Uma das melhores maneiras de preparar frutas para o inverno é fazer geléia com elas. Na maioria das vezes, as maçãs são usadas para fazer sobremesas. Mas se você adicionar damascos, além de outras frutas, frutas vermelhas ou temperos, o sabor da iguaria fica mais suave e incomum. Existem muitas receitas comprovadas de geléia de damasco e maçã, algumas das quais discutiremos a seguir.
Características do preparo de geléia de maçã e damasco para o inverno
A adequação do produto para consumo no inverno depende do preparo da fruta e do cumprimento da receita.
Peculiaridades:
- não use frutas maduras demais com sinais de podridão para o preparo - a geléia pode fermentar ou azedar;
- siga a receita, não altere arbitrariamente a quantidade de açúcar;
- não cozinhe demais a geléia até que fique marrom escuro;
- despeje a sobremesa apenas em recipientes limpos e esterilizados;
- siga as regras de armazenamento.
Um ponto importante é retirar as sementes das frutas. Isso é feito para que o ácido cianídrico contido nos grãos não seja liberado na geléia. Esta iguaria dura mais e não faz mal à saúde.
Como preparar matérias-primas?
A escolha certa da fruta determina o sabor e o prazo de validade do produto. É melhor que sejam frutas colhidas no seu próprio jardim. Eles são mais perfumados e suculentos. Porém, você também pode comprar boas frutas na loja se seguir as recomendações:
- opte por frutas maduras, de cor uniforme, sem manchas ou inclusões escuras;
- os frutos devem ter casca grossa, sem rachaduras ou danos;
- os damascos devem ser ligeiramente macios ao toque, as maçãs – pelo contrário, firmes;
- O aroma de maçã e damasco deve ser bem definido, sem impurezas químicas.
Todas as frutas são classificadas antes da colheita, os caules, as folhas e o miolo são removidos. As frutas são bem lavadas e picadas se necessário.
Regras para preparação de contêineres
A duração da conservação depende da limpeza do recipiente. Para fazer geléia, utilize recipientes de vidro com volume de 0,5 a 2 litros. Antes de embalar o produto, os potes são bem lavados com bicarbonato de sódio, enxaguados diversas vezes com água corrente e esterilizados.
Métodos de esterilização:
- no forno;
- em um bule;
- em forno de micro-ondas ou vaporizador;
- cozido no vapor;
- na máquina de lavar louça;
- com o preparo no forno ou panela com água.
O tempo de esterilização depende do tamanho do recipiente, o processo leva no mínimo 15 minutos.
As tampas de costura são feitas de metal com elásticos ou fios. Para esterilizar, coloque-os em uma panela com água fervente por 10 minutos. Trate as tampas imediatamente antes de selar os recipientes.
Como preparar uma iguaria?
A geléia de maçã e damasco é preparada de diferentes maneiras. Especiarias, frutas cítricas, diversas ervas e frutas vermelhas são adicionadas à sobremesa.
Receita clássica
Ingredientes:
- damascos – 1kg;
- maçãs – 1kg;
- açúcar – 1,5kg;
- água – 500 ml.
Pique as maçãs descascadas e sem sementes, adicione água e cozinhe por 5 minutos. Escorra a água, esfrie as frutas e misture com os damascos sem caroço. Prepare a calda de açúcar em um recipiente separado e acrescente às frutas preparadas. Deixe em infusão por 4-5 horas e depois leve ao fogo. Cozinhe o caldo por meia hora. Se as maçãs e os damascos forem muito doces, você pode adicionar 5 g de suco de limão durante o cozimento.
Com adição de canela
Ingredientes:
- maçãs – 500g;
- damascos – 500 g;
- açúcar – 400g;
- água – 100ml;
- canela – 10g.
Lave os damascos, corte-os ao meio, retire os caroços e cubra com açúcar. Retire o caroço das maçãs, descasque-as, adicione água e cozinhe até engrossar. Esmague a massa resultante até formar um purê e misture com fatias de damasco. Adicione canela à mistura e cozinhe por 10 minutos. Coloque a geléia pronta em potes e guarde em local fresco e escuro.
Com viburno
Ingredientes:
- maçãs – 1kg;
- damascos – 500 g;
- viburno – 400 g;
- açúcar – 700g;
- água.
Descasque as maçãs, corte as câmaras das sementes e divida em rodelas.Retire os caroços dos damascos e corte-os ao meio. Coloque as frutas esmagadas em um recipiente, adicione bagas de viburno, água e açúcar. Misture bem a mistura e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Moa a sobremesa engrossada no liquidificador e passe por um pano de algodão para retirar as sementes e a casca dos frutos silvestres. Cozinhe o purê resultante por mais 10 minutos. Retire do fogo e coloque em recipientes esterilizados.
Com erva-cidreira e limão
Ingredientes:
- damascos – 1kg;
- maçãs – 1kg;
- açúcar – 800g;
- limão – 2 unid.;
- Melissa.
Lave as frutas e corte em pedaços pequenos. Polvilhe as frutas trituradas com açúcar, acrescente um copo de água e deixe ferver. Com um ralador, retire as raspas do limão e acrescente à fruta. Misture bem e cozinhe por 10 minutos. Adicione folhas de erva-cidreira à massa doce e leve ao fogo baixo por mais 10 minutos.
A geléia resultante pode ser esmagada até formar um purê ou colocada em potes inalterada.
Especificações de armazenamento
A geléia é armazenada em local fresco, escuro e com baixa umidade. A sobremesa não tolera mudanças ou temperaturas negativas. O produto pode ser utilizado sem sinais de mofo ou fermentação por 3 anos. Se as sementes não foram retiradas da fruta no preparo da sobremesa, a iguaria não pode ser armazenada por mais de um ano.
Mantenha o pote de geléia aberto na geladeira e consuma em 2 semanas.