Se você fizer geléia semicultura segundo a receita em rodelas para o inverno, ficará muito saboroso e aromático. A geléia contém muitos macromicroelementos e vitaminas úteis, que têm um efeito muito benéfico na saúde geral do corpo. Comer geléia ajuda a manter o sistema imunológico em boas condições e evita muitos resfriados; além dos benefícios, é simplesmente uma delícia. A geléia pode ser uma boa guloseima para o chá ou um ingrediente no preparo de outros pratos.
Características de fazer geléia de maçãs semicultivadas para o inverno
É importante compreender que a fervura repetida permitirá que as rodelas de maçã mantenham a sua forma original e evitará que o açúcar caramelize.
Se você cozinhar uma vez, o resultado será uma pasta pouco atraente e de cor escura. Ao mesmo tempo, se cozinhar conforme indicado na receita, obterá geléia de maçã transparente e aromática.
Quando quiser que a geléia tenha um sabor a mais, você pode usar raspas de laranja, cortar uma tira (isso pode ser feito com um descascador de legumes) e adicionar durante o cozimento. Em seguida, as raspas deverão ser removidas da panela.
Ingredientes necessários
De acordo com a receita, são necessários apenas dois ingredientes para fazer geléia de meia colheita em rodelas para o inverno: maçã e açúcar.
Especificidades da seleção de ingredientes
É importante usar maçãs sem sinais de danos ou apodrecimento. Recomenda-se que a polpa esteja firme e não solta.
Regras para preparação de contêineres
A geléia preparada é colocada em potes pré-esterilizados. Existem várias maneiras de fazer isso. O mais popular é a esterilização a vapor. Isso também pode ser feito fervendo potes e tampas.
Processo de cozimento
Para fazer geléia com rodelas semicultura para o inverno, é preciso preparar açúcar e maçãs. Sua quantidade é determinada com base na quantidade planejada de produto para ser preparada. Você precisa ingerir a mesma quantidade de açúcar que usa maçãs. Deve-se levar em consideração que na pesagem as frutas já devem estar preparadas para o cozimento: lavadas, descaroçadas e cortadas ao meio.
Fazer geléia de semicultura para o inverno é a seguinte:
- Primeiro é preciso preparar a fruta: lave, seque, corte em rodelas e retire o caroço. Dito isto, às vezes será melhor. Se descascado. Isto é recomendado nos casos em que a casca é dura e grossa. Caso contrário, você pode deixá-lo.
- Você precisa pegar uma tigela de tamanho adequado e colocar nela as fatias de meia colheita em uma camada e polvilhar generosamente com açúcar. Em seguida, coloque outra camada de maçãs e polvilhe novamente com açúcar. Se necessário, faça uma ou mais camadas.
- A tigela deve ser coberta com uma tampa. Você também pode fazer isso com uma toalha.
- Eles esperam até que a planta semicultivada libere suco. Isso geralmente leva de 12 a 24 horas. Como resultado, você verá que apareceu muito líquido e o açúcar se dissolveu completamente.
- Agora você precisará usar uma panela funda. Coloque fatias de maçã e despeje o líquido resultante. Em seguida, leve ao fogo médio e espere ferver.
- É necessário cozinhar por cinco minutos. Depois disso, desligue o fogo e espere até que a panela esfrie completamente.
- Agora é preciso colocar a comida novamente no fogo, deixar ferver e cozinhar por dez minutos. Depois disso, desligue o fogo e espere até que o conteúdo esfrie até a temperatura ambiente.
- Você precisará ferver a geléia mais uma vez. Agora pode ser cozido por 5 a 30 minutos. A duração do procedimento é determinada pela cor a ser obtida. Quanto maior o tempo de fervura, mais escura ficará a geléia.
Após o término do cozimento, o produto é colocado em potes e fechados com tampas.
Para que a geléia esfrie, ela é virada e enrolada em uma manta.Em seguida, a geléia é deixada esfriar até a temperatura ambiente durante o inverno.
Como e por quanto tempo essa geléia pode ser armazenada?
Os potes de geléia para o inverno devem ser guardados em local escuro e fresco. Eles manterão suas qualidades benéficas por um ano ou mais.