Nas casas de veraneio, o espaço é sempre reservado para arbustos frutíferos. A groselha vermelha é cultivada com menos frequência do que a groselha preta, embora ambos os tipos de culturas sejam ricos em vitamina C e contenham pectinas e ácidos orgânicos. Após o tratamento térmico dos bagos, a maior parte das substâncias benéficas são preservadas, a geléia de groselha e a groselha preta são apreciadas com chá e adicionadas às tortas. No inverno, a iguaria protege contra resfriados e satura com vitaminas.
Características de fazer geléia de groselha preta e vermelha
Muitas mulheres fecham várias frutas para o inverno e fazem geléias e compotas com frutas usando sua própria receita comprovada. Para fazer geléia, os frutos vermelhos podem ser consumidos em proporções iguais com a groselha preta, em quantidades menores ou maiores, o que determina a cor e o sabor da mistura.
Produtos necessários
A geléia é preparada de diferentes maneiras. Adquire um tom muito bonito e fica perfumado se você tomar:
- 500g de frutas vermelhas;
- 1kg de frutas pretas;
- 2 quilos de açúcar.
A geléia de groselha, que é boa para as crianças comerem, é lacrada para o inverno e colocada em um recipiente estéril.
Regras para preparar ingredientes
As bagas precisam ser lavadas, os galhos e caules removidos, enxaguados com água fria e transferidos para uma tigela ou panela de plástico ou alumínio.
O açúcar de beterraba não só acrescenta doçura à geléia, mas também mata micróbios, atua como conservante e evita que o produto azeda ou exploda na jarra.
Como preparar o recipiente?
A geléia fervente é colocada em pequenos recipientes de vidro. São bem lavados com mostarda em pó ou refrigerante, secos e colocados na grelha do forno a gás ou elétrico, onde são esterilizados por um quarto de hora. Os bancos são desinfetados:
- no microondas;
- em água fervente;
- mantido acima do vapor.
Após a desinfecção, a louça é colocada sobre uma toalha com o pescoço para baixo, o que evita a entrada de germes. Selecione tampas sem deformações e desinfete-as em água fervente.
Processo de cozimento
Coloque as groselhas vermelhas e pretas puras juntas em uma tigela ou panela, despeje um pouco de água e leve ao fogo alto. Após a fervura, ferva o sortido por 10 minutos, retirando a espuma que se formar.
Deita-se açúcar nas bagas, a mistura volta ao lume, mexe-se com uma colher e ferve-se durante mais um quarto de hora. Quando estiver bem quente, transfira para potes desinfetados.
Para facilitar a limpeza dos detritos dos bagos, eles são colocados em uma peneira e mergulhados em água fria, e os galhos e caules flutuantes são coletados. Geléia saborosa e aromática é feita com um quilo de groselha preta e a mesma quantidade de groselha e açúcar:
- Os frutos silvestres devem ser picados em um moedor de carne.
- A massa preparada deve ser colocada em uma panela.
- Despeje 500 g de açúcar na mistura, após ferver, acrescente todo o conservante.
- Cozinhar as groselhas raladas é suficiente para 6 ou 7 minutos.
Coloque a iguaria em potes desinfetados no forno e feche hermeticamente com tampas estéreis. O recipiente com a peça de trabalho é isolado com uma toalha felpuda ou cobertor virado de cabeça para baixo.
Armazenamento adicional de guloseimas
A geléia de groselha vermelha e preta, à qual foi adicionada uma quantidade insuficiente de açúcar e selada em um recipiente não esterilizado, dificilmente dura seis meses e pode fermentar facilmente.
A geléia de groselha, preparada de acordo com as normas e proporções, pode ser armazenada de 3 a 4 anos mesmo em temperatura ambiente.
Se a massa engrossar muito, acrescente alguns gramas de ácido cítrico, um pouco de água e ferva. A geléia cristalizada é adicionada a tortas, muffins, biscoitos e usada para fazer vinho.