A compota de maçã é um preparo simples de inverno que, apesar de comum, tem muitos aspectos positivos. Os purês de vegetais mantêm seu sabor incrível, aroma doce e uma gama completa de nutrientes. Uma receita de purê de maçã com açúcar para o inverno vai te ajudar a preparar o recheio ideal para fazer papinhas, tortas e quaisquer outros doces.
Dicas e truques
Para obter a consistência desejada, as maçãs podem ser preparadas de diversas formas: raladas, picadas no moedor de carne, processador de alimentos, liquidificador ou até mesmo espremedor de frutas. Quanto mais doce for o ingrediente principal, menos açúcar granulado será necessário adicionar no preparo. E, conseqüentemente, mais útil será.
Se a compota de maçã for preparada com frutas compradas em loja, é recomendável cortar uma fina camada de casca dessas maçãs, pois as frutas à venda costumam ser revestidas com cera.
Para deixar o preparo mais agradável, as maçãs devem ser tratadas com suco de limão - assim não escurecerão.
Ingredientes da receita necessários
Para um litro de vasilhame serão necessários de 50 a 100 gramas de açúcar granulado, dependendo da preferência. E a mesma quantidade de frutas - por embalagem de um litro. Além disso, você precisará de 300 mililitros de líquido.
A compota de maçã pode ser preparada com adição de leite condensado, ameixa, abóbora, ameixa e canela.
Como escolher os produtos certos?
Frutas de qualquer variedade são adequadas para a colheita no inverno. As maçãs da variedade outono ou que amadurecem no final de agosto são especialmente adequadas para conservação. Vale considerar também que as frutas vermelhas costumam causar o desenvolvimento de alergias e, portanto, não devem ser utilizadas no preparo de purês destinados a crianças pequenas. É igualmente importante selecionar apenas frutas frescas, maduras e intactas.
Preparando os pratos
Como o purê de maçã é preparado para uma longa vida útil, todos os recipientes devem ser esterilizados. A pré-esterilização é realizada de várias maneiras a critério pessoal: você pode colocar pequenos potes no forno de micro-ondas ou no forno quente.
Além disso, antes disso, as garrafas devem ser enxaguadas com solução de refrigerante. Não devemos esquecer as tampas de metal - elas também precisam ser fervidas. Antes de girar, os recipientes cheios podem ser pasteurizados em banho de vapor.
Como preparar maçãs raladas para o inverno
Fazer purê de maçã ralada é um processo simples que não requer muito tempo. O primeiro passo é descascar a fruta, cortar o miolo e retirar as sementes. Os pedaços de maçã resultantes precisam ser enxaguados e secos em papel toalha. Em seguida, as frutas preparadas são esmagadas da maneira que lhe for conveniente: no ralador ou no processador de alimentos.
As aparas resultantes são colocadas em uma tigela funda e cobertas com açúcar granulado. A seguir, a mistura deve ser amassada com talheres e deixada por meia hora para que os ingredientes liberem o suco. Em seguida, a mistura resultante é colocada em um recipiente estéril, coberto com uma tampa e colocado em uma panela com água fervente para pasteurização.
Dez minutos depois, os recipientes são enrolados e levados para armazenamento em local frio.
Como e por quanto tempo é armazenado?
Se o purê de maçã for preparado de acordo com todas as normas, o produto ficará armazenado por até dois anos. Neste caso, a preservação deverá ser armazenada em local fresco e escuro. Uma adega, porão, despensa fria ou geladeira são ideais para isso se houver poucas latas.