Hoje, quase todos os canteiros de jardins têm cerejeiras e macieiras. Durante a época da colheita, surge a questão de o que fazer com as frutas e bagas e como conservá-las para o inverno. Fazer compota de maçã e cereja é uma das soluções possíveis, e a bebida será uma excelente fonte de vitaminas no período de frio. As receitas culinárias são muitas, por isso é recomendável conhecer as diversas opções e escolher a mais adequada.
Recursos de culinária
A compota de maçãs e cerejas pode ser preparada sem esterilização, bastando utilizar o método de duplo vazamento. Este método permite preservar o valor da fruta e o sabor natural. O tempo médio de cozimento será de 20 minutos. Na hora da esterilização, vale considerar que a duração do procedimento não deve ultrapassar 40 minutos, caso contrário as maçãs perderão a forma e virarão purê.
A bebida pode ser preparada a partir de frutos silvestres frescos ou congelados, mas na maioria dos casos opta-se pela primeira opção, pois permite obter a bebida mais saudável.
O cálculo do açúcar é feito levando-se em consideração a doçura das frutas e bagas. Vale a pena considerar que as maçãs escurecem rapidamente após o corte, por isso não deve atrasar o processamento. Os recipientes mais convenientes são os potes de 3 litros.
Como escolher a fruta certa para compota de cerejas e maçãs
Uma bebida feita com frutas frescas e maçãs é mais rica em sabor e cor. O número mínimo de tratamentos permite preservar ao máximo as propriedades benéficas. Para a bebida são escolhidas maçãs totalmente maduras, variedades como o recheio branco são consideradas as mais indicadas. Frutos verdes de estrutura densa não conseguem conferir um sabor rico à compota, mas não amolecem quando cozidos. As cerejas são colhidas quando estão totalmente maduras, as variedades Vladimir ou Húngara são adequadas. Os frutos silvestres são de cor escura e conferem à compota uma bela cor.
O material para a compota é selecionado sem sinais de podridão ou defeitos, caso contrário não será possível conservar a bebida no inverno e ela ficará mofada. As matérias-primas são cuidadosamente lavadas, todos os detritos e talos são removidos. Não é necessário retirar a casca e o caroço das maçãs, mas se quiser obter um material “limpo”, este procedimento é realizado.
Receitas de compotas
Hoje existem muitas receitas para fazer compotas de maçã e cereja. As receitas indicam as proporções recomendadas que, tendo em conta o material e as suas propriedades, podem ser ligeiramente ajustadas para cima ou para baixo.
Uma receita simples para o inverno
As proporções da receita são dadas levando em consideração o preparo de 1 frasco. Para preparar a compota você precisará de:
- cereja - 300 g;
- maçãs - 500g;
- água - 3,5 litros;
- açúcar granulado - 500 g.
As maçãs processadas e cortadas em 4 pedaços são colocadas em uma peneira e mantidas em uma panela com água fervente por 15 minutos, após o que são regadas com água fria. Em um recipiente separado, prepare a calda misturando o açúcar com água até dissolver completamente. Maçãs e cerejas processadas são colocadas em uma jarra e depois enchidas com calda fervente. Dentro de 30 minutos. é necessário pasteurizar os recipientes, depois selá-los e esperar que esfriem, depois de virar os potes e cobri-los com uma manta.
Compota de maçã e cereja com hortelã
Você pode cozinhar compota adicionando ingredientes adicionais. A hortelã combina bem com cerejas e maçãs, conferindo frescor e aroma à bebida.
Para a preparação você precisará dos seguintes ingredientes:
- maçãs - 5 peças;
- cereja - 300 g;
- açúcar granulado - 4 colheres de sopa cheias. eu.;
- água - 3 litros;
- hortelã - 2 raminhos.
As maçãs são cortadas em rodelas pequenas e, juntamente com os frutos silvestres, são colocadas em água fervente por 10 minutos. Durante a fervura deve-se monitorar o processo e aos primeiros sinais de fervura o fogo deve ser reduzido. Açúcar granulado e hortelã são adicionados antes de desligar, após o que é permitido que as verduras saturem o líquido com sabor e aroma.
Compota de maçãs e cerejas em panela elétrica
Preparar compotas em panela elétrica é mais fácil, pois requer um mínimo de tempo e esforço. Para a receita você vai precisar de:
- maçãs - 1kg;
- cereja - 500 g;
- açúcar granulado - 300 g;
- água - 2 litros.
Cerejas e maçãs são lavadas e limpas de detritos, frutas defeituosas são removidas. Ao descascar maçãs, não as jogue fora, pois podem ser utilizadas para fazer calda. Para prepará-lo, coloque água na multicooker, coloque as cascas de frutas, se houver, e ajuste o modo para 160 0C. Após ferver, coloque o açúcar no líquido e deixe por 5 minutos.
O xarope é colocado em potes esterilizados e secos com frutas, cheios até ½ capacidade.
Deixe a compota nesta forma por alguns minutos. Depois disso, o líquido é colocado em uma multicooker, levado para ferver novamente e colocado em uma jarra. Você precisa deixar pelo menos 2 cm de espaço aberto no topo.
Para esterilizar uma multicooker, coloque várias camadas de gaze no fundo e adicione água. Selecione o modo de cozimento, após ferver, deixe em fogo brando por 20 minutos. Após esse tempo, os potes são fechados e retirados para esfriar.
Compota de maçãs e cerejas congeladas
Você pode preparar compotas de frutas congeladas seguindo as regras da receita tradicional de inverno. A vantagem desse método é que pode ser feito em qualquer época do ano.
Não há necessidade de cozinhar e ferver água com frutas por muito tempo, caso contrário o valor da bebida diminuirá significativamente.
Para preparar para consumo direto, basta colocar as maçãs e cerejas congeladas em água fervente e esperar que fervam novamente, depois adicionar açúcar e, se desejar, temperos.
Para uma receita simples, você pode tomar as seguintes proporções:
- cereja - 500 g;
- açúcar - 400g;
- água - 2 litros.
O tempo médio de cozimento de uma compota simples será de 10 a 15 minutos.
Receita sem esterilização
A peculiaridade da receita é que na primeira etapa os potes e tampas são esterilizados, e a própria compota não é submetida a tratamento térmico. Será necessário fazer uma calda, que é preparada com base em 200 g de açúcar por 1 litro de água. Coloque as frutas vermelhas e as maçãs em potes em proporções iguais para que sua quantidade preencha ½ do recipiente.
Os potes são enchidos com calda imediatamente após a fervura do líquido. Depois disso, eles são virados e retirados para esfriar. A compota resultante será doce, por isso após a abertura recomenda-se diluí-la em água na proporção de 1:1.
Como armazenar compota
O principal problema no preparo de compotas é que depois de enrolados os potes ficam mofados ou explodem. O risco da primeira opção é eliminado pelo processamento adequado das frutas, utilização de matérias-primas de alta qualidade e adesão às técnicas de cozimento. Para evitar que os potes explodam, depois de enrolados os recipientes quentes devem ser virados e colocados sobre a tampa, bem embrulhados em uma manta quente. O tempo de resfriamento deve ser de no mínimo 12 horas, após as quais os recipientes podem ser retirados para local de armazenamento permanente.
Guarde os potes de compota em um local fresco e escuro. A bebida é armazenada sem perda de qualidade por 1 ano. Após aberto, recomenda-se colocar o recipiente na geladeira.