TOP 5 receitas para fazer geléia de ameixa sem sementes para o inverno

As ameixas são ameixas secas de qualquer variedade. Durante a secagem, a ameixa adquire um sabor “doce”, o açúcar fica concentrado. O produto contém carboidratos, proteínas, potássio, vitamina K e caroteno. A geléia feita com essas frutas é uma guloseima rica em vitaminas e tem um leve efeito laxante, importante para os idosos. Vejamos os meandros de fazer geléia de ameixa para o inverno, vários tipos de receitas e tecnologias de preparo.


Características de fazer geléia de ameixa para o inverno

O melhor sabor é conseguido com a geléia em que os frutos são finamente moídos no liquidificador ou passados ​​por uma peneira fina sem casca. Antes disso, as ameixas são fervidas em um pouco de água em fogo baixo ou mantidas em água morna por vários minutos para amolecer e saturar de umidade.

Como as frutas contêm açúcar concentrado, deve-se adicionar menos açúcar às geléias do que às preparações feitas com frutas frescas e no final do cozimento.

Seleção e preparação de produtos

Os frutos secos são selecionados de acordo com os seguintes critérios:

  • cor – uniforme, preto profundo, sem brilho excessivo, depósitos brancos ou mofo;
  • densidade – média, sem conteúdo líquido em seu interior;
  • aroma – frutado agradável, sem sinais de mofo;
  • É melhor levar com sementes e retirá-las você mesmo devido ao perigo de contaminação excessiva e fragmentos de sementes entrarem na fruta durante o processamento industrial.

O material secante é bem lavado, primeiro em um copo d'água e depois em água corrente, e então inicia-se o tratamento térmico.

ameixas cozidas

Como preparar adequadamente os recipientes?

A geléia de ameixa é um produto altamente calórico, 100 gramas contém 241 quilocalorias devido à grande quantidade de açúcar. Como não dá para comer muito de uma vez, é aconselhável escolher embalagens de 300 a 500 gramas.

Observação! Quanto mais espessa você planeja cozinhar a geléia, mais largo deve ser o gargalo do pote.

As tampas podem ser de metal, polietileno ou vidro, com mecanismo de travamento. Lave o interior dos potes em uma tigela com solução de bicarbonato de sódio, enxágue com água corrente, escalde com água fervente ou esterilize em água fervente por 5-7 minutos.

potes cozidos no vapor

Melhores receitas

A compota muito saborosa é feita segundo receitas clássicas - a forma como as nossas avós moíam a fruta, na peneira e no moedor de carne, e também segundo novas receitas, com chocolate, especiarias e pectina.

Geléia clássica

Se você pegar ameixas sem sementes, deve aquecê-las imediatamente; se for com sementes, primeiro vaporize um pouco a secagem, depois retire as sementes e cozinhe novamente por 20-30 minutos. Ao cozinhar, despeje água para que a fruta fique completamente coberta com água em 2 a 2,5 centímetros.

Produtos necessários:

  • ameixas – 500 gramas;
  • açúcar – 250 gramas.

Depois de amolecer as ameixas, passe-as por uma peneira de metal. Adicione o açúcar à água restante após ferver os frutos secos e prepare uma calda, misture com os frutos moídos e ferva até obter a consistência desejada. Quando estiver bem quente, despeje em potes, feche e mantenha aquecido por 20 a 24 horas.

geléia clássica

Com pectina

A pectina de maçã é um espessante natural para conservas de frutas e frutos silvestres, compotas e geleias.

Importante! Após a adição da pectina, o tempo de fervura da geléia não deve ultrapassar 3 minutos. Se você cozinhar por mais tempo, a pectina será parcialmente destruída.

Produtos necessários:

  • ameixas – 1 quilo;
  • açúcar – 600 gramas;
  • pectina “Pudov” – 1 sachê (10 gramas);

Adicione água às frutas secas, ferva até ficarem macias e pique. Combine o purê com o restante da água e do açúcar do cozimento. Cozinhe por 20-30 minutos. Misture um saquinho de pectina com duas colheres de açúcar e acrescente à geléia. Após 2-3 minutos, retire do fogo. Coloque em potes, enrole e deixe esfriar em temperatura ambiente.

mistura de pectina

Temperado

Preparações incomuns podem ser preparadas adicionando canela em pó, botões de cravo, gengibre, cardamomo e noz-moscada às ameixas picadas.

Produtos necessários:

  • ameixas – 500 gramas;
  • suco espremido na hora de um limão;
  • noz-moscada picada - 1/3 colher de chá;
  • canela – ½ colher de chá;
  • açúcar – 400 gramas.

Mergulhe as frutas secas em água quente até ficarem macias. Moa no liquidificador. Adicione o suco espremido na hora de um limão e o açúcar. Cozinhe até a espessura desejada, pelo menos 30 minutos. No final do cozimento, acrescente os temperos. Despeje em potes, enrole e deixe esfriar em temperatura ambiente.

paus de canela

Com chocolate

Geléia de ameixa com chocolate pode ser colocada em formas de silicone para assar biscoitos. Colocando a guloseima na geladeira por um dia, obtemos uma maravilhosa sobremesa de chocolate.

Produtos necessários:

  • ameixas – 400 gramas;
  • pedaços de chocolate – 600 gramas;
  • açúcar – 250 gramas.

Mergulhe as frutas secas em água até ficarem macias, triture no liquidificador, acrescente o açúcar. Deixe por um período de 6 a 12 horas, por exemplo durante a noite. Em seguida, cozinhe em fogo baixo por 5-7 minutos. Repita o procedimento de cozimento 2 a 3 vezes para obter um doce que não se espalhe.

Rale o chocolate ou corte em pedaços e derreta em uma panela. Encha a assadeira um pouco menos da metade. Coloque a geléia por cima do chocolate e despeje o chocolate por cima.

Após preencher todas as células do formulário, coloque a sobremesa na geladeira. Após o endurecimento, transfira para um saco. Na geladeira, a sobremesa pode ser guardada por até 3 meses.

colher coberta de chocolate

Através de um moedor de carne

Frutas secas cozidas no vapor e sem caroços devem ser passadas por um moedor de carne.

Produtos necessários:

  • ameixas – 1 quilo;
  • açúcar – 750 gramas.

moído em um moedor de carne

Cubra as frutas trituradas com açúcar e deixe de molho por 4-6 horas. Coloque em fogo baixo. Após ferver, cozinhe com agitação constante por 40 minutos. Despeje quente em potes, feche e aqueça sob um cobertor por 20-24 horas.

Regras para armazenar confiture

Em um porão com temperatura constante de 3 a 4 graus ou na prateleira de baixo da geladeira, a geléia pode ser armazenada por até 2 anos. À temperatura ambiente, um doce grosso bem cozido pode ser armazenado por até 1 ano..

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim