A marmelada feita em casa com maçã fresca para o inverno é um prato único que fará as delícias de adultos e crianças na estação fria. O preparado retém a maior parte das vitaminas da fruta, por isso vai aumentar a sua imunidade. A vantagem da marmelada é que ela é bastante simples de fazer, a dona de casa não precisa de muito tempo para conservar.
Características de preparação de marmelada de maçã para o inverno
A marmelada é uma guloseima saborosa e leve. Para o seu preparo, as maçãs são fervidas até um grau de viscosidade tal que o purê delas pode ser cortado com uma faca. Mas é difícil conseguir essa consistência em casa, por isso as receitas contêm gelatina.
Como escolher maçãs?
As maçãs mais aceitáveis serão suculentas, doces e azedas, contendo no máximo pectina. Você pode saber o último pelo tipo de pele deles. Onde houver muita pectina, ela ficará muito densa e até dura. Frutas maduras também são adequadas, pois fervem rapidamente e liberam muito suco.
É importante ressaltar que as maçãs fervem muito durante o preparo da marmelada. Para fazer 150-200 gramas da iguaria, você precisará de mais de 1 quilo de fruta fresca.
Preparação de recipientes
O recipiente deve ser esterilizado. É melhor levar potes pequenos, porque contêm geléia e será mais conveniente guardar a geléia. Os recipientes são cuidadosamente limpos com refrigerante e detergente, não sendo utilizados aqueles que apresentam lascas ou rachaduras. A esterilização ocorre no forno, na chaleira, no microondas. Não há diferença significativa, o principal é fazer isso com eficiência e se livrar de todos os micróbios.
Como fazer marmelada?
Existem várias receitas de preparo simples e comprovadas.
Receita clássica
Para preparar esta receita clássica você só precisa de dois ingredientes. Esse:
- 2 quilos de maçãs;
- 1 quilo de açúcar granulado.
As maçãs com casca são assadas no forno, depois de esfriarem, passam por uma peneira. O purê resultante é misturado ao açúcar e cozido em fogo bem baixo em uma panela com tampa. É aconselhável mexer sempre até engrossar completamente.Você pode descobrir que isso aconteceu com uma simples espátula de madeira. Passe os talheres no fundo da panela - se não houver manchas, a marmelada está pronta. A mistura resultante é colocada em potes e enrolada.
Com gelatina
A opção de gelatina acelera o processo de cozimento. As frutas (escolha as já bem maduras) são levemente assadas no forno, passadas na peneira ou no liquidificador. Leve ao fogo em uma panela, momento em que a gelatina incha conforme as instruções. É adicionado no final, não se deve deixar ferver a composição.
Marmelada de plástico
A doçura, nas melhores tradições orientais, é preparada de forma bastante simples. As maçãs são cortadas em pequenas camadas. Eles são fervidos em uma panela até ficarem completamente macios. Adicione 1 kg de açúcar. Ferva até obter consistência de marmelada.
Sem açúcar
A opção sem açúcar envolve o uso de mel. Você precisará de:
- 1kg de maçãs;
- 400g de mel.
As fatias de frutas são fervidas até ficarem macias e depois passadas por uma peneira enquanto umedecidas. Leve novamente ao fogo e cozinhe até engrossar, no final acrescente o mel e ferva mais alguns minutos.
Com limão
Preciso:
- 1kg de ingrediente principal;
- 600 gramas de açúcar granulado;
- 1 limão com casca.
Preparado de acordo com a receita padrão. O suco é espremido do limão e adicionado 15 minutos antes do final do cozimento. Esta marmelada revelou-se bastante azeda.
Com ameixas
Para preparar esta iguaria colorida você precisará de:
- 1 quilo de ameixas;
- 1 quilo de maçãs;
- 800 gramas de açúcar.
As metades da fruta são retiradas do caroço e cozidas no vapor sob uma tampa, depois moídas até formar uma pasta. As ameixas são sem caroço e cobertas com açúcar. Você só pode começar a cozinhar depois que as ameixas liberarem o suco. Depois disso, a receita é padrão - cozinhe até engrossar completamente em fogo baixo.
Com peras
A opção com peras é muito parecida com a anterior. Porém, as peras não precisam ser cobertas com açúcar granulado. Eles são simplesmente adicionados finamente picados ao purê preparado na fase inicial.
Deleite de polpa de maçã
Apesar de o bolo ser um produto processado e não utilizado na maioria das receitas, ele é uma guloseima saborosa. Adequado para fazer tortas, tortas e pães. A ideia não é jogar fora todas as partes da fruta, mas simplesmente cozinhá-las como na receita padrão. Para melhorar o sabor, adicione cravo, canela ou vanilina. O bolo não é enrolado, pois os potes podem inchar.
Receita multicooker
Um quilo de maçãs descascadas é colocado em uma panela elétrica, o tipo “Ensopado” é selecionado por 2 horas. Após esse tempo, são adicionados 500 gramas de açúcar (espere mais meia hora). 15 minutos antes do final, pode-se adicionar mel, o que vai melhorar o sabor do prato.
Períodos e regras de armazenamento
Infelizmente, a marmelada de maçã não dura muito. Isto é devido à rápida perda de umidade (simplesmente ficará seco e sem gosto). Você precisa comê-lo nos primeiros 6 a 8 meses.