É uma das bagas mais saudáveis e também um medicamento eficaz e comprovado, especialmente para constipações. Portanto, é muito importante preservar todas as suas propriedades durante o processamento, muitas das quais desaparecem durante o tratamento térmico. Para o preparo de mirtilos amassados na peneira com açúcar, existem receitas comprovadas que são utilizadas há muitas gerações.
- Recursos de culinária
- Regras para preparação de produtos
- Como preparar adequadamente os recipientes?
- Como cristalizar mirtilos para o inverno?
- Receita clássica
- Uma receita simples de purê de mirtilos
- Opção com laranja
- Com baunilha
- Com maçãs
- Com mirtilos
- Com cranberries
- Com pêra
- Regras para armazenar mirtilos moídos com açúcar
Recursos de culinária
É importante tentar não fazer geleia, mas simplesmente moer frutas frescas e polvilhar com açúcar. Se o tratamento térmico for permitido - não mais do que 5 minutos, isso não prejudicará as propriedades dos mirtilos ou de outras frutas silvestres incluídas na geléia. Mas, ao mesmo tempo, você deve ter mais cuidado ao armazenar o produto acabado.
Regras para preparação de produtos
Todos os frutos são separados, descartando-se os secos e estragados, e também limpos de restos de plantas. As frutas incluídas na geléia também são escolhidas para não estarem podres ou estragadas. Eles são então lavados e secos.
Como preparar adequadamente os recipientes?
Como a geléia não sofre tratamento térmico, os potes devem ser bem lavados e esterilizados. Utilizam o tratamento com vapor quente, colocando o recipiente sobre a frigideira, bem como fritando no forno ou colocando, despejando um pouco de água, no micro-ondas.
Como cristalizar mirtilos para o inverno?
No preparo da geléia de mirtilo cru para o inverno, utiliza-se uma pequena quantidade de ingredientes, que são adicionados frescos. Eles são primeiro passados por um moedor de carne, uma peneira ou um liquidificador.
Receita clássica
Esta é uma receita comprovada e mais comum que permite obter não só uma geléia saborosa, mas também um remédio valioso. Os mirtilos torcidos retêm todas as suas propriedades benéficas, especialmente necessárias no inverno para manter a saúde humana.
Ingredientes:
- mirtilos – 1 quilograma;
- açúcar – de 1 a 2 quilos (de acordo com as preferências de gosto).
Preparação:
- Primeiro, os frutos são separados, limpos de restos de plantas (galhos, folhas) e depois bem lavados com água.
- Em seguida, os frutos são secos despejando-os sobre um pano, pano ou papel toalha.
- Depois é preciso processar os bagos, para isso usa-se um liquidificador, pica-se no moedor de carne ou usa-se uma peneira. Você pode simplesmente esmagar todas as frutas com um espremedor de madeira projetado para fazer purê de batata.
- Agora os mirtilos são cobertos com açúcar e bem misturados, e depois deixados repousar durante a noite, cobrindo a tigela de geléia com gaze. O interessante é que cada um escolhe a quantidade de açúcar de acordo com suas preferências gustativas. Ao adicionar 1 quilograma, pode ser sentido um amargor característico de mirtilo. Os amantes de doces adicionam 1,5-2 kg.
- De manhã, os mirtilos são misturados novamente e colocados em potes esterilizados.
Uma receita simples de purê de mirtilos
Este método de cozimento é o mais simples e leva muito pouco tempo. Mas o resultado é uma geléia excelente, saborosa e saudável. Para isso, leve 1 quilo de frutas vermelhas e açúcar (de 1 a 2 quilos), como na receita clássica.
Os mirtilos são lavados, secos e passados por uma peneira. Mas algumas colheres de açúcar são colocadas no fundo de cada frasco e, em seguida, uma camada de purê de frutas vermelhas é colocada.
Além disso, a camada de mirtilos não deve ultrapassar 2-3 centímetros. Você precisa adicionar açúcar novamente por cima da camada de frutas vermelhas e, em seguida, mirtilos novamente. E assim continuam até que os potes estejam completamente cheios.
Opção com laranja
Uma opção interessante, saborosa e inusitada seriam mirtilos com laranja polvilhados com açúcar. Também pode atuar como molho agridoce. Para 1 quilo de frutas vermelhas, tome 1 quilo de açúcar e laranjas. Corte os cítricos, retire as sementes e triture-os no moedor de carne junto com a casca e os mirtilos. Em seguida, polvilhe com açúcar, deixe durante a noite e pela manhã despeje em potes limpos.
Com baunilha
A adição de vanilina dará à iguaria um aroma especial e melhorará o sabor. Será um excelente recheio para assar e uma sobremesa saudável e independente para o chá. Pegue 2,2 quilos de frutas vermelhas e 2 quilos de açúcar e adicione 2/3 colher de sopa de vanilina.
Segundo a receita, os mirtilos são lavados e depois colocados em uma tigela e levemente prensados com um espremedor.
É importante não exagerar - as frutas devem estar levemente amassadas e com rachaduras na casca. Em seguida, são polvilhados com açúcar e deixados em infusão por uma hora. Em seguida, adicione a vanilina, misture bem e deixe descansar por mais 20 minutos. Depois você pode colocar em potes.
Com maçãs
As maçãs não só enriquecem o sabor dessa geléia, mas também a saturam com vitaminas, macro e microelementos. Para preparar, leve 1 quilo de frutas vermelhas, 500 gramas de açúcar e maçãs e 500 mililitros de água limpa.
A receita requer um pequeno tratamento térmico, que preserva a maior parte dos nutrientes.
Despeje a água sobre os mirtilos em uma panela, leve ao fogo e, deixando ferver, cozinhe por 3 minutos. Em seguida, todos os frutos são retirados e maçãs picadas e açúcar são adicionados à calda resultante. Deixe ferver novamente e cozinhe por cerca de 5 minutos, e depois adicione os mirtilos (para a receita é permitido adicionar frutas vermelhas - inteiras ou amassadas na peneira). Depois de alguns minutos, a geléia pode ser retirada do fogo e colocada em potes.
Com mirtilos
Esta opção culinária é um verdadeiro depósito de vitaminas. Além disso, a geléia acaba sendo original, de cor bonita e sabor brilhante. As frutas são consumidas igualmente - 500 gramas de mirtilos e mirtilos (você pode substituí-los por mirtilos, isso só será benéfico) e 2 quilos de açúcar.As frutas são torcidas no moedor de carne ou no liquidificador, depois polvilhadas com açúcar e deixadas por várias horas. Em seguida, a massa é misturada novamente e colocada em potes.
Com cranberries
Uma geléia extremamente saudável que ajuda em inúmeras doenças. Mas, neste caso, você não deve economizar no açúcar - cranberries e mirtilos não podem ser chamados de frutas saborosas, mas sim o contrário. Moa todas as frutas em uma peneira, use um liquidificador ou processador de alimentos. Em seguida, polvilhe com açúcar, deixe durante a noite e despeje em potes pela manhã.
Ingredientes:
- cranberries – 1 quilograma;
- frutos de mirtilo – 1 quilograma;
- açúcar – 2 quilos.
Com pêra
Esta geléia é corajosamente chamada de uma verdadeira iguaria, e as peras adicionadas tornam a consistência mais macia. Possui uma cor agradável e viva, além de sabor e aroma deliciosos.
Para 1 quilo de mirtilo, pegue 1 quilo de peras maduras e suculentas e 1,5 quilo de açúcar.
O açúcar é dissolvido em um copo de água e, a partir dele, ferve-se o xarope, ao qual se adicionam primeiro as frutas picadas (fervidas por 30 minutos) e depois as frutas vermelhas. Depois de adicionar os mirtilos, ferva por mais 5 a 10 minutos, desligue o fogo e despeje a geléia quente em potes.
Regras para armazenar mirtilos moídos com açúcar
As peças sem tratamento térmico (geléia crua) são armazenadas em local seco e fresco por 6 a 8 meses, dependendo da temperatura ambiente. Caves e porões são adequados. Ele pode ser guardado na geladeira por até um ano. Os produtos cozinhados têm o mesmo prazo de validade.