As ameixas são ameixas secas de qualquer variedade. Durante a secagem, a ameixa adquire um sabor “doce”, o açúcar fica concentrado. O produto contém carboidratos, proteínas, potássio, vitamina K e caroteno. A geléia feita com essas frutas é uma guloseima rica em vitaminas e tem um leve efeito laxante, importante para os idosos. Vejamos os meandros de fazer geléia de ameixa para o inverno, vários tipos de receitas e tecnologias de preparo.
Características de fazer geléia de ameixa para o inverno
O melhor sabor é conseguido com a geléia em que os frutos são finamente moídos no liquidificador ou passados por uma peneira fina sem casca. Antes disso, as ameixas são fervidas em um pouco de água em fogo baixo ou mantidas em água morna por vários minutos para amolecer e saturar de umidade.
Como as frutas contêm açúcar concentrado, deve-se adicionar menos açúcar às geléias do que às preparações feitas com frutas frescas e no final do cozimento.
Seleção e preparação de produtos
Os frutos secos são selecionados de acordo com os seguintes critérios:
- cor – uniforme, preto profundo, sem brilho excessivo, depósitos brancos ou mofo;
- densidade – média, sem conteúdo líquido em seu interior;
- aroma – frutado agradável, sem sinais de mofo;
- É melhor levar com sementes e retirá-las você mesmo devido ao perigo de contaminação excessiva e fragmentos de sementes entrarem na fruta durante o processamento industrial.
O material secante é bem lavado, primeiro em um copo d'água e depois em água corrente, e então inicia-se o tratamento térmico.
Como preparar adequadamente os recipientes?
A geléia de ameixa é um produto altamente calórico, 100 gramas contém 241 quilocalorias devido à grande quantidade de açúcar. Como não dá para comer muito de uma vez, é aconselhável escolher embalagens de 300 a 500 gramas.
Observação! Quanto mais espessa você planeja cozinhar a geléia, mais largo deve ser o gargalo do pote.
As tampas podem ser de metal, polietileno ou vidro, com mecanismo de travamento. Lave o interior dos potes em uma tigela com solução de bicarbonato de sódio, enxágue com água corrente, escalde com água fervente ou esterilize em água fervente por 5-7 minutos.
Melhores receitas
A compota muito saborosa é feita segundo receitas clássicas - a forma como as nossas avós moíam a fruta, na peneira e no moedor de carne, e também segundo novas receitas, com chocolate, especiarias e pectina.
Geléia clássica
Se você pegar ameixas sem sementes, deve aquecê-las imediatamente; se for com sementes, primeiro vaporize um pouco a secagem, depois retire as sementes e cozinhe novamente por 20-30 minutos. Ao cozinhar, despeje água para que a fruta fique completamente coberta com água em 2 a 2,5 centímetros.
Produtos necessários:
- ameixas – 500 gramas;
- açúcar – 250 gramas.
Depois de amolecer as ameixas, passe-as por uma peneira de metal. Adicione o açúcar à água restante após ferver os frutos secos e prepare uma calda, misture com os frutos moídos e ferva até obter a consistência desejada. Quando estiver bem quente, despeje em potes, feche e mantenha aquecido por 20 a 24 horas.
Com pectina
A pectina de maçã é um espessante natural para conservas de frutas e frutos silvestres, compotas e geleias.
Importante! Após a adição da pectina, o tempo de fervura da geléia não deve ultrapassar 3 minutos. Se você cozinhar por mais tempo, a pectina será parcialmente destruída.
Produtos necessários:
- ameixas – 1 quilo;
- açúcar – 600 gramas;
- pectina “Pudov” – 1 sachê (10 gramas);
Adicione água às frutas secas, ferva até ficarem macias e pique. Combine o purê com o restante da água e do açúcar do cozimento. Cozinhe por 20-30 minutos. Misture um saquinho de pectina com duas colheres de açúcar e acrescente à geléia. Após 2-3 minutos, retire do fogo. Coloque em potes, enrole e deixe esfriar em temperatura ambiente.
Temperado
Preparações incomuns podem ser preparadas adicionando canela em pó, botões de cravo, gengibre, cardamomo e noz-moscada às ameixas picadas.
Produtos necessários:
- ameixas – 500 gramas;
- suco espremido na hora de um limão;
- noz-moscada picada - 1/3 colher de chá;
- canela – ½ colher de chá;
- açúcar – 400 gramas.
Mergulhe as frutas secas em água quente até ficarem macias. Moa no liquidificador. Adicione o suco espremido na hora de um limão e o açúcar. Cozinhe até a espessura desejada, pelo menos 30 minutos. No final do cozimento, acrescente os temperos. Despeje em potes, enrole e deixe esfriar em temperatura ambiente.
Com chocolate
Geléia de ameixa com chocolate pode ser colocada em formas de silicone para assar biscoitos. Colocando a guloseima na geladeira por um dia, obtemos uma maravilhosa sobremesa de chocolate.
Produtos necessários:
- ameixas – 400 gramas;
- pedaços de chocolate – 600 gramas;
- açúcar – 250 gramas.
Mergulhe as frutas secas em água até ficarem macias, triture no liquidificador, acrescente o açúcar. Deixe por um período de 6 a 12 horas, por exemplo durante a noite. Em seguida, cozinhe em fogo baixo por 5-7 minutos. Repita o procedimento de cozimento 2 a 3 vezes para obter um doce que não se espalhe.
Rale o chocolate ou corte em pedaços e derreta em uma panela. Encha a assadeira um pouco menos da metade. Coloque a geléia por cima do chocolate e despeje o chocolate por cima.
Após preencher todas as células do formulário, coloque a sobremesa na geladeira. Após o endurecimento, transfira para um saco. Na geladeira, a sobremesa pode ser guardada por até 3 meses.
Através de um moedor de carne
Frutas secas cozidas no vapor e sem caroços devem ser passadas por um moedor de carne.
Produtos necessários:
- ameixas – 1 quilo;
- açúcar – 750 gramas.
Cubra as frutas trituradas com açúcar e deixe de molho por 4-6 horas. Coloque em fogo baixo. Após ferver, cozinhe com agitação constante por 40 minutos. Despeje quente em potes, feche e aqueça sob um cobertor por 20-24 horas.
Regras para armazenar confiture
Em um porão com temperatura constante de 3 a 4 graus ou na prateleira de baixo da geladeira, a geléia pode ser armazenada por até 2 anos. À temperatura ambiente, um doce grosso bem cozido pode ser armazenado por até 1 ano..