O ruibarbo cresce no jardim, seus pecíolos azedos são familiares a muitos desde a infância; a geléia desta planta estava frequentemente presente na mesa. Também faziam compotas de ruibarbo, poucas pessoas usavam no inverno. Acontece que a bebida, mesmo após tratamento térmico, reterá muitas substâncias úteis e, se consumida regularmente, aumentará a imunidade e protegerá contra doenças virais. Além disso, a bebida é muito saborosa e os aditivos de frutos silvestres tornam o sabor incomum.
Sutilezas de cozinhar
A receita da compota de ruibarbo para o inverno tem suas sutilezas de preparo.Para obter excelentes resultados, você precisa conhecer estes segredos:
- utilize apenas recipientes bem lavados e esterilizados;
- verifique a qualidade da costura, as tampas não devem permitir a passagem de ar;
- use apenas fabricantes confiáveis ao comprar os aditivos necessários;
- armazenar adequadamente o produto preparado.
Para melhorar o sabor, acrescentam-se vários temperos e temperos à compota, o principal aqui é não exagerar. É melhor usar um tipo e com moderação.
Todas as bagas e frutos que serão utilizados também são bem lavados e secos. É aconselhável cortar os citrinos em rodelas ou rodelas grossas, retirar as sementes dos frutos de caroço e retirar os cortes dos bagos.
Preparação do ingrediente principal
A compota de ruibarbo para o inverno pode ser preparada de várias maneiras. A parte preparatória deve estar sempre presente, só assim a bebida ficará saborosa e saudável. Os caules do ruibarbo são preparados da seguinte forma:
- Nos preparativos para o inverno, utilizam-se apenas pecíolos vermelhos, os verdes não dão sabor completo e às vezes podem estragar o produto acabado.
- Antes de usar, os caules são bem lavados. É obrigatório limpar e retirar a película da superfície de cada pecíolo.
- Apenas caules picados são usados em geléia e compota de ruibarbo.
- É melhor pegar pecíolos recém-cortados.
Conselho! Se não for possível utilizar os caules de uma planta imediatamente após o corte, não os guarde na geladeira, pois depois de alguns dias eles se tornarão impróprios para conservação.
As características culinárias também incluem o uso de suco de limão espremido na hora ou ácido cítrico granulado no preparo. Paus de canela, raspas, frutas vermelhas e frutas são frequentemente adicionados.
Metodos de cozinhar
É hora de preparar uma bebida saudável e saborosa, todos os ingredientes estão preparados, vamos trabalhar.São muitas receitas, cada um escolhe de acordo com seu gosto.
Os ingredientes principais serão água, talos de ruibarbo, açúcar, os restantes ingredientes complementarão o elemento de solo.
Uma receita simples para o inverno
Eles preparam compota de ruibarbo para o inverno, uma receita simples que não leva muito tempo, e no inverno fará as delícias não só da sua família com seu sabor e cor, mas também de convidados inesperados. Você precisa levar:
- 12-13 pecíolos médios de plantas;
- 4 litros de água;
- uma colher de chá de flores secas de rosas sudanesas;
- um copo de açúcar.
Leve a água e o açúcar para ferver em um recipiente, coloque os talos de ruibarbo preparados e picados na calda e adicione o hibisco. Ferva todos os ingredientes por 4-6 minutos e, em seguida, despeje em potes preparados e enrole.
Conselho! Para evitar flores de hibisco na compota, você pode prepará-la com antecedência e depois usar essa base para preparar a calda para a compota.
Algumas donas de casa fervem os pecíolos até ficarem completamente macios, depois fazem um purê, fervem novamente com calda e só depois colocam em potes. Essa compota é chamada de bebida com polpa.
Com laranja
Muitas pessoas gostam de compota de ruibarbo e laranja para o inverno. Além de perfumada, a bebida contém alta concentração de vitamina C, que ajuda a combater vírus e bactérias na estação fria. Um raminho de alecrim dará novas notas à bebida, mais tarde poderá se tornar uma excelente base para outras bebidas aquecedoras.
Para preparação, leve:
- aproximadamente 200-250 g de talos de ruibarbo descascados;
- laranja;
- meio litro de água;
- um copo de açúcar;
- um copo de suco de laranja fresco;
- raminho de alecrim.
Coloque a laranja picada e o ruibarbo em potes preparados. Leve a água e o açúcar para ferver em uma panela e acrescente o alecrim.Imediatamente após a fervura, acrescente o suco e as raspas da fruta. Após 2-3 minutos de fervura, a calda é colocada em potes com produtos preparados e imediatamente enrolada.
Conselho! Você pode colocar rodelas ou rodelas de laranja e ruibarbo em calda fervente. Depois de ferver, mergulhe-os em calda por 5-7 minutos e despeje em potes. Neste caso, o alecrim não pode ser usado.
Com morango
Muita gente gosta de ruibarbo, as receitas para fazer compotas para o inverno são muito diversas. O método de cozimento com morangos se diferencia pela sofisticação, além dos ingredientes já listados, será necessário um pouco de hortelã, açúcar e água para a calda. Com base em 2 litros de água, pegue meio quilo de morangos e açúcar, você vai precisar do dobro de pecíolos da horta, cerca de um quilo.
Os morangos são cortados ao meio, o ruibarbo em pequenos pedaços, colocados numa panela, polvilhados com açúcar e hortelã picada. Adicione um pouco de água e cozinhe até que os pecíolos estejam macios. Nesta forma, o produto semiacabado para compota é deixado de molho por 6 a 8 horas.
Em um recipiente separado, o xarope é preparado com água e um copo de açúcar. Morangos e ruibarbo aquecidos são colocados em potes preparados e enchidos com calda quente. Enrole e guarde até o inverno.
Conselho! Não é necessário usar hortelã, sem ela a compota não ficará menos saborosa e perfumada.
Com maçãs
A compota de ruibarbo e maçã para o inverno é preparada sem açúcar e substituída por mel. Um ingrediente incomum são as sementes de romã, que conferem à bebida sabor e cor especiais. Prepare a bebida assim:
- 45 g de mel natural são diluídos em 1,3 litros de água e levados à fervura.
- Adicione 45 g de suco de limão, adicione o ruibarbo picado e os pedaços de maçã.
- Ferva por 5 minutos, depois adicione as sementes de romã, ferva por alguns minutos, despeje em potes preparados e feche.
Importante! Antes de ferver a calda, experimente e acrescente mais mel se necessário. Você pode fazer uma compota de ruibarbo e maçã com açúcar.
Com limão
Uma bebida com limão é bastante fácil de preparar, o procedimento não demorará muito se você prepará-la corretamente com antecedência. As proporções são as seguintes: para meio quilo de talos, tome duas rodelas de limão, 2,5 litros de água, um copo e meio de açúcar.
Prepara-se um xarope com água e açúcar, nele se colocam ruibarbo picado e rodelas de limão. Ferva por 4-6 minutos, despeje em potes preparados e enrole.
Conselho! Para dar gosto, você pode adicionar um pouco de açúcar de baunilha no final.
Com cerejas
Uma bebida feita com os seguintes ingredientes vai te deixar feliz no inverno:
- 400 g de cerejas e ruibarbo de cada;
- 3,2 litros de água;
- Açúcar a vontade.
Fervem a calda, colocam as cerejas picadas e o ruibarbo nos potes, despejam a calda quente sobre tudo e fecham.
Conselho! É aconselhável embrulhar a bebida e deixá-la esfriar completamente.
Sem esterilização
Essa opção demorará um pouco mais, mas a bebida ficará mais refinada. A compota de ruibarbo para o inverno sem esterilização é preparada a partir dos seguintes componentes:
- meio quilo de caules;
- paus de canela;
- colher de chá de suco de limão;
- pitadas de baunilha;
- um litro e meio de água;
- 70g de açúcar.
Coloque os talos picados no fundo dos potes e ferva a água em uma panela. Água fervente é despejada sobre os pecíolos preparados e cobertos com tampas, mas não enrolados. Após 5-10 minutos, despeje o líquido de volta na panela, adicione os ingredientes restantes, exceto o suco de limão, e ferva. Despeje o suco, leve para ferver e despeje a calda resultante em potes com talos escaldados.Eles estão enrolando.
É importante não só preparar a bebida corretamente, mas também as condições de armazenamento.
Como armazenar essa compota
Um excelente local de armazenamento seria uma adega ou porão, onde seria escuro e fresco. Somente frascos completamente resfriados e verificados quanto a vazamentos são colocados lá.
É aconselhável verificar periodicamente os recipientes quanto ao inchaço das tampas, esta compota deve ser despejada. Uma tampa inchada indica que o processo foi realizado de forma incorreta, alguns ingredientes não passaram pelo tratamento térmico necessário.