A romã oriental é um verdadeiro depósito de nutrientes e microelementos. Seu uso sistemático ajuda a restaurar as forças, prevenir o desenvolvimento de anemia e melhorar a imunidade. Para ter sempre uma romã à mão, você pode fazer geléia com a adição de vários ingredientes. Diremos como preparar uma deliciosa iguaria de romã.
- Benefícios e teor calórico da geléia de romã
- Como selecionar e preparar o produto principal
- Métodos e receitas para fazer geléia
- Opção simples clássica
- Sem sementes
- Com nozes
- Com maçã
- Com limão
- Com feijoa
- Com framboesas doces
- Com marmelo
- Com sorveira
- Regras para armazenar preparações de inverno
- O que pode ser preparado e como servir geléia de romã
Benefícios e teor calórico da geléia de romã
O conteúdo calórico da sobremesa depende da quantidade de açúcar utilizado durante o cozimento e dos componentes adicionais. Em média, chega a 143 kcal por 100 g de produto. Quais são os benefícios desta iguaria?
A casca da romã tem um efeito adstringente que não desaparece nem durante o cozimento. Ao consumir geléia de romã, você pode:
- fortalecer o sistema imunológico;
- melhorar a microflora do intestino delgado;
- restaurar a força, repor a energia e o equilíbrio vitamínico-mineral;
- prevenir o desenvolvimento de arritmia;
- estabilizar a função cardíaca;
- melhorar a coagulação do sangue;
- livrar-se da estomatite.
Como selecionar e preparar o produto principal
Escolha uma granada de cor rosada e sem manchas. A fruta com casca perfeitamente lisa e lisa ainda não está madura, por isso é melhor não comprá-la.
Lave bem as frutas, corte-as, retire todos os grãos e descasque-os da película. Esprema o suco dos grãos e passe por uma peneira fina ou várias camadas de gaze para retirar as sementes. O suco puro de romã será o ingrediente principal da geléia.
Métodos e receitas para fazer geléia
Considere receitas populares de geléia de romã.
Opção simples clássica
Você vai precisar de 4 romãs grandes, 300 g de açúcar e 200 ml de suco de romã.
Despeje o suco sobre o açúcar e ferva em fogo baixo. Assim que escurecer, adicione as sementes de romã descascadas e mexa. Deixe a geléia por uma hora, depois ferva e cozinhe por 25 minutos em fogo baixo. Em seguida, despeje em potes esterilizados.
Sem sementes
Numa panela coloque 1 kg de sementes de romã descascadas, 1 kg de açúcar, esprema o sumo de dois limões grandes e regue com 200 ml de sumo de romã.Ferva por 15 minutos, mexendo sempre, até o açúcar derreter completamente e a polpa começar a se separar dos grãos. Passe a mistura por uma peneira e leve ao fogo.
Se você despejou suco caseiro, adicione 250 g de açúcar à geléia e ferva por 10 minutos. Se for comprado em loja, basta cozinhar a mistura até engrossar. Em seguida, despeje em potes limpos, deixe esfriar e leve à geladeira.
Com nozes
Descasque 3 romãs grandes. Reserve um quinto de todos os grãos e esprema o suco fresco do restante. Em seguida, adicione 750 g de açúcar e ferva por 20 minutos. Adicione à calda as restantes sementes de romã e 250 g de miolo de nozes, não muito picados. Ferva por 20 minutos. Antes de desligar, adicione um pouco de açúcar baunilhado.
Com maçã
Lave 3 maçãs grandes, retire o caroço, corte em rodelas, polvilhe com açúcar e deixe por algumas horas. Descasque a romã. Ferva as maçãs por 60 minutos em fogo baixo, depois adicione sementes de romã, gengibre e canela e cozinhe por mais 30 minutos. Retire, deixe esfriar em temperatura ambiente e coloque em potes.
Com limão
Descasque 3 romãs. Despeje os grãos em uma panela, acrescente 100 g de açúcar, 125 ml de suco de romã fresco e um pouco de pimenta vermelha. Ferva a mistura em fogo baixo e cozinhe por mais 20 minutos. Deixe esfriar até a temperatura ambiente, esprema o suco de meio limão grande e mexa bem. Se a massa ficar muito grossa, acrescente um pouco de água e mexa. A geléia está pronta.
Com feijoa
Misture as sementes descascadas de 1 romã com 950 g de feijoa e triture no liquidificador. Adicione 1 kg de açúcar à mistura. Misture tudo bem. Quando o açúcar estiver completamente dissolvido, misture bem a mistura novamente.Despeje a geléia pronta em potes limpos, cubra com tampas bem fechadas e coloque na geladeira.
Com framboesas doces
Faça suco fresco de 2 romãs, dilua em água na proporção de 1:0,5. Deixe ferver e adicione 500 g de água. Misture as sementes descascadas de 2 romãs com 150 g de framboesas, despeje a calda, leve para ferver e cozinhe meia hora em fogo baixo. Pouco antes de desligar, esprema o suco de um limão médio, acrescente um raminho de tomilho por 5 minutos e retire. Despeje a geléia em potes.
Com marmelo
Rale 1 kg de marmelo em um ralador grosso, adicione 200 ml de água e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos. Em seguida, coloque 500 ml de suco de romã e 1,5 kg de açúcar na panela. Deixe ferver e cozinhe por 1 hora. A geléia deve ser mexida constantemente, caso contrário queimará. 5 minutos antes de retirar do fogo, acrescente o suco de meio limão. Despeje a geléia pronta em potes limpos, cubra com uma manta e deixe esfriar.
Com sorveira
Descasque 2 romãs grandes. Em uma panela, misture 500 ml de água, 700 g de açúcar, 125 ml de suco de romã e ferva a calda. Quando ferver, cozinhe por mais 7 minutos. Adicione 500 g de sorveira, sementes de romã e ferva por alguns minutos, mexendo gradualmente. Coloque a geléia em local isolado por 10 horas, depois ferva novamente e cozinhe por 5 minutos. Se desejar, você pode adicionar um pouco de suco de limão. Coloque a geléia resfriada em potes.
É melhor colher a sorveira após a primeira geada. Se você colheu as frutas quando estava quente lá fora, coloque-as no freezer por vários dias e depois deixe-as de molho em água fria por 24 horas.
Regras para armazenar preparações de inverno
As preparações de romã de inverno devem ser armazenadas em local fresco e escuro. Eles são adequados para consumo dentro de um ano após o enlatamento.
O que pode ser preparado e como servir geléia de romã
A partir de geléia de romã pronta você pode fazer deliciosos sorvetes caseiros e molhos para pratos de carne. A geléia espessa será um excelente recheio para tortas ázimas.