A geléia de inverno à base de figo e pêssego irá deliciar a todos com seu sabor rico e único. Esta iguaria não só é saborosa, mas também saudável. As variedades de figo contêm muitas vitaminas, ácidos benéficos e minerais. Na geléia bem preparada, a fruta deve derreter na boca, mesmo após um longo período de armazenamento. Os pêssegos de figo são um híbrido de duas frutas, então você precisa conhecer algumas das características de fazer geléia para o inverno com eles.
Características de fazer geléia de figo e pêssego para o inverno
O processo de fermentação em si não é complicado e não requer muito tempo ou despesas. Para obter a geléia perfeita, o principal é preparar bem os recipientes e ingredientes, respeitar rigorosamente a dosagem necessária dos produtos e seguir corretamente os passos da receita.
Dependendo do estado de maturação da fruta, a compota resultante pode ter uma consistência diferente. Se a geléia ficar muito grossa, adicione um pouco de água fervente e cozinhe. Se a geléia ficar líquida, algumas donas de casa acrescentam gelatina ou farinha.
Ingredientes da receita
Para fazer geléia de figo e pêssego, você precisa dos seguintes ingredientes:
- quilograma de pêssegos de figo;
- quilograma de açúcar;
- meio copo de água;
- um limão pequeno;
- meio pau de canela;
- ramo de hortelã.
Não faria mal nenhum adicionar uma pitada de cardamomo moído e pimenta rosa.
Preparação de matérias-primas
Frutos de maturação média são selecionados para geléia. As frutas não devem ser duras ou maduras demais. Os muito maduros são bons para compotas ou compotas.
As frutas devem ser lavadas várias vezes com água morna. Deixar ou não a casca cabe a cada um decidir por si. A casca dos figos contém mais da metade das vitaminas, mas eles têm um sabor específico e nem todo mundo gosta deles.
O processo de descascamento deve ser realizado antes do cozimento propriamente dito. É necessário mergulhar cada fruta em água fervente e imediatamente jogá-la em água fria. Este procedimento removerá a pele por conta própria. Sem a casca, a polpa do pêssego figo escurece. Colocar as frutas descascadas em uma solução aquosa de ácido cítrico ajudará a evitar tal reação.
As sementes da fruta podem ser deixadas ou removidas.Não alteram em nada o sabor e o resultado final da compota.
Como preparar recipientes
Os potes de vidro devem ser bem lavados com solução de refrigerante. A água deve estar morna, em vez de refrigerante pode-se adicionar mostarda em pó. Então você precisa esterilizar os frascos por cerca de 15 minutos. Não se esqueça das tampas - elas também precisam ser lavadas com água com gás e mantidas em água fervente por alguns segundos.
Como fazer geléia de figo e pêssego?
Preparação passo a passo de geléia de figo e pêssego:
- Corte a fruta em rodelas, retirando primeiro a casca e as sementes.
- Coloque os cachorros em uma panela e polvilhe com açúcar e raspas de limão raladas. Espere algumas horas.
- Despeje a água sobre as frutas, acrescente a canela e a hortelã. Leve a mistura para ferver e, em seguida, reduzindo o fogo, cozinhe por cerca de meia hora.
- No final do cozimento, esprema o suco de limão na panela. Misturar. Retire do fogão.
- Despeje em potes. Rolar.
Opção sem água
Os pêssegos são frutas tenras e suculentas, por isso pode-se fazer geléia com eles sem água. São necessários dois ingredientes (proporções iguais em massa) - figo, pêssego e açúcar.
Corte os cachorros preparados e coloque-os em camadas com açúcar em um recipiente onde será cozida a geléia.
Leve à geladeira por cerca de seis horas. Após este tempo, leve para ferver em fogo alto e reduza imediatamente o fogo. Cozinhe em fogo baixo por duas horas.
Regras de armazenamento de produtos
Recomenda-se guardar os potes de geléia de figo e pêssego em local fresco e bem ventilado. Os potes não devem ser expostos à luz solar direta, é preferível escolher um quarto escuro. Para isso, os potes são colocados na adega ou na geladeira.
Em média, a geléia fica armazenada por cerca de um ano.