Os damascos contêm um rico complexo vitamínico e são úteis tanto frescos quanto enlatados. Muitas donas de casa preparam geléia de damasco com amêndoas para o inverno de acordo com diversas receitas. Você pode fazer geléia com frutas inteiras, rodelas, com ou sem caroço. Independentemente do modo de preparo, a geléia serve como profilática contra doenças cardiovasculares, anemia e anemia.
Sutilezas de fazer geléia de damasco
Para deixar a geléia saborosa e saudável, é importante seguir algumas regras no preparo.
Incluindo:
- Ao cozinhar, não mexa a massa da fruta para que a fruta não perca a forma. O recipiente só pode ser agitado periodicamente.
- Ao adicionar açúcar aos damascos, é necessário adicioná-lo aos poucos para que não preencha todo o espaço entre as frutas. Caso contrário, a fruta irá ferver e ficar muito mole.
- No preparo de geléia com sementes, deve-se escolher variedades com miolo doce, pois não produzem ácido cianídrico venenoso.
- A espuma que se forma na superfície deve ser retirada da panela, pois pode estragar o sabor e criar amargor.
Preparando os ingredientes principais
Para cozinhar, você pode usar qualquer variedade de damascos. Os frutos selecionados devem estar firmes, intactos, sem amassados ou outros defeitos. Ao usar frutas inteiras para geléia, elas devem primeiro ser furadas em vários lugares e escaldadas por 5 minutos a uma temperatura de 80-90 graus, e depois resfriadas imediatamente.
A receita padrão envolve o uso de 1 kg de fruta e açúcar, 250 g de água, 100 g de nozes.
Geléia de damasco com amêndoas para o inverno
A receita clássica de geléia de damasco com adição de amêndoas não requer habilidades culinárias especiais.
Para preparar a iguaria, basta seguir instruções simples:
- separe os frutos das sementes ou pegue os frutos inteiros e refogue;
- misture a massa resultante com o açúcar e leve para ferver;
- adicione as amêndoas e ferva por 10 minutos, mexendo de vez em quando;
- Coloque o produto acabado em potes esterilizados.
Geléia de damasco com amêndoas sem sementes
A receita de geléia sem sementes é uma das mais comuns.Segundo a receita, é preciso lavar bem as frutas, retirar os talos e cortá-las ao meio no sentido da ranhura. As frutas são colocadas em uma panela com o lado cortado para cima e regadas com calda de açúcar quente. A mistura resultante é deixada por um dia, após o qual é levada à fervura em fogo baixo e cozida até uma espessura adequada. No final do cozimento adiciona-se essência de vinagre e vanilina.
Geléia de Damasco com Amêndoas e Limão
Para diversificar o sabor do damasco, você pode adicionar temperos à receita. Adicionar suco de limão ou algumas colheres de raspas adicionará um sabor cítrico. Recomenda-se adicionar meio ou um limão inteiro por 1 kg do ingrediente principal.
Se você usar mais frutas cítricas, existe a possibilidade de o produto final ficar azedo.
Você precisa misturar o limão com uma mistura fervente de damascos e calda de açúcar. Todas as outras etapas são executadas de acordo com a receita padrão.
Geléia Real de Damascos com Amêndoas
A receita mais requintada é considerada a geléia real com nozes dentro da fruta.
Para prepará-lo você precisa de:
- Retire com cuidado o caroço dos damascos sem danificar a própria fruta. Para fazer isso, você pode fazer um pequeno corte e inserir um talheres com cabo redondo ou objeto semelhante na reentrância.
- Coloque as amêndoas no buraco da fruta.
- Coloque as frutas em uma panela e misture com a calda de açúcar.
- Retirando constantemente a espuma, espere ferver, retire do lume e deixe de molho durante 10-12 horas.
- Continue cozinhando a massa resultante em três porções em intervalos semelhantes.
- Despeje a geléia em potes e espere esfriar completamente, virando os recipientes de cabeça para baixo.
Armazenamento do produto acabado
Os potes para guardar a geléia pronta devem ser lavados, tratados com água fervente e secos no forno.Se o produto entrar em contato com umidade, poderá ocorrer mofo. Ao selar recipientes com geléia com tampa de lata, despeje quente, preenchendo completamente o espaço livre. Você pode deixar os potes em temperatura ambiente, evitando a luz solar direta.
Se você embalar a geléia quando ela esfriar, cubra-a com papel manteiga. Neste caso, o produto deve ser armazenado em local fresco e escuro. O melhor é usar geléia com adição de sementes já no primeiro ano, pois com o armazenamento prolongado os grãos começam a liberar substâncias nocivas.