Os filhos adultos também adoram comer geléia. Esta sobremesa está à disposição de todas as famílias e, quando preparada preservando todas as vitaminas, também se transforma numa guloseima saudável. Uma dessas sobremesas é a geléia de groselha, preparada sem cozinhar. Acontece doce, mas ao mesmo tempo exala uma acidez agradável. Esta compota tem consistência de compota, com textura límpida e cor viva e rica.
Características de preparação de geléia fria de groselha para o inverno
Fazer geléia gelada para o inverno não é difícil, o que faz sucesso entre as donas de casa ocupadas. A tecnologia de cozimento é tal que a geléia resultante fica crua e não precisa ser cozida no fogão. Na verdade, a geléia fria é um purê de frutas vermelhas com açúcar, que retém todos os benefícios das vitaminas.
Durante o armazenamento, a geléia fica espessa, como a geléia, devido ao teor de pectina - “gelatina” natural.
Ingredientes da receita
Para fazer geléia você só precisa de dois ingredientes: açúcar e frutas vermelhas - groselhas.
As proporções são observadas de acordo com a receita específica.
Especificidades da seleção do produto
Os bagos para compota crua devem ser seleccionados maduros e demasiado maduros, para que o sabor do produto final se torne mais pronunciado e brilhante. Antes da colheita, as groselhas devem ser separadas dos galhos, caules e frutos estragados. Em seguida, deve ser enxaguado em água fria e colocado sobre uma toalha para secar para escorrer o excesso de água.
Como preparar o recipiente?
Os melhores recipientes para armazenar geleia fria são potes pequenos, com aproximadamente 250-500 mililitros de volume. Esses potes são especialmente convenientes para guardar na geladeira.
Preparar o recipiente antes de colocar a geléia envolve lavar, esterilizar e secar:
- É melhor não usar detergente químico, mas optar por sabão em pó ou uma mistura de refrigerante e mostarda em pó. Você também precisa usar uma esponja de prato nova.
- Existem várias maneiras de esterilizar frascos. Por exemplo, em um forno de micro-ondas: para fazer isso, despeje água em potes de 1 a 1,5 centímetros do fundo e aqueça por 4 a 5 minutos a uma potência de 700 a 800 Watts.As tampas são fervidas no fogão em uma panela por 5 a 7 minutos. Ao esterilizar em água fervente, os potes e as tampas são colocados em uma panela com água quente e fervidos por 6 a 7 minutos. Em seguida, são retirados com cuidado e colocados de cabeça para baixo para secar.
- Seque os recipientes de geléia em uma toalha limpa até que a umidade evapore completamente.
Como fazer geléia de groselha sem cozinhar?
A tecnologia para fazer geléia fria é muito simples, mas, mesmo assim, as receitas variam entre as donas de casa. Vejamos alguns deles:
- "Golpe rápido." Passe os frutos preparados (1 quilo) por um moedor de carne ou pique no liquidificador e depois misture com o açúcar (1,5 quilo). Mexa até que este esteja completamente dissolvido. A geléia está pronta!
- "Geléia crua." Passe os frutos silvestres (1 quilograma) por uma peneira e acrescente o açúcar (2 quilogramas). Para dissolver o açúcar, leve ao fogo o recipiente com o purê doce e aqueça a 50-60°C, mexendo sempre. Divida a geléia em potes. Depois de esfriar, ficará parecido com geléia.
- "Geléia fria." Passe as passas (1 quilograma) por uma peneira. Adicione o açúcar granulado (1,2 kg) e misture bem. O açúcar se dissolverá em duas horas, momento em que os potes poderão ser preparados. Durante este tempo, mexa periodicamente a massa da baga. Caso se forme espuma, ela deve ser removida ao final do processo. Coloque o purê em potes e polvilhe 1 colher de sopa de açúcar granulado por cima.
Como armazenar adequadamente as peças de trabalho?
A geléia fria preparada deve ser armazenada em local fresco e escuro. O melhor armazenamento é na geladeira, mas você também pode fazer potes em um porão fundo e frio.