A perfumada geléia de âmbar feita de rodelas de pêra com limão tem um sabor excelente e é fonte de substâncias úteis. É consumido como sobremesa independente ou utilizado como recheio de assados.
Especificações do preparo de geléia âmbar de pera com limão para o inverno
Para obter uma sobremesa saborosa, escolha frutas maduras sem sinais de apodrecimento ou danos por insetos. As peras podem ser de qualquer tamanho e variedade. Os frutos são esmagados ou conservados inteiros.
Você pode adicionar outras frutas à geléia - maçã, limão ou laranja. Vale considerar que o novo ingrediente afeta o sabor. Portanto, adicionar limão à geléia de pêra irá azedá-la, mas não permitirá que o produto adoce por muito tempo.
O tempo de cozimento depende da maturação da fruta e varia de 1 a 1,5 horas.
Ingredientes da receita
Para preparar geléia de pêra e limão, deve-se seguir as proporções da fruta. Se as frutas forem suficientemente doces, será necessário menos açúcar.
Ingredientes:
- peras – 2kg;
- meio limão maduro;
- açúcar – 1-1,5 kg;
- água – 200 ml.
A quantidade de limão pode ser aumentada dependendo das preferências de gosto. Você pode adicionar mel e açúcar baunilhado ao preparo.
Preparação de matérias-primas
Os frutos para colheita são escolhidos como de tamanho médio, verdes e densos. Retire os talos e lave bem. Manchas escuras e depressões são eliminadas.
Peras pequenas podem ser fervidas inteiras, mas geralmente a fruta é dividida em rodelas ou cubos. A casca da fruta não é removida.
Os limões são cortados em rodelas finas e as sementes são removidas. Deixe as raspas da fruta - isso dará à geléia um delicado aroma cítrico.
Preparando recipientes
O recipiente para armazenamento da geléia de pêra âmbar não deve estar danificado, rachado ou lascado. Na maioria das vezes, são usados potes do mesmo tamanho, feitos de vidro transparente ou verde claro. Os recipientes são primeiro lavados com bicarbonato de sódio e enxaguados várias vezes com água.
Para garantir a segurança do produto, o recipiente é esterilizado. Isto pode ser feito de forma cómoda: vapor quente, no forno, micro-ondas ou banho-maria. A duração do procedimento é de 10 a 15 minutos.
As tampas também devem passar por um processamento de alta qualidade.São esterilizados junto com potes no forno ou guardados em recipiente com água fervente.
Processo de cozimento
O método de fazer geléia de pêra com limão não é difícil, mesmo para uma dona de casa novata.
Processo:
- Os frutos são lavados e limpos de galhos e folhas.
- O miolo das peras é cortado, dividido em rodelas, a casca não é retirada para preservar a forma.
- Corte o limão em rodelas de 2-3 mm de largura, retire as sementes.
- Despeje o açúcar em um recipiente esmaltado ou panela com revestimento antiaderente e adicione água. Cozinhe em fogo baixo até dissolver completamente.
- Despeje a calda quente sobre as peras e o limão picado e deixe fermentar por uma hora.
- Depois que as frutas dão suco, começa o processo de cozimento. A mistura ferve em fogo baixo por 2-3 horas.
Quando a calda fica transparente, espessa e viscosa, e adquire cor âmbar, o recipiente com geléia de pêra é retirado e acondicionado em recipientes previamente preparados.
Como e por quanto tempo a guloseima é armazenada?
Se a geléia de pêra foi colocada em potes tratados com ar quente e lacrados com tampas esterilizadas, ela pode ser armazenada em temperatura ambiente.
Para prolongar o prazo de validade, recomenda-se manter o produto em local fresco, escuro e seco. A vida útil dos doces de inverno em lata é de 3 anos.
Durante o armazenamento, é importante monitorar a cor da calda e o estado das tampas. Se, ao abrir o pote, houver mofo, bolhas ou odor desagradável na superfície, a geléia é imprópria para consumo.
Se a calda cristalizou, isso indica que as frutas eram doces e não foi adicionado “acidez” à mistura de frutas. Você pode corrigir a situação colocando a jarra em água quente por várias horas.
Após abrir o recipiente com geléia de pêra, recomenda-se consumir o produto em 1 a 2 semanas.