O adjika tradicional do Cáucaso é um tempero salgado e muito quente. Cozinheiros e donas de casa há muito fizeram alterações na receita clássica. O adjika cru feito de tomate é especialmente popular. Preserva todo o complexo de nutrientes e vitaminas. O sabor dos ingredientes é ótimo.
Algumas dicas simples
Qualquer receita de adjika crua inclui sal, pimenta e alho em várias proporções. Além deles, às vezes são usados ácido acético e óleo vegetal como conservantes. Esses ingredientes criam um ambiente no qual o desenvolvimento da microflora patogênica é retardado.Se os requisitos tecnológicos forem atendidos, o tomate adjika pode ser armazenado por muito tempo e, portanto, pode ser preparado com sucesso para uso futuro. Guarde-o na geladeira ou na adega.
O adjika cru é preparado para o inverno com tomates maduros e de alta qualidade. Na ausência de tratamento térmico, tal exigência parece bastante razoável. Em algumas versões, os tomates são escaldados mergulhando-os em água quente por vários minutos. Depois disso, a casca é retirada e a polpa esmagada.
As pimentas são preparadas de acordo com a receita escolhida. Para o adjika, que tem pungência próxima da versão clássica, apenas o pedúnculo é retirado, deixando as partições internas e as sementes.
Você pode obter ainda mais calor com pimentões secos. Descasque pimentas usando luvas de borracha para proteger as mãos de queimaduras.
Existem requisitos especiais para o recipiente onde a peça será armazenada. Antes de preparar o adjika cru, você deve preparar frascos esterilizados. Os pratos onde serão misturados os ingredientes devem ser esmaltados ou de plástico. Recomenda-se ainda mexer o molho não com uma colher de metal, mas com uma espátula de madeira.
Caso contrário, o processo de cozimento é bastante simples e não leva muito tempo.
As melhores receitas de adjika de tomate
Receita nº 1
Esta versão do clássico adjika não é picante, por isso é adequada para qualquer ocasião. A receita requer 5 kg de tomate.
Para preparar, prepare:
- tomate – 5kg;
- pimentão – 2kg;
- alho – 300g;
- raiz de raiz-forte – 250 g;
- pimenta – 2 vagens;
- vinagre de vinho branco – 300 g;
- açúcar – 2 colheres de sopa. eu.;
- sal – 1 colher de sopa. eu.
Os tomates são lavados e cortados em 4 partes e colocados em uma peneira para escorrer o excesso de líquido.Os pimentões lavados e sem sementes são cortados em pequenos pedaços. O alho é descascado e picado. A raiz de raiz-forte é ralada. Pimentas são limpas de sementes e picadas finamente.
É conveniente picar tomates e pimentões com um cortador de legumes, moedor de carne ou liquidificador. Acrescentam-se raiz-forte, pimenta, alho e todos os ingredientes são moídos novamente. Adicione sal e açúcar à mistura, deixe o adjika descansar por 30 minutos. No final, despeja-se o vinagre, mistura-se bem e acondiciona-se em potes. Cubra com tampas de náilon ou metal.
Guarde na geladeira ou na adega. A temperatura não deve exceder 6-8 graus. O resultado é um tempero saboroso, aromático e nada ruim, que pode ser usado como molho de pratos principais ou como lanche independente.
Receita nº 2
Esta receita é um tempero bastante picante preparado por fermentação. O adjika cru ao estilo armênio com tomate e alho para o inverno sem cozinhar é preparado rapidamente. Mas ele só é guardado para armazenamento após 14-15 dias, após o término da fermentação da peça.
Durante essas duas semanas, você deve mexer regularmente o molho e retirar a espuma que se formou. A receita foi projetada para um peso bastante grande - 5 kg de tomate, portanto o recipiente de fermentação deve ter pelo menos 10 litros de volume.
Lista de ingredientes:
- tomate – 5kg;
- pimenta – 0,5 kg;
- alho – 1kg;
- sal – ½ xícara.
Nesta receita de adjika de tomate, todos os ingredientes são moídos em um moedor de carne comum ou, melhor ainda, elétrico.
Cortei os tomates lavados em 2 a 4 partes e removo as áreas ásperas perto do pedúnculo. Para picar, use um cortador de legumes ou um moedor de carne. Descasque o alho, triture no moedor de carne e junte ao purê de tomate.Da pimenta, retiramos apenas o pedúnculo, sem tocar na câmara de sementes.
Moa a pimenta em um moedor de carne e acrescente aos tomates. Misture tudo e adicione sal. Cubra com um pano e deixe fermentar por 15 dias, mexendo diariamente o molho com uma espátula de madeira. No final da fermentação, o adjika é transferido para potes. Guarde o adjika de tomate na geladeira. Uma característica especial do tempero assim preparado é a presença de um sabor ácido específico, característico dos produtos fermentados.
Importante! Sob a influência do sal e do ácido, no processo de fermentação láctica, cessa a atividade vital da maioria dos microrganismos, cuja presença geralmente leva à deterioração das preparações vegetais.
Receita nº 3
Esta receita tem um sabor mais suave que a anterior. O adjika em conserva é preparado sem tratamento térmico e mantém todas as propriedades valiosas dos vegetais. Conserva-se muito tempo na geladeira. A receita é pensada para uma preparação grande - 5 kg de tomate. O recipiente de fermentação precisa ser profundo. Esta opção exigirá cortar um grande número de vegetais. É mais conveniente fazer adjika de tomate usando um moedor de carne elétrico.
Ingredientes necessários:
- tomate – 5kg;
- pimentão vermelho – 2,5 kg;
- pimenta – 300 g;
- alho – 0,5kg;
- sal – 2 colheres de sopa. eu.
Todos os vegetais são descascados. Você não precisa remover a casca dos tomates, mas corte as áreas ásperas. As sementes são retiradas dos pimentões. Os produtos semiacabados prontos são picados em cortador de legumes convencional ou elétrico e salgados. O purê resultante é deixado em uma panela para fermentação em temperatura ambiente. Mexa ocasionalmente e retire a espuma. Após 3-4 dias, o adjika preparado é transferido para frascos ou frascos estéreis.Ao guardar na geladeira, os recipientes com molho podem ser fechados com tampas de náilon comuns.
O preparo é utilizado como molho para carnes e peixes. É temperado com sopas e acompanhamentos. Adequado para marinar produtos semiacabados de carne e peixe.
Receita nº 4
Outra versão do popular molho. Adjika crua, cuja receita não requer tratamento térmico e é composta por ingredientes tradicionais. A essência de vinagre é adicionada a eles como conservante. O tempero é preparado rapidamente. A maior parte do tempo é gasto preparando e limpando vegetais.
Para 5 litros de tempero preparado você vai precisar de:
- tomate – 3,5kg;
- pimentão – 1,5 kg;
- pimenta – 100 g;
- alho – 150g;
- sal – 40 g;
- ácido acético 70% - 1 colher de sopa. eu.
Para esta receita é recomendado descascar os tomates. Para isso, devem ser lavados e feito um corte em forma de cruz na pele. Coloque em água fervente por alguns minutos e depois transfira o mais rápido possível para água fria. A pele sairá com muita facilidade. Os tomates grandes são cortados em quartos, removendo simultaneamente o selo próximo ao pedúnculo.
Os pimentões são limpos removendo o caule e as sementes. Lave, deixe secar e corte em tiras oblongas. O mesmo se aplica às pimentas. Se quiser um tempero mais picante, não é necessário retirar as sementes.
O alho é descascado, todos os ingredientes junto com o tomate são moídos no moedor de carne elétrico ou no liquidificador. Adicione sal e vinagre ao purê resultante, misture tudo e deixe por cerca de uma hora até que o sal se dissolva completamente.
Durante este tempo, os frascos são esterilizados. O adjika de tomate está pronto. É embalado e colocado na geladeira para armazenamento. Os produtos assim obtidos são bem armazenados.
O sabor do produto depende em grande parte da qualidade do tomate, pois todos os ingredientes permanecem crus e mantêm integralmente as suas características gustativas. Antes de embalar, você pode tirar uma amostra e fazer alterações, se necessário. Isso geralmente é feito se o molho estiver pouco salgado ou, pelo contrário, parecer muito picante. Neste caso, você pode facilmente adicionar purê de tomate a este volume.
Ajustar o sabor do molho cru é bastante simples. Mas só ficará mais saturado depois de algum tempo.
Preparar uma receita de tempero vitamínico para o inverno não é nada difícil. E a sua utilização na comida caseira irá saturar qualquer prato com os aromas do verão e dar-lhes notas picantes e brilhantes. Adjika é especialmente bom com pratos de carne quente e como complemento de acompanhamentos de batata e massas. Nele são marinados produtos semiacabados de carne e peixe e adicionados a sopas e ensopados de legumes. A presença de um tempero universal na geladeira simplifica muito o processo de preparo de diversos pratos.