Os damascos são uma fruta saborosa e saudável. Algumas de suas propriedades benéficas são preservadas mesmo após tratamento térmico. Porém, no preparo da fruta, muitas donas de casa usam uma receita de damasco com açúcar para o inverno sem cozinhar. O processo de cozimento é simples, então até um cozinheiro novato pode fazê-lo. Vejamos como preparar esta sobremesa a seguir.
Características do preparo de purê de damasco com açúcar para o inverno
No inverno, os damascos ralados com açúcar são um complemento indispensável às panquecas e ao iogurte caseiro, por isso esta receita é muito usada por donas de casa.
Preparar a sobremesa de damasco cru não é difícil, mas para obter o resultado esperado é preciso levar em consideração alguns pontos de preparo:
- Antes de usar os damascos, eles precisam ser bem lavados e secos. Se a fruta estiver molhada, a iguaria azedará rapidamente.
- Se as frutas forem enroladas em potes, é necessário esterilizar o recipiente por 20 a 30 minutos.
- É impossível preparar uma sobremesa fria com frutas inteiras, pois elas não ficarão embebidas em calda sem fervura prolongada. Para fazer geléia sem cozinhar, use frutas batidas no liquidificador ou cortadas em rodelas pequenas.
- A fruta tem pouco ácido, por isso costuma-se adicionar ácido cítrico, limão ou suco de frutas cítricas durante o cozimento. Isso permite aumentar a segurança da iguaria e torná-la muito mais agradável de saborear.
- Embora os damascos sejam frutas doces, eles ainda contêm ácidos orgânicos que podem reagir com o alumínio, levando à formação de substâncias nocivas. Para fazer a peça não é necessário usar utensílios de alumínio, é preciso levar utensílios esmaltados de aço inox. É preferível dar preferência a pratos largos. Cozinhará a iguaria de forma rápida e uniforme.
- Para retirar o caroço da fruta, é feita uma pequena incisão e retirada com cuidado. Você pode empurrar o osso usando um lápis ou alfinete.
Produtos para a receita
Para preparar a sobremesa para o inverno sem cozinhar, você precisará de:
- 1 kg de damascos sem caroço;
- 1 kg de açúcar granulado.
Especificidades da seleção de ingredientes
Para que a sobremesa seja um sucesso é preciso levar em consideração o momento da escolha da fruta, disso dependerá o sabor da futura iguaria.
Recomenda-se consumir frutas de tamanho pequeno e cor laranja brilhante. Os damascos devem ser maduros, doces, grandes, suculentos e com polpa brilhante. Frutas maduras são usadas para fazer geléia.
Como preparar os containers para o início do processo?
Os potes para esse tipo de iguaria são preparados com antecedência. Os recipientes são esterilizados e secos, as tampas precisam ser fervidas por alguns minutos. Feche a sobremesa com tampas de metal e de plástico.
O purê é colocado em recipientes quentes e o recipiente é imediatamente enrolado.
Etapas de cozimento
Para preparar a iguaria você precisa seguir este esquema:
- Os frutos são lavados e o caroço retirado.
- No liquidificador, as frutas se transformam em purê. Você pode usar um moedor de carne.
- Mede-se a quantidade necessária de açúcar, conforme receita.
- Cerca de 750 g são adicionados ao purê. açúcar granulado. O restante do açúcar será necessário no processo.
- A mistura é agitada até que o açúcar se dissolva.
- Damascos torcidos são colocados em recipientes estéreis e secos. O frasco não está completamente derramado, deve sobrar até 2 cm na borda.
- O espaço restante na jarra é preenchido até o topo com açúcar. Graças a esta almofada de açúcar granulado, os frutos torcidos duram muito tempo.
A sobremesa preparada é colocada na geladeira.
Regras e períodos de armazenamento
Guarde a iguaria preparada sem ferver na geladeira ou no freezer. Uma sobremesa natural perfumada não pode durar mais de um ano se armazenada corretamente.