Ameixas perfumadas verdes, amarelas e azuis escuras eliminam a constipação, limpam os intestinos, melhoram a formação do sangue e restauram o sono. Os frutos frescos da árvore frutífera são ricos em ácidos orgânicos, minerais, vitamina C e contêm filoquinona, que regula a coagulação do sangue. Após o tratamento térmico, algumas substâncias benéficas são retidas. A geléia de ameixa em rodelas é uma verdadeira iguaria, mas para evitar que os frutos percam a integridade e as sementes caiam facilmente, recomenda-se utilizar as variedades Dubovki e Vengerka no preparo.
Informações gerais sobre a guloseima
A geléia de ameixa não é apenas saborosa, mas também de cor âmbar. Na calda de açúcar transparente e espessa, as fatias não amolecem e permanecem duras. A sobremesa preparada para o inverno nem sempre pode ser conservada até esta altura, as crianças gostam do seu excelente sabor e conquistam os adultos.
A geléia de ameixa com rodelas é usada como recheio de assados e servida com chá. Além da bela cor âmbar e aroma brilhante, a iguaria:
- satura o corpo com frutose;
- estimula a digestão;
- melhora o humor.
O ferro contido nas frutas é necessário para a anemia. As pectinas evitam o acúmulo de substâncias nocivas.
Ingredientes da receita necessários
Se a variedade húngara não estiver disponível, você também pode levar outras ameixas - amarelas e azuis, nas quais o caroço cai facilmente. Além do açúcar, você precisará de água para preparar a calda. Muitas vezes as mulheres colocam baunilha na geléia e polvilham com canela. Esses ingredientes melhoram o sabor e conferem sofisticação à iguaria.
Recursos de seleção de produtos
Para evitar que as frutas fervam, o preparo para o inverno não vira purê, não se pode usar frutas maduras demais.
Algumas donas de casa deixam as ameixas de molho por várias horas em uma solução de refrigerante, enxáguam abundantemente com água limpa, as frutas ficam mais duras e menos fervidas.
Preparação de recipientes
Os preparados de frutas são lacrados em potes de vidro para armazenamento. O melhor é transferir a geléia para recipientes com volume de 0,5 e 0,75 litros. Primeiro, selecione recipientes que não tenham cortes, rachaduras ou lascas, lave-os bem com mostarda ou refrigerante, enxágue com água limpa e depois esterilize:
- acima do vapor - um quarto de hora;
- em uma panela com água fervente - 15 minutos;
- no forno - a gás ou elétrico pelo mesmo tempo;
- no microondas - várias vezes por 3-4 minutos.
As tampas devem corresponder em diâmetro ao gargalo do frasco, não devem ser deformadas, devem ser desinfetadas em chaleira ou mantidas no vapor.
Como fazer em casa geléia de ameixa em rodelas
Para que as metades ou fatias fiquem inteiras, é preciso ferver as frutas em calda não apenas uma, mas várias vezes. Retire as sementes dos bagos, retire o suficiente para que depois de retirar as sementes fique um quilo de ameixas:
- As frutas lavadas devem ser divididas em rodelas.
- O açúcar deve ser colocado na água e a calda fervida em fogo baixo.
- Coloque as ameixas no líquido doce e ferva por 10–12 minutos.
- A massa da fruta é retirada do fogão e colocada novamente no fogo após 6 horas.
O processo é repetido novamente, mas a peça é infundida pela metade do tempo anterior. Quando a geléia engrossar e adquirir tonalidade âmbar, ferva por 5 minutos, retire a espuma, despeje em potes esterilizados, feche com tampas, vire de cabeça para baixo e isole com um cobertor ou toalha.
Para preparar a calda, leve 350 ml de água e 1300 g de açúcar.
As ameixas amarelas são lavadas, os caroços são retirados e divididos em rodelas, colocadas em uma tigela de esmalte, recheadas com calda e deixadas por um dia. O líquido espremido é fervido, acrescentam-se frutas e fervem até a massa engrossar.
Por quilograma de fruta tome 1,5 açúcar, 3 copos de água.
Termos e regras para armazenamento de peças de trabalho
A geléia de ameixa sem sementes, selada em recipientes estéreis, não estraga por 2 anos. Você pode guardar o preparo na despensa ou na cozinha, após abrir o recipiente é preciso colocar a sobremesa na geladeira e consumir em até uma semana - 10 dias.