Saborosos preparos naturais para o inverno são o sonho de qualquer dona de casa. Durante a estação fria, as pessoas precisam especialmente de vitaminas. Se a receita e a tecnologia de conservação correta forem seguidas, o prato ou lanche de vegetais acabado retém uma gama completa de vitaminas e minerais. Como preparar molhos e petiscos vegetais aromáticos para o inverno, que receitas originais usar.
- Características de preparo de molhos para o inverno
- Contêineres necessários
- Receitas de molhos de inverno em casa
- Molho de maçã
- Adjika com raiz-forte
- Adjika Coreano
- Molho de tomate caseiro
- Ketchup com cebola
- Molho de tomate
- Molho tkemali
- Berinjela em molho de tomate e alho
- Molho de Damasco e Maçã
- Molho "Krasnodar"
- Molho Dolmio
- Adjika de tomate grosso com peras e manjericão para o inverno
- Adjika crua de tomate, pimenta e alho com aspirina
- Molho de legumes
- Armazenamento adicional de preservação
Características de preparo de molhos para o inverno
Para que os preparativos de inverno sejam saborosos e se tornem motivo de orgulho e um excelente complemento para deliciosos pratos principais, é necessário atender a uma série de requisitos:
- para cozinhar, use apenas vegetais frescos, de preferência cultivados em sua própria horta;
- use recipientes esterilizados;
- siga a receita;
- Para aumentar o prazo de validade, use conservantes: vinagre ou ácido cítrico.
Observação: quanto menos os vegetais forem submetidos a tratamento térmico, mais propriedades benéficas eles reterão.
Contêineres necessários
Os potes de vidro são os melhores recipientes para guardar alimentos para o inverno. O vidro não emite substâncias nocivas a qualquer temperatura, os produtos mantêm o seu verdadeiro sabor e aroma e não aparecem odores ou sabores estranhos.
Os potes de vidro são fáceis de esterilizar e os lanches aromáticos podem ser fechados com tampas.
Receitas de molhos de inverno em casa
Preparar lanches de inverno é um processo criativo. Cada dona de casa cria suas próprias receitas exclusivas ao longo do tempo. Os tomates frescos são um ingrediente insubstituível e principal em deliciosos pratos de inverno.
Molho de maçã
Um perfumado e delicioso molho de tomate com acidez de maçã para carne vai decorar a mesa e surpreender agradavelmente os convidados.
Maçãs descascadas e sem caroço são cortadas em cubos junto com cebola branca e tomate. A massa resultante é colocada em uma frigideira antiaderente e frita em uma frigideira em fogo baixo no próprio suco por 20 minutos. O alho é esmagado com um espremedor de alho e adicionado ao refogar os legumes junto com pimenta, sal e açúcar.
Bata o conteúdo da panela no liquidificador e cozinhe por mais 30 minutos.Durante esse tempo, os frascos e as tampas são esterilizados. 15 minutos antes de cozinhar, adicione o vinagre. As latas enroladas são isoladas com uma manta e colocadas próximas ao radiador.
Adjika com raiz-forte
Um prato popular nas festas russas é o adjika com raiz-forte - um aperitivo picante para pratos de carne e shish kebab. Um remédio comprovado para lamber os dedos para resfriados e gripes.
Para criar uma obra-prima culinária você precisará dos seguintes ingredientes:
- tomate – 3 quilogramas;
- pimentão doce – 1 quilograma;
- raiz-forte ralada – 400 gramas;
- alho – 7-9 cabeças;
- pimenta em grão – 300 gramas;
- uma mistura de pimentas aromáticas moídas - a gosto;
- pimenta fresca - a gosto;
- vinagre 9% - 10 colheres de sopa;
- óleo de girassol refinado – 1 xícara;
- sal, açúcar - a gosto.
Tomates vermelhos frescos e pimentões vermelhos doces são passados por um processador de alimentos ou moedor de carne. Adicione raiz-forte ralada e alho fresco à mistura resultante. O mingau aromático é misturado, levado ao fogo e cozido por cerca de uma hora. 20 minutos antes do preparo adicione sal, açúcar, todos os tipos de pimentão, vinagre e pimenta ralada.
O adjika quente é colocado em potes esterilizados.
Adjika Coreano
Tudo é igual à receita do clássico adjika com raiz-forte, só que a lista de vegetais é reabastecida com cenoura. Para 1 quilo de tomate você precisa usar 500 gramas de cenoura. O adjika coreano é um molho incrível para pratos de carne.
Molho de tomate caseiro
Um molho clássico que pode ser usado para temperar sopas e substituir o ketchup comprado na loja. Saboroso, saudável e muito simples.
Tomates e cebolas passam por um processador de alimentos ou moedor de carne. A massa resultante é colocada em uma panela e levada ao fogo, a polpa deve ser cozida por cerca de uma hora.Temperos, sal e açúcar são adicionados em 20 minutos. Após o término do cozimento, a polpa resultante é passada por uma peneira e o bolo não é mais necessário.
A seguir, o molho deve atingir a consistência desejada e deve ser evaporado. Cozinhe por cerca de uma hora, adicione vinagre 10 minutos antes de cozinhar. O lanche está pronto, só falta enrolá-lo em potes esterilizados.
Ketchup com cebola
Este ketchup não precisa ser enrolado em potes. O ketchup está imediatamente pronto para uso, você pode usar tampas de rosca comuns.
Moa todos os ingredientes em um processador de alimentos ou moedor de carne e cozinhe em fogo baixo em uma frigideira antiaderente por 40 minutos. 10 minutos antes de ficar pronto, adicione sal, açúcar, vinagre. Quando estiver bem quente, coloque em recipientes preparados. O molho enlatado está pronto.
Molho de tomate
Como base, você precisa tomar a receita de molho de tomate caseiro fornecida acima. Para dar ao prato um sabor original, recomenda-se adicionar os seguintes componentes ao molho após a evaporação:
- manjericão ralado;
- alho fresco picado;
- noz-moscada;
- alecrim.
Cozinhe a mistura com esses aditivos por 5 a 10 minutos e enrole em potes.
Molho tkemali
Tempero caucasiano, indispensável para guarnecer pratos de carne cozidos na brasa. Para preparar o tkemali você precisará de:
- ameixas sem caroço – 1,5 kg;
- alho fresco - 8 dentes;
- sal, açúcar - a gosto;
- temperos - coentro fresco, manjericão, pimenta, hortelã, lúpulo suneli.
As ameixas descascadas são cobertas com açúcar (bastam três colheres de sopa cheias) e deixadas por um dia para liberar o suco. Em seguida, as ameixas são transferidas para uma panela e levadas ao fogo baixo, acrescentando água, fervendo por 5 minutos.Em seguida, a massa é passada por uma peneira e fervida novamente, a consistência deve ficar bem espessa.
Em seguida adicione sal, açúcar, todos os temperos, cozinhe por mais 10 minutos. O molho está pronto, você pode colocar em potes para o inverno ou na geladeira.
Berinjela em molho de tomate e alho
É utilizado como complemento suculento e aromático em pratos de carne e também como acompanhamento autossuficiente.
Todos os vegetais frescos são moídos em um moedor de carne, exceto berinjela. Eles precisam ser cortados em cubos e adicionados à massa resultante. Coloque em fogo baixo e cozinhe por cerca de 35-40 minutos. Assim que a mistura ferver, acrescente sal, temperos e, 10 minutos antes da mistura ficar pronta, acrescente o vinagre. O molho está pronto para ser colocado em potes.
Molho de Damasco e Maçã
Molho requintado para pratos de peixe. Ingredientes:
- maçãs – 500 gramas;
- damascos – 500 gramas;
- cebola – 2 cabeças;
- alho – 3 dentes;
- vinagre de vinho - 150 mililitros;
- gengibre – 2 colheres de chá;
- sal, açúcar - a gosto.
Corte todos os ingredientes em cubos e cozinhe em uma frigideira por 15 minutos, depois triture no liquidificador. Cozinhe a polpa resultante em fogo baixo por mais 20 minutos, adicionando sal, açúcar, gengibre e vinagre. Guarde o molho pronto na geladeira em potes com tampa de rosca.
Molho "Krasnodar"
A receita de molho de maçã fornecida acima pode ser usada como base para preparar o tradicional molho Krasnodar. Basta aumentar a quantidade de tomate e adicionar canela em pó e noz-moscada como temperos.
O molho é enrolado em tampas de lata para o inverno. Você pode armazená-lo em um local fresco e escuro.
Molho Dolmio
Molho italiano para macarrão. Ingredientes:
- tomate – 1 quilograma;
- pimentão vermelho doce – 500 gramas;
- manjericão seco, orégano, pimenta vermelha moída - a gosto;
- sal, açúcar.
Ingredientes finamente picados são cozidos em fogo baixo por cerca de uma hora. Para selar os potes, adicione ácido cítrico ou vinagre.
Adjika de tomate grosso com peras e manjericão para o inverno
À receita clássica de adjika adicione manjericão fresco picado e peras a gosto. Para adicionar sabor picante, o molho pode ser temperado com vinagre de maçã. A regra básica é cozinhar a massa até formar uma consistência espessa, escorrer o excesso de suco.
Adjika crua de tomate, pimenta e alho com aspirina
Prepare o molho de tomate sem esterilização. A aspirina desempenha o papel do vinagre. Ingredientes:
- tomate – 2 quilogramas;
- pimentão vermelho – 500 gramas;
- pimenta malagueta – 3 peças;
- alho – 10 dentes;
- sal, açúcar, temperos - a gosto;
- Aspirina – 7 comprimidos.
Moa todos os legumes num processador de alimentos (com o acessório que preferir) ou num moedor de carne; triture o alho num espremedor de alho. Adicione açúcar, sal e especiarias a gosto à massa aromática resultante. Moa a aspirina até virar pó e adicione à mistura enrolada.
Misture bem, tampe e deixe na geladeira durante a noite. De manhã, coloque o adjika em potes com tampas de plástico e guarde.
Molho de legumes
O sonho e a fantasia de um cozinheiro. O molho é preparado a partir de vegetais disponíveis usando tecnologia clássica. Você pode adicionar abobrinha, cenoura, abóbora e assim por diante ao molho de tomate caseiro. A receita depende dos desejos e capacidades do cozinheiro.
Armazenamento adicional de preservação
Os lanches enrolados em potes esterilizados podem ser guardados no porão ou em outro local escuro e fresco. Produtos com baixo ou nenhum teor de conservantes são colocados na geladeira.
O prazo de validade varia: quanto mais vinagre você adicionar, mais tempo durarão os potes. Se o processo de esterilização for violado, bactérias patogênicas podem entrar no molho e o produto será danificado.
O processo de conservação é trabalhoso, se você não está confiante em suas habilidades, escolha uma receita com possibilidade de consumir o lanche em poucos dias.
Com estrita observância da receita e do processo de conservação, os preparos ficarão saborosos e saudáveis. Bom apetite!