Num pinhal, quase agachado no chão, cresce uma baga chamada “drupa”. Por outro lado, também é chamada de “romã do norte”. Na cor e no sabor lembra muito esta fruta do sul. Seus frutos são redondos, com sementes grandes, e a partir do suco agridoce são preparados diversos molhos, geleias, marinadas e vinhos. A mais popular é a geléia de frutas com caroço, que faz uma delícia no inverno frio. Muitas pessoas preferem congelar o fruto, pois ele não perde suas propriedades benéficas mesmo nesta forma.
Características de fazer geléia de frutas com caroço para o inverno
Para fazer geléia ou outras preparações com frutas vermelhas, você terá que trabalhar muito para coletá-las. Infelizmente, os frutos não são vendidos no mercado, mas os frutos amadurecem de julho a setembro. Além disso, é necessário conhecer o local do seu “habitat”.
A aparência da pedra óssea lembra uma joia. Para se preparar para o inverno, as sementes são frequentemente removidas dos frutos. Porém, os nutricionistas não recomendam jogá-los fora, pois conferem ao prato um sabor agridoce, tornando-o menos calórico.
Se desejar, as sementes são lavadas, secas, moídas no moedor de café e utilizadas como tempero.
Regras para escolher frutas vermelhas
As drupas são colhidas no verão, até meados do outono. Os frutos devem ser redondos, de cor vermelha brilhante e ter gosto de romã. As folhas são geralmente em forma de diamante, de cor verde brilhante.
Isto é interessante! Se as folhas enrolarem, significa que o dia estará quente, e se derreterem, significa que o dia será chuvoso..
Para evitar que a geléia estrague por muito tempo, é preciso escolher os frutos silvestres certos, que devem ser bem densos, suculentos e não machucados. Os ossos colhidos são colocados em um balde ou cesto de fundo grosso. É necessário preparar um prato com os frutos silvestres no dia da colheita ou deixar para o dia seguinte, cobrindo previamente com açúcar granulado.
Como preparar adequadamente o recipiente?
Como qualquer preparação de inverno, a geléia de frutas com caroço é armazenada em recipientes de vidro, que devem ser preparados com antecedência. Para isso, lave os cilindros em água corrente com sabão em pó e refrigerante. Coloque sobre uma assadeira e leve ao forno elétrico frio, ligue a cento e vinte graus, espere até os cilindros esquentarem.
Em quinze minutos os potes estarão quentes e prontos. De acordo com as regras, a geléia é colocada em recipientes ainda quente.
Como fazer geléia de frutas de caroço em casa?
Em casa, primeiro um quilo de frutas vermelhas é separado do pedúnculo, lavado e colocado em uma peneira para escoar o excesso de água. Seque sobre panos de cozinha limpos e despeje a calda quente, para prepará-la é necessário misturar e ferver duzentos gramas de açúcar e dois copos de água.
Deixe esfriar completamente (pelo menos cinco horas). Depois de um tempo, a calda é escorrida e os bagos são colocados em fogo baixo, levados à fervura, a massa fica mais espessa. Em seguida, despeje a calda novamente e deixe-a pronta novamente em fogo baixo.
Atenção! A prontidão da geléia é determinada com uma colher.
Se a calda escorrer lentamente, como um fio grosso, o prato está pronto. Os bagos devem ser distribuídos uniformemente na calda, não flutuar até o topo e ser vítreos e translúcidos.
Cinco minutos antes do preparo, adicione um pouco de ácido cítrico, despeje no recipiente quente preparado e enrole a tampa.
Receita com sementes
Normalmente esse doce preparo para o inverno é preparado com sementes, pois a geléia é mais saudável e tem sabor picante. Enquanto isso, muitos ainda preferem retirar as sementes dos frutos, citando o fato de que o prato acaba ficando mais macio.
Para a receita com sementes você vai precisar de um quilo de frutas vermelhas, 1,2 quilo de açúcar granulado e dois copos de água. O açúcar é colocado na água, mexido e colocado no fogo. Assim que se dissolver e a calda começar a ferver, acrescente os frutos silvestres com sementes. Após cinco minutos, retire a calda do fogo, retirando a espuma que se formou.
Deixe na bancada por cinco a seis horas para que o caroço fique saturado com a solução doce.Decorrido o tempo previsto, coloque novamente o recipiente com as frutas vermelhas e a calda no fogão por cinco minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Após cinco horas, é novamente colocado em fogo baixo por cinco minutos. O procedimento é repetido mais duas vezes.
Na última etapa, o recipiente é preparado, preenchido com calda quente com frutas vermelhas, enrolado, embrulhado em uma manta quente e deixado esfriar completamente. Guarde em local fresco.
Opção sem sementes
Os bagos são separados, separados dos caules, lavados numa tigela com água e passados por um passador. Os ossos são removidos por meio de um dispositivo especial. Cubra com açúcar e deixe durante a noite. Para um quilo de fruta com caroço você precisará de um quilo e meio de açúcar.
As frutas darão suco durante a noite, por isso não coloque água na tigela. Leve ao fogo baixo, certificando-se de que o açúcar se dissolva. Se formar espuma, remova-a. Assim que a calda ficar viscosa, retire do fogo e despeje em potes esterilizados.
Data de validade e regras de armazenamento
A geléia bem preparada pode ser armazenada por três anos em local fresco. Se azedar no primeiro mês, significa que algumas regras de armazenamento ou preparo do produto foram violadas.
Se for ingerido menos açúcar do que o necessário, o prato azeda. Caso contrário, pode ficar açucarado. Se os frutos estiverem estragados, a geléia não poderá ser armazenada por mais de um mês. Se o recipiente for processado incorretamente, o produto acabado começa a mofar.