A melhor forma de colher peras é preparar um doce com as frutas suculentas. A geléia de pêra com adição de sementes de papoula torradas tem um aspecto incomum, consistência delicada e aroma incrível. Os gourmets criaram muitas formas diferentes de preparar sobremesas de inverno, e uma das mais deliciosas é a receita de geléia de pêra com sementes de papoula.
Características de preparo de geléia de pêra para o inverno
Para descobrir novas combinações de sabores, é uma boa ideia adicionar diversas ervas e temperos. Ao cozinhar a geléia de pêra, não é recomendável sair do fogão, pois a massa queima rapidamente.
Para que o preparo doce tenha um sabor mais delicado, é recomendável retirar primeiro a casca da fruta. Para isso, são regados com água fervente e embebidos em água fria. A pele muito grossa deve ser removida. Para uma textura mais delicada, recomenda-se usar um liquidificador, mas você pode amassar a fruta com um garfo.
Durante o cozimento, formar-se-á espuma, que deverá ser retirada com uma colher especial.
Ingredientes da receita necessários
Para preparar uma sobremesa de pêra incomum e saudável você precisará do seguinte conjunto de ingredientes:
- peras - meio quilo;
- suco de limão – 3 colheres grandes;
- açúcar granulado – 150 gramas;
- sementes de papoula alimentar – 2 colheres grandes.
Se as frutas forem muito doces, use menos açúcar granulado para cozinhar. O sabor do preparo de inverno pode ser diluído com limão e outras frutas cítricas.
Regras para escolha de matérias-primas
Para obter uma sobremesa perfumada e saborosa, selecionam-se apenas frutas maduras e sem sinais de deterioração. As peras podem ser consumidas em qualquer tamanho e variedade, mas as frutas macias e suculentas são as melhores.
As frutas para fazer a sobremesa de inverno são colhidas com a mesma maturação para que a geléia fique homogênea e não contenha pedaços mal cozidos. Para preparar a iguaria você precisará de sementes de papoula de qualidade alimentar.
Preparando recipientes antes de iniciar o processo
Todos os recipientes de conservação e demais acessórios estão sujeitos a esterilização obrigatória. Uma colher de madeira e uma tampa são tratadas com água fervente ou vapor.Os recipientes de vidro devem ser processados de qualquer forma conveniente: colocar e manter por dez minutos em forno quente, aquecer no micro-ondas, manter em banho-maria em panela ou banho-maria.
Para que o produto seja armazenado por mais tempo, recomenda-se pasteurizar os recipientes cheios. Para isso, os potes com o conteúdo são tampados e colocados em uma tigela funda com água fervente e deixados por dez minutos.
Etapas de cozimento
Em primeiro lugar, é necessário preparar a fruta para a conservação: a fruta é lavada, descascada, o miolo é cortado e a pêra cortada em cubos iguais. A seguir, os pedaços são colocados em uma tigela, regados com suco de limão e polvilhados com açúcar granulado.
Após mexer, a massa é deixada por duas horas para liberar o suco. Após o tempo previsto, as frutas são transferidas para uma panela, fervidas e cozidas em fogo brando por meia hora. A mistura deve ser mexida constantemente com uma colher de pau.
Em seguida, metade da peça é triturada no liquidificador e as sementes de papoula selecionadas são fritas em uma frigideira seca por três minutos. As sementes de papoula são misturadas com geléia e fervidas por mais dez minutos. Resta apenas colocar a guloseima pronta em recipientes e enrolá-la. Depois de um dia, a geléia é guardada para armazenamento.
Como armazenar adequadamente as peças de trabalho?
Se o preparado de pêra doce foi enrolado em recipientes preparados de acordo com todas as normas, é permitido o armazenamento em temperatura ambiente. Porém, para aumentar a vida útil, recomenda-se o armazenamento em local escuro e fresco. O conteúdo dos recipientes não se deteriorará durante três anos. Os potes sem esterilização são guardados na geladeira por um ano.