Muitas variedades de maçãs foram desenvolvidas através de melhoramento seletivo. A polpa e a casca da fruta contêm fibra alimentar, microelementos, ácidos orgânicos e muitas vitaminas. A variedade Antonovka tem aroma persistente, sabor agradável e os frutos não perdem suas propriedades básicas por muito tempo. Se você fizer geléia com essas maçãs em uma panela elétrica para o inverno, obterá um produto saboroso e saudável. Quando consumido, a função do estômago melhora, os nervos se acalmam e os ossos ficam mais fortes. Esta iguaria pode ser consumida tanto por crianças como por grávidas.
Características de preparar geléia de maçã em panela elétrica
Recentemente, as panelas usadas há séculos foram substituídas por “tecnologia inteligente”, o que facilitou muito o trabalho das donas de casa. Não apenas um excelente borscht e assado podem ser cozidos em uma panela elétrica, mas também geléia de maçã, e frutas não muito maduras e variedades diferentes são adequadas. A iguaria contém pectina, que liberta o corpo de sais e toxinas prejudiciais e fortalece o sistema imunológico.
Para preparar a geléia, basta colocar as frutas trituradas na tigela e selecionar o modo adequado. Ao longo de várias horas, você terá que mexer a mistura algumas vezes com uma espátula de plástico ou madeira e retirar a espuma. As frutas são fervidas de maneira bastante uniforme, resultando em uma geléia saborosa que retém muito mais vitaminas e microelementos do que após o tratamento térmico.
Preparando Ingredientes
Para fazer geléia você vai precisar de frutas, açúcar e água. Maçãs com rachaduras e amassados servem, desde que não estejam completamente verdes. Os frutos precisam ser lavados, retiradas a polpa estragada, as membranas e as sementes. Não é necessário cortar a casca. O açúcar é adicionado até nas maçãs doces, caso contrário a geléia não terá uma consistência espessa e estragará rapidamente.
Antes de colocar as frutas na tigela multicooker, após a limpeza, elas são passadas no picador de carne ou trituradas no liquidificador. Para realçar o aroma, adicione uma pitada de canela ou baunilha à mistura de maçã e adicione pedaços de gengibre.
Fazendo geléia em panela elétrica para o inverno
Usando a receita mais simples, você pode estocar guloseimas vitamínicas até a primavera e recheá-las em tortas e pães. Para fazer isso, você precisa de 2 quilos de maçãs e 500 gramas de açúcar.
O centro das frutas lavadas é removido.As frutas podem ser cortadas em rodelas ou picadas no liquidificador, ralador ou moedor de carne.
Adicione o açúcar à mistura de maçã e bata até formar um purê. Após 2 horas, ele é colocado na tigela multicooker e a função apropriada é selecionada. Para algumas marcas pode ser o botão “Fritar”, para outras pode ser o botão “Assar”. Quando a composição ferver, é necessário mudar o modo para “Quenching”. Em 20 minutos é bem possível preparar geléia aromática. É transferido para potes esterilizados caso precise ser armazenado até o inverno. A iguaria dura 4 ou 5 dias em vasilhames sem estragar.
Outras receitas para cozinhar em panela elétrica e panela de pressão
Maçãs combinam bem com peras, ameixas, damascos e groselhas. Esta geléia conterá ainda mais vitaminas. Uma saborosa iguaria também pode ser feita na panela de pressão. Noz-moscada ou baunilha conferem à sobremesa um aroma especial.
Com laranjas
Devido à presença de pectina, fibras e ácidos orgânicos nas maçãs, a geléia dessas frutas não leva ao ganho de peso, pois contém pequena quantidade de calorias. Uma iguaria saborosa e saudável é obtida se você usar uma receita simples que deverá levar:
- 4 laranjas;
- quilograma de maçãs;
- 500 gramas de açúcar;
- um limão.
Antes de cozinhar a geléia, é necessário lavar e preparar as frutas:
- As frutas cítricas são descascadas, as sementes removidas e cortadas em rodelas.
- Maçãs sem caroço são cortadas em pedaços.
- As frutas são colocadas na tigela multicooker e o açúcar é colocado por cima.
Ligue o botão “Extinção”, selecione o cronômetro para 2 horas. Durante este tempo, a mistura deve ser mexida pelo menos 3 vezes para que não grude no revestimento antiaderente. Se as laranjas não estiverem amolecidas, passe a geléia no liquidificador.Você pode armazená-lo até a primavera enrolando-o em potes esterilizados. Na panela de pressão, o tempo de preparo da iguaria levará apenas uma hora.
Com abóbora
Durante o ano de colheita, muitos veranistas simplesmente não sabem o que fazer com as frutas ou onde colocar os vegetais. Nem todo mundo tem a sorte de levar ao mercado frutas cultivadas em casa. Para evitar que os alimentos sejam desperdiçados, é melhor preparar geléia com eles. Para fazer isso você precisa levar:
- um quilo de maçãs ácidas e abóboras;
- 900 gramas de açúcar;
- suco de limão.
Para o preparo da sobremesa, são adequadas frutas de variedades tardias - Antonovka, Simirenko, Papirovka; maçãs precoces não fazem geléia, mas mingau. Leia a receita com atenção:
- Retire as sementes da abóbora, corte a casca e rale com um ralador grosso. Transfira a mistura para um recipiente largo e acrescente metade do açúcar.
- As maçãs são descascadas e descaroçadas, cortadas em pedaços e o restante da areia doce é adicionado a elas.
- Quando ambos os produtos liberarem líquido, misture, despeje o suco de limão e transfira para a tigela multicooker por literalmente 20 minutos, configurando o modo “Ensopado”.
A geléia é colocada em potes esterilizados e tapados com tampas. Não vai estragar na geladeira até a próxima primavera.
Com ameixa
Em 2,5 horas, algumas donas de casa preparam uma deliciosa sobremesa com frutas e amoras. As maçãs podem ser combinadas com groselhas, mas para preservar o aroma do jardim e obter uma consistência uniforme é preferível levar ameixas. Para 1.200 gramas de fruta você precisará de um quilo de açúcar granulado. Antes de colocar as frutas na panela elétrica:
- Lave e seque as maçãs cortadas em pedaços.
- As sementes são retiradas das ameixas e transformadas em purê.
- Misture as duas massas e leve ao fogo, acrescentando 500 gramas de açúcar.
- Após 10 minutos, a geléia é colocada na tigela multicooker pressionando o botão “Assar”.
- Depois de um quarto de hora, é necessário levantar a tampa, adicionar o restante da areia doce e selecionar o modo “Ensopado”, tempo – 2,5 horas.
A geléia quente é transferida para potes estéreis aquecidos e enrolada. Essa iguaria é usada como recheio de tortas, servidas com panquecas ou panquecas.
Preservação de geléia
Nos tempos soviéticos, as tortas eram vendidas em refeitórios escolares e cantinas de fábricas. Seu sabor ficou muito tempo na memória graças ao recheio, feito com geléia de maçã, que não espalhava e tinha uma consistência muito espessa. Você pode conservar esta iguaria para o inverno se levar:
- frutas – 1 quilograma;
- copo de água;
- açúcar 800-850 gramas.
Primeiro você precisa fazer purê. As maçãs descascadas são cortadas em pedaços, colocadas numa panela e fervidas com água até ficarem macias. A fruta é então passada por uma peneira. O açúcar é colocado na massa preparada e levado ao forno à temperatura de 250 °. Quando o purê ferver, reduza a temperatura e cozinhe até adquirir um tom avermelhado. A geléia quente deve ser acondicionada em potes esterilizados. A sobremesa enlatada pode ser armazenada sem refrigeração.