com essas matérias-primas será saborosa e lindamente rosada.
Como preparar os containers para o início do processo?
Ao preparar recipientes para geléia, lembramos que a planta é azeda e por isso é melhor cozinhá-la em uma panela ou bacia ou em uma tigela de aço inoxidável. Bacias de cobre, como panelas de estanho, não são adequadas - o processo de oxidação ocorre rapidamente nelas.
Lave e esterilize frascos e tampas normalmente. É muito importante que não estejam apenas limpos, mas também secos antes de colocar a geléia, caso contrário a peça pode azedar.
As melhores receitas culinárias
Muitos subestimaram a geléia feita com esta erva. Em parte porque não sabem cozinhar. O ruibarbo da primavera é o primeiro a ser colhido, antes mesmo do morango. E se enriquecer com frutas, como a laranja, obterá uma geléia aromática, levemente azeda, de sabor delicado e refinado. Várias receitas culinárias.
Geléia de ruibarbo com laranja na frigideira
A geléia costuma ser fervida em uma bacia, mas o ruibarbo requer um branqueamento prévio, por isso pode ser fervido na mesma panela em que foi escaldado.
Produtos:
- 1 kg de pecíolos;
- 1600g de açúcar granulado;
- 2 copos de água;
- 3 laranjas grandes.
Vamos preparar assim:
- Coloque os pecíolos de ruibarbo, cortados em pedaços de 1 cm de comprimento, em uma panela com água fervente e escalde por um minuto.
- Escorra a água - ela contém ácido oxálico. Despeje o açúcar em uma panela, adicione 2 xícaras de água e prepare a calda.
- Coloque os talos na calda fervente e leve para ferver.
- Deixe por 12 horas para molhar o ruibarbo na calda.
- Corte as laranjas em círculos, divida cada círculo em quartos. Dobre o ruibarbo e deixe ferver. Depois de ferver, cozinhe bem em fogo baixo para amolecer as frutas. Mexa delicadamente de vez em quando, evitando queimar. Não descasque as laranjas, pois confere à compota um aroma e um amargor específico.
- Coloque a geléia pronta em potes e enrole.
Via rápida
A sobremesa para o inverno pode ser preparada sem cozimento duplo. É feito assim.
Nós levamos:
- 1kg de ruibarbo;
- 1,5kg de açúcar;
- 3 laranjas.
Progresso:
- Coloque os pecíolos descascados e cortados em pedaços em uma tigela funda e polvilhe açúcar por cima. O ruibarbo é suculento o suficiente para produzir suco em três horas.
- Coloque a tigela em fogo baixo e espere a geléia ferver.
- Enquanto isso, retire as raspas da laranja (pode usar a casca inteira, mas só a raspa fica mais saborosa). Corte-o em tiras longas e finas. Coloque em uma tigela.
- Descasque a laranja das veias e pique a polpa grosseiramente.
- Coloque na geléia e deixe ferver.
- Coloque quente em potes e enrole.
Receita multicooker
A mesma receita também é adequada para cozinhar em panela elétrica. A diferença está nas proporções - a tigela contém menos comida, então você terá que reduzir a quantidade:
- meio quilo de pecíolos picados de tamanho médio;
- 800g de açúcar granulado;
- algumas laranjas.
Preparamos da mesma forma que na receita anterior: acrescente o açúcar, aqueça depois de três horas, acrescente as raspas e a polpa da laranja, coloque a tigela na multicooker com modo de guisado e cozinhe por uma hora. Embale em recipientes e feche as tampas.
Com adição de banana
A geléia com aditivos de banana tem sabor ainda mais rico e contém menos açúcar:
- 2kg de ruibarbo;
- 4 laranjas e bananas;
- 600g de açúcar.
O preparo é bem simples - deixe o ruibarbo picado polvilhado com açúcar em uma panela durante a noite. De manhã, acrescente à mistura rodelas de banana picada e semicírculos de laranja (não retire a casca!). Depois de mexer, leve ao fogo e, deixando ferver, cozinhe em fogo baixo por cerca de cinco minutos. Depois disso, coloque em potes e enrole.
Com gengibre
Geléia de ruibarbo e laranja pode ser um excelente agente de aquecimento se você adicionar gengibre. O tempero picante e aromático adicionará notas adicionais de sabor e ajudará no tratamento de muitas doenças.
Culinária:
- 1 kg de ruibarbo e açúcar;
- 1 laranja;
- raiz de gengibre a gosto.
Coloque o ruibarbo picado e o açúcar em uma tigela e deixe por 12 horas. Assim que aparecer o suco, deixe cozinhar. Enquanto estiver fervendo, triture o gengibre e a laranja em um moedor de carne e coloque essa mistura no ruibarbo.
A geléia é cozida em fogo baixo e mexendo por 40 minutos, após os quais está pronta. Nós embalamos.
Com limão
Para 2 kg de ruibarbo:
- 1 kg de açúcar granulado;
- 1 copo de água;
- um limão e uma laranja.
O sabor e o aroma desta compota são ricos, brilhantes, perfeitos para fazer tartes. Está preparado assim:
- Pique todas as frutas e o ruibarbo no mesmo tamanho.
- Combine o ruibarbo com açúcar e água e cozinhe. Pode-se cozinhar sem água, mas neste caso o ruibarbo é polvilhado com açúcar e deixado até que o suco saia. A geléia sem água ficará mais espessa.
- Assim que ferver, acrescente as frutas cítricas, deixe ferver e retire do fogo.
- Deixe esfriar e leve para ferver novamente. Fazemos isso três vezes. Depois disso, a geléia está pronta.
Com maçãs
Geléia de maçã:
- 2kg de ruibarbo;
- 400ml de água;
- 2 laranjas;
- 0,8 kg de maçãs;
- 3kg de açúcar.
Não se confunda com essa quantidade de açúcar - o ruibarbo é azedo, as maçãs cozidas também são mais azedas que as cruas, então vai ficar tudo bem. Graças às maçãs e ao seu teor de pectina, a geléia ficará espessa mesmo com o uso de água.
A sobremesa é preparada assim:
- ruibarbo e maçãs em cubos são transferidos para uma panela e fervidos em água por 15-20 minutos;
- despeje o açúcar na panela, acrescente as rodelas de laranja com casca e ferva novamente por 20 minutos;
- Coloque em potes e cubra com as tampas.
Como e por quanto tempo o produto acabado é armazenado?
A geléia de ruibarbo não requer condições especiais de armazenamento, pois é bastante ácida e contém muito açúcar. Porém, se você cozinhar por cinco minutos, é melhor guardar a sobremesa na geladeira. E o que foi submetido a cozimento prolongado é guardado dentro de casa, em local escuro e fresco.