Uma receita simples para fazer geléia de pêssego e limão para o inverno

Uma combinação inusitada de pêssegos e frutas cítricas confere frescor e agradável acidez ao sabor habitual da geléia. Além disso, ambos os ingredientes são bastante baratos, principalmente no verão. E não há dificuldades em fazer geléia de pêssego e limão.


Sutilezas de fazer geléia

Para que as frutas mantenham a cor, é necessário não só escaldá-las, mas também manusear o açúcar de maneira especial.Deve ser adicionado no final do cozimento, caso contrário se comportará como caramelo derretido - ficando marrom e mudando a cor da fruta.

E para evitar queimar os pêssegos, recomenda-se usar uma vasilha larga e grande como uma bacia para cozinhar. Além disso, isso economizará tempo de cozimento, pois a área de aquecimento é maior e, consequentemente, a evaporação é maior.

Seleção dos ingredientes principais

Muitas pessoas pensam erroneamente que o peso dos pêssegos sem caroço será bastante reduzido, mas na verdade o peso aproximado das sementes é de nove gramas. Portanto, você não precisa calcular especificamente quantas frutas comprar para combinar com a receita.

Como fazer geléia de pêssego e limão?

Dependendo das suas preferências de gosto, você pode preparar duas versões de geléia de pêssego: mais azeda e mais doce. No segundo caso, são utilizados 600 gramas de açúcar e as demais proporções dos ingredientes não mudam. A beleza da receita a seguir é que ela contém pouco açúcar, por isso a fruta tem um sabor mais sutil, rico e fresco.

pêssegos grandes

Uma receita simples para o inverno

Ingredientes:

  • 300 gramas de açúcar.
  • 1 quilo de pêssegos.
  • 1 limão grande ou 2 pequenos.

Receita passo a passo:

  1. Os pêssegos devem ser descascados. Se estiverem maduros, isso não será um problema, mas caso contrário, o branqueamento tornará a tarefa mais fácil. É necessário colocar as frutas em água fervente e deixá-las imersas em água por 3 minutos. Em seguida, retire-os e enxágue-os abundantemente com água fria. Agora a casca ficou fina e macia e pode ser facilmente removida. Acontece que os frutos estão completamente verdes e mesmo esse procedimento não os ajuda. Neste caso, é melhor usar uma faca e com ela retirar a casca da fruta.
  2. Corte as frutas em pedaços de qualquer formato e tamanho dependendo de suas preferências.E se a polpa dos pêssegos for muito macia, recomenda-se usar um espremedor ou garfo e amassar tudo delicadamente. Mas esta opção é mais adequada para fazer compotas do que para conservas.
  3. Lave o limão e esprema o suco.
  4. Coloque a fruta em uma panela ou bacia e regue com todo o suco de limão resultante. Defina o fogo para 1/3 da potência máxima. Em hipótese alguma deve-se sair da cozinha, pois a geléia deve ser mexida constantemente, caso contrário pode queimar;
  5. Quando os pedaços de pêssego ficarem macios (isso geralmente acontece após 20 minutos de cozimento a partir do ponto de fervura), acrescente o açúcar, mexa bem e continue cozinhando por mais 5 minutos.
  6. Se você planeja selar os potes com tampas de plástico, adicione 1 colher de sopa antes de fechar. eu. vodka. Isso ajudará a preservar a geléia por mais tempo. Mas é melhor usar potes e tampas esterilizados.

geléia de pêssego

É melhor guardar essa geléia na geladeira desde o início, pois devido à pequena quantidade de açúcar ela pode fermentar.

Geléia de pêssego com rodelas de limão

É preparado da mesma forma que a geléia de pêssego comum. Porém, é necessário preparar os limões. Descasque-os, retire as sementes e corte em rodelas. Na geléia acabada, embebida em suco, ficarão parecidos com frutas cristalizadas.

fatias de limão

Depois de os pêssegos terem sido macerados por 5 horas com açúcar, acrescente as rodelas de limão e continue seguindo a receita clássica.

Geléia de pêssego com limão

Frutas delicadas e excessivamente maduras, mesmo ligeiramente estragadas, são ideais para compotas.

Você vai precisar de: 1,5 kg de pêssegos, 2 colheres de sopa. eu. suco de limão espremido na hora, 300 g de açúcar.

Procedimento:

  1. Descasque a fruta, livrando-se das áreas estragadas.
  2. Mergulhe as frutas em água fervente por 5 minutos, depois enxágue com água fria, retire a casca e retire as sementes.
  3. Pique finamente e misture com 1 colher de suco de limão em uma tigela esmaltada.
  4. Leve os pratos ao fogo baixo e guarde até as frutas começarem a ferver.
  5. Depois de retirá-los, é necessário retirar o excesso de líquido com uma peneira. Coloque as frutas no liquidificador e acrescente o açúcar.
  6. Após picar os pêssegos, coloque-os em uma panela e cozinhe por 15 minutos após ferver em fogo baixo.
  7. Preparar! Pode ser colocado em potes.

potes de geléia

Geléia de pêssego com limão em panela elétrica

É necessário cozinhar com a tampa aberta para evitar que a geleia escape. Os programas principais são “Sopa”, “Ensopado”, “Assar”, mas alguns modelos de multicookers possuem uma opção especial “Geléia”:

  1. Pegue 700 gramas de pêssegos, 1 limão pequeno e 500 gramas de açúcar.
  2. É preciso espremer o suco do limão, tirar a casca dos pêssegos, retirar as sementes e cortá-los ao meio.
  3. Coloque as frutas em uma panela multicooker e polvilhe com açúcar. Misturar.
  4. A seguir, defina o programa “Ensopado” ou “Sopa” para 60 minutos. Não feche a tampa até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
  5. Após 30 minutos você pode verificar se a geléia está pronta. Para fazer isso, retire um pouco da mistura da tigela e coloque-a em um pires. A geléia deve ser espessa o suficiente e não espalhar.
  6. No final do programa distribua em potes com tampa de ferro e deixe esfriar.

pêssegos e limões

Geléia de pêssego e limão “Cinco Minutos”

Se a fruta estiver muito madura e macia, e houver muito, você pode economizar muito tempo fazendo geléia com esta receita rápida.

Ingredientes:

  • Pêssegos sem caroço - 1 kg.
  • Suco de limão espremido de 1 limão grande.
  • Açúcar - 1,5kg.
  • Copo de água - 1 un.

geléia de pêssego

Como cozinhar:

  1. Corte os pêssegos em pedaços pequenos e esprema o suco do limão. Misture todos os ingredientes e adicione o açúcar granulado. Certifique-se de misturar.
  2. Ferva a água com o açúcar até que os grãos estejam completamente dissolvidos. Misture a calda resultante com as frutas e deixe fermentar por 5 horas.
  3. Coloque a panela com os pêssegos em calda em fogo baixo. É necessário ferver a geléia por exatos 5 minutos.

Armazenar

O melhor é guardar a guloseima em local não muito quente e seco, onde a luz solar direta não penetre. A vida útil média da geléia é de aproximadamente dois anos.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim