Os damascos são frutas que só têm sabor doce quando consumidas. Às vezes o sabor é muito enjoativo. Limão é adicionado aos damascos para dar acidez. Existem receitas para fazer geléia de damasco com adição de polpa ou suco de limão.
Características do preparo de geléia de damasco com limão para o inverno
Ao usar um componente adicional como o limão, a geléia é cozida sem sementes. Durante o cozimento, as frutas são cortadas em rodelas.Quem gosta de consistência homogênea recebe uma iguaria em forma de purê.
Não há segredos para fazer geléia. Os componentes são fervidos com açúcar até escurecer, a massa é colocada em potes de vidro, que são enrolados com tampas.
Em vez de limão, usa-se também lima, o que não prejudica o sabor da sobremesa.
Ingredientes da receita
A iguaria acaba por ser tão saborosa que à primeira vista parece que contém um grande número de componentes. A receita usa três ingredientes – damasco, limão e açúcar. De acordo com a receita clássica, nada mais é adicionado.
Se desejar, a dona de casa pode alterar o preparo adicionando frutas, frutas vermelhas e temperos. Essas nuances dependem das preferências de gosto de uma pessoa.
Como preparar matérias-primas?
As frutas preparadas são primeiro limpas de pequenos detritos:
- folhas;
- galhos;
- insetos;
- partículas de sujeira.
Depois disso, os damascos são lavados com água, de preferência corrente. A próxima etapa do preparo será a retirada das sementes da fruta. Cada damasco é dividido em duas metades, após as quais o caroço é retirado. Por dentro, assim como por fora, não deve haver pragas. Eles estragam o sabor dos produtos.
O limão não é apenas lavado em água, mas no final é regado com água fervente. Corte em duas metades. As sementes são retiradas da polpa.
Em seguida, eles passam a cortar frutas. Se a geléia for feita em pedaços, tudo é cortado em rodelas ou rodelas. Pare nesta etapa.
Se quiser obter uma consistência uniforme, amasse os damascos com um espremedor de batatas durante o cozimento. O limão é esmagado com um moedor de carne. A massa é misturada para posterior preparação.
Preparando recipientes
É necessário um recipiente para cozinhar. É aconselhável que seja uma panela com fundo grosso.Nesse recipiente, a massa não queimará e a fervura será uniforme. Para mexer, use uma colher de aço inoxidável com cabo longo. A última ferramenta é substituída por uma vara de madeira.
Os potes de vidro são escolhidos para armazenar a massa doce. Se a geléia for consumida dentro de 7 a 12 dias, são usadas tampas de náilon. Para armazenamento de longo prazo no inverno, potes e tampas de lata são esterilizados em vapor quente. As tampas são fervidas em água fervente.
O processo de fazer geléia
A receita está dividida em etapas:
- Depois de preparadas as frutas, polvilhe com açúcar. Uma camada de damascos e limões alterna com cristais brancos.
- Assim que a massa liberar suco suficiente, a panela é colocada no fogo.
- Após a fervura, a geléia é cozida por 30-40 minutos.
- No dia seguinte o procedimento é repetido.
A geléia leva vários dias para ser preparada. Se a massa escureceu, é hora de despejá-la em potes e enrolar as tampas.
Como e por quanto tempo é armazenado?
O prazo de validade padrão da geléia sob tampas de lata no porão, despensa ou adega é de 1 a 3 anos. O prazo de validade aumenta devido ao teor de ácido cítrico na composição. Se a mistura cheirar mal ao abrir o pote, a geléia está estragada e é hora de jogá-la fora.