Uma ótima maneira de preparar peras é fazer geléia com elas e, com a adição de canela, a guloseima fica picante. A fruta doce continua sendo uma das mais queridas. Portanto, toda dona de casa deve preparar um lote de sobremesa aromática.
As sutilezas de fazer geléia de pêra com canela para o inverno
Donas de casa experientes compartilham seus segredos para fazer sobremesas.Seguir algumas regras permitirá que você obtenha a geléia perfeita:
- Com a adição de diferentes frutas silvestres, frutas e temperos, você pode criar suas próprias variações da sobremesa.
- Durante o cozimento, não saia do recipiente, pois a massa pode queimar nas paredes. Isso vai estragar o sabor da geléia.
- Se as peras tiverem casca grossa e áspera, ela deve ser removida. Caso contrário, o sabor da sobremesa ficará estragado.
Ao fazer geléia de acordo com a receita escolhida, é preciso ter cuidado com a doçura. A quantidade de açúcar é reduzida se a variedade de pêra for muito doce. Além disso, a porção é dividida ao meio.
Características de escolha de ingredientes
Se uma pessoa tiver a oportunidade de colher frutas que crescem em seu próprio jardim, isso será feito em um dia ensolarado. Graças a esse truque, as frutas dão sabor ao prato. As peras para geléia devem ter a mesma maturação. Assim a geléia ficará homogênea, sem pedaços duros.
Preparando recipientes
Ao fazer geléia, você precisa de um conjunto padrão de utensílios de cozinha - uma panela para cozinhar, um palito de madeira para mexer, tampas e potes. Os dois últimos são esterilizados em vapor quente.
Como fazer geléia de pêra com canela
Este tempero foi escolhido para sobremesa por um motivo. A canela combina perfeitamente com a pêra, transformando a geléia comum em uma sobremesa requintada. O processo de cozimento não leva muito tempo e o resultado é uma iguaria linda.
Receita clássica
Minhas avós faziam geléia com essa receita. Ingredientes:
- peras - 1kg;
- açúcar - 1kg;
- água - 200ml;
- canela - a gosto.
Preparação:
- As frutas lavadas são cortadas em cubos e colocadas em uma panela. Uma camada de fruta alterna com açúcar.
- O recipiente é colocado em fogo baixo. A mistura é agitada até que os grãos estejam completamente dissolvidos.A espuma que se forma na superfície é removida.
- A massa doce é cozida até que a pêra fique macia e transparente.
A geléia é colocada em potes e imediatamente enrolada.
Com limão
Para 1 kg de peras leve:
- açúcar - 1kg;
- canela em pó - 1 colher de sopa. eu.;
- limão - 1 unid.
Processo de cozimento:
- As peras cortadas em cubos são polvilhadas com açúcar. Após 12 horas de infusão, liberarão suco suficiente, o que indica que a massa está pronta para cozinhar.
- Antes de ligar o fogão, adiciona-se canela às frutas.
- A geléia é cozida em três porções.
- O limão é adicionado no final para preservar o máximo de nutrientes.
A fruta ácida pode ser usada de qualquer forma. Pode ser moído em um moedor de carne ou cortado em cubinhos. Usos aceitáveis de suco de limão.
Com baunilha e limão
A geléia é preparada segundo esta receita de uma forma inusitada. As peras são cortadas em pedaços. Um xarope é feito de açúcar, água, paus de canela, suco de limão e conhaque. O líquido doce é adicionado à fruta e levado ao fogo.
A geléia é fervida em três porções. A massa ferve, depois cozinha por 5 minutos, retira do fogo e esfria. Isto é repetido mais duas vezes. No final é colocado em potes esterilizados. E após o resfriamento completo, o recipiente é levado à adega para armazenamento.
Com laranjas
Para sobremesa, as peras e a calda são preparadas separadamente. As frutas são cortadas em fatias ou cubos. A casca é retirada da laranja. A polpa é cortada em rodelas e adicionada às peras.
As cascas de laranja são fervidas em água. Após 5 minutos de cozimento, eles são retirados e adicionado açúcar granulado. A calda estará pronta quando os cristais estiverem completamente dissolvidos.
O líquido doce é misturado com frutas picadas e a massa é fervida. Como resultado, a geléia deve ferver até que os pedaços de fruta fiquem transparentes.A massa quente não é retirada do fogo, mas gradualmente colocada em potes.
Com cravo
A receita não difere da clássica exceto pela adição de cravo. O tempero é adicionado no final do cozimento para que o aroma seja pronunciado. O cravo é usado inteiro ou picado. O último fato depende das preferências de gosto da dona de casa.
Como e por quanto tempo as preparações podem ser armazenadas?
A sala onde as peças estão localizadas não deve ser quente ou úmida. O ar seco e a escuridão são as melhores condições de armazenamento. Se a geléia for preparada de acordo com todas as regras e colocada em potes esterilizados, ela permanece adequada por 2 a 3 anos. Uma guloseima com aditivos não custa mais que um ano.