A combinação da doçura do mel da pêra e da acidez aromática do limão confere um sabor único que não deixa ninguém indiferente. Por isso, os preparativos de inverno à base dessas frutas ocupam um lugar especial para cada dona de casa. O processo de preparo da iguaria é bastante complicado, mas seguindo à risca as dosagens e recomendações indicadas na receita, você pode fazer geléia de pêra com limão para o inverno sem muita dificuldade.
Características do preparo de geléia de pêra com limão para o inverno
Toda a dificuldade do processo de preparação desta geléia reside no fato de ser necessário obter uma tonalidade âmbar do produto final. Nesse caso, a iguaria ficará saborosa e linda. Para isso, será necessário ferver as frutas por quatro ciclos de tratamento térmico, evitando que a geléia ferva.
Ingredientes necessários
Todos os ingredientes necessários no processo de cozimento são simples e acessíveis.
Você precisará de:
- peras – 2kg;
- limão de tamanho médio – 2 unid.;
- água purificada – 250 ml;
- açúcar – 2kg.
O rendimento de geléia deste conjunto de produtos é de 2 litros.
Como preparar produtos?
Peras de qualquer variedade, tamanho e sabor são adequadas para o preparo de inverno, o principal é que sua polpa seja suficientemente firme e não madura demais, caso contrário a iguaria ficará parecida com geléia. As peras precisam ser bem lavadas e a casca removida com uma faca. Em seguida, corte cada fruta em 4 partes e retire o miolo. A etapa final do preparo é o corte em fatias em todo o comprimento com espessura não superior a 1,5 cm.
Primeiro enxágue os limões com água fervente e depois lave-os bem para remover a camada de parafina da superfície da casca.
Em seguida, com uma faca de governanta, corte as raspas sem tocar na camada branca subsequente. Contém a principal quantidade de óleos essenciais que podem dar amargor à geléia. Essas fibras devem ser cuidadosamente retiradas à mão até que reste apenas a polpa. No final do preparo, corte o limão em rodelas de pelo menos 0,5 cm de espessura.
Também é importante retirar todas as sementes da fruta, pois durante o tratamento térmico emitem um amargor característico, que prejudica o sabor do produto final.
Regras para preparar pratos
Para preparar a geléia, deve-se usar uma tigela de cobre ou esmalte com fundo grosso. Isso eliminará a possibilidade de queimaduras durante o processo de cozimento.
Recomenda-se acondicionar o produto acabado em potes de vidro intactos com volume de 0,5-1 litro. Eles precisam ser lavados previamente com detergente e depois enxaguados duas vezes em água morna e fria. Por fim, vaporize os recipientes limpos em banho-maria por 15 minutos.
Como fazer geléia de pêra “real” com limão?
Para fazer uma deliciosa geléia com um lindo tom âmbar, é necessário seguir à risca os passos básicos do preparo.
Algoritmo de ações:
- Coloque as rodelas de pêra descascadas em um recipiente separado e cubra com açúcar (1,5 kg), tampe e deixe em infusão.
- Coloque os limões cortados em uma panela, acrescente o açúcar restante e deixe descansar por 2 a 3 horas para que as frutas cítricas liberem o suco.
- Passado o tempo, despeje água (250 ml) nos limões, leve o recipiente ao fogo baixo, leve para ferver e ferva por 10 minutos.
- Despeje a mistura quente de limão no recipiente com as peras e, com uma espátula, mergulhe as frutas até que a calda as cubra completamente, deixe por 5 horas, tampado com uma tampa.
- Ao final do tempo de espera, leve o recipiente ao fogo, leve para ferver e ferva por 10 minutos. Neste caso, a iguaria não deve ferver, apenas ferver, e para que cozinhe uniformemente é necessário mexer constantemente da borda do recipiente para o centro. Deixe em infusão por 5-6 horas.
- Repita o processo de fervura mais 3 vezes em intervalos de 5-6 horas.
- Ao terminar, distribua a mistura resultante em potes e enrole as tampas.
- Vire os recipientes de vidro de cabeça para baixo e cubra com um cobertor quente até esfriar completamente.
A duração da última etapa de cozimento depende da consistência desejada do produto final.Quanto mais você cozinhar a geléia, mais espessa ela ficará.
Como armazenar guloseimas adequadamente?
Os potes de geléia prontos podem ser colocados na despensa. O tratamento térmico suave das frutas em vários estágios ajuda a preservar a maioria dos nutrientes e torna possível o armazenamento em temperatura ambiente. O prazo de validade da geléia é de 2 anos se todas as etapas de preparo e preparo forem seguidas.