Os criadores de hoje já desenvolveram variedades de pêssegos que podem ser cultivadas em climas mais frios do que antes. Com isso, as pessoas têm oportunidades adicionais de saborear essas frutas maravilhosas, além de fazer geléias aromáticas de pêssego. A seguir consideraremos as receitas mais populares para o preparo deste doce.
- Características de fazer geléia de pêssego
- Seleção e preparo de frutas
- Como preparar geléia de pêssego em casa?
- Uma receita simples para o inverno
- Em uma panela elétrica
- Com pectina
- Com gelatina
- Com correção amarela
- Sem açúcar
- Com laranjas
- Na máquina de pão
- Com nectarinas
- Com ameixas
- Como guardar geléia em potes
Características de fazer geléia de pêssego
Para geléias deliciosas, escolha frutas de alta qualidade.Podem ser preparados a partir de frutas inteiras, suas partes ou polpa moída. Se os frutos forem macios e suculentos, então é preferível fazer geleia com eles a partir de uma massa homogênea, enquanto as variedades duras são excelentes geléia com pedaços de pêssego.
Essas próprias frutas contêm grandes quantidades de açúcar. Por isso é preciso levar isso em consideração para que a geléia não fique enjoativa.
Seleção e preparo de frutas
O primeiro passo no preparo dos pêssegos é lavá-los. Para isso, encha-os com água morna, deixe agir por 10 minutos e depois enxágue abundantemente.
Ao processar alguns pêssegos verdes, é necessário escaldá-los. Antes do procedimento, são feitos furos com um garfo para evitar que a fruta rache. Em seguida, as frutas são mergulhadas em água aquecida e mantidas por 5 minutos. Após esse tempo, são retirados e resfriados na torneira.
Os espécimes moderadamente maduros são descascados crus e, para evitar o escurecimento da polpa, são embebidos em ácido cítrico diluído. O caroço, se for difícil de retirar, é retirado com uma colher, e se sair facilmente, os pêssegos são cortados de um lado, mexidos com duas esteiras e retirados.
Como preparar geléia de pêssego em casa?
Confiture é uma compota em forma de geleia, em cuja espessura existem partículas de fruta. Você pode cozinhar em 2 etapas. O primeiro envolve ferver a calda, o segundo - as frutas junto com ela.
A calda é preparada a partir de:
- 200ml de água;
- 1kg de açúcar.
Procedimento:
- O líquido é aquecido gradualmente e o produto doce é derramado lentamente nele e ali se dissolve.
- Em seguida, a calda é fervida até uma consistência tal que na ponta de uma colher o restante forma um fio fino com a massa principal.
- Quando a base da confeitaria está pronta, os pêssegos são adicionados aos poucos enquanto aquece lentamente.
- Mexa a doçura em movimentos circulares, retirando do fogo.
As frutas pequenas são cozidas em uma única etapa e, para as frutas médias e grandes, o cozimento ocorre em várias etapas. Quando o cozimento é repetido, ele alterna com o resfriamento, e o doce finalizado mantém melhor sua consistência. Se você cozinhar frutas grandes em fogo alto, elas poderão encolher. Depois que as partículas “flutuam” uniformemente na calda, o doce está completamente pronto. A doçura é colocada em potes de vidro e fechados com tampas.
Uma receita simples para o inverno
A geléia pode ser preparada de uma forma bastante simples:
- Para isso, as frutas são cortadas em pedaços e polvilhadas com metade do açúcar granulado.
- Depois que o suco aparecer, leve a panela ao fogo e cozinhe até que as partes dos pêssegos fiquem macias.
- Em seguida, o componente líquido da geléia é filtrado em uma peneira e a polpa é enxugada. Fica apenas a casca, que é jogada fora, acrescente o restante do açúcar à massa resultante, leve para ferver e deixe por até 20 minutos.
- Coloque em potes e cubra com as tampas.
Em uma panela elétrica
A geléia de pêssego preparada em panela elétrica tem sabor e consistência semelhantes à iguaria tradicional. A única diferença é a presença de um recipiente antiaderente e um modo de aquecimento constante. Para que cozinhe muito mais rápido e sem risco de queimar, basta seguir as instruções.
Os ingredientes adicionais incluídos na guloseima podem ser: açúcar de baunilha, cravo moído e gengibre picado.
Com pectina
A geléia de pêssego costuma ser preparada com pectina - um pó que é uma fibra alimentar solúvel. Atua como espessante, reduzindo bastante o tempo de cozimento.Você também pode adicionar uma quantidade mínima de açúcar à geléia e, se tiver pectina, ainda ficará saborosa.
Os pêssegos lavados são liberados das drupas e esmagados com casca. A pectina é colocada na geléia na fase de cozimento, quando a fruta ainda não amolece. Esta doçura é preparada por 5–15 minutos e selada ainda quente. Após 2 dias, o produto terminará de gelificar e ficará moderadamente espesso.
Com gelatina
Você também pode obter geléia espessa usando gelatina. O produto em folhas é melhor que o instantâneo, mas você também pode usá-lo:
- Os pêssegos são descascados e obtida uma massa homogênea com um moedor de carne.
- Em seguida, polvilhe com açúcar e deixe fermentar por várias horas.
- Ao mesmo tempo, mergulhe o produto gelatinoso em água morna.
- Depois que o açúcar derreter, ferva os pêssegos por 10 minutos, depois deixe esfriar um pouco e despeje o espessante inchado e mexa.
- No final, a geléia é aquecida, mas não fervida.
- Despeje em potes e feche.
Com correção amarela
Você pode fazer uma deliciosa geléia de pêssego com a adição de Jellyfix. Esta substância também é classificada como espessante. É obtido a partir de materiais vegetais, por isso é utilizado por vegetarianos.
Zhelfix também contém ácido sórbico - um excelente conservante.
Prepare os pêssegos e triture-os até ficarem homogêneos. Além disso, o zhelfix é combinado com uma porção de açúcar e colocado no purê de pêssego e misturado. Em seguida, leve ao fogo e acrescente o restante do açúcar granulado. Cozinhe a geléia por 5 minutos. Coloque a canela e 2 dentes em um recipiente esterilizado e despeje a geléia quente. Os doces são hermeticamente fechados com tampas.
Sem açúcar
Como os pêssegos são uma fruta excepcionalmente doce, você pode fazer geléia com eles sem adicionar açúcar. Para isso, é aconselhável levar frutas muito maduras e, para evitar que adquiram uma cor escura durante o cozimento, coloque um pouco de suco de limão. Para obter uma consistência mais espessa, adicione pectina ou zhelfix.
Com laranjas
Os amantes do sabor cítrico podem fazer geléia de pêssego com laranja. Se, além da polpa, adicionar raspas, o aroma será mais pronunciado, mas com possível sabor amargo.
Para fazer geléia de pêssego, são preparados os dois tipos de frutas. Eles são lavados, as drupas são retiradas dos pêssegos e transformadas em purê no moedor de carne ou no liquidificador. Misture e acrescente o açúcar e, se desejar, um espessante. Aqueça a massa até ferver e cozinhe por 30 minutos (se houver pectina ou gelatina - 15 minutos). Despeje em potes preparados e feche bem com as tampas.
Na máquina de pão
É fácil e simples preparar uma iguaria de pêssego na máquina de fazer pão. Se este eletrodoméstico tiver a função “Jam”, todo o trabalho será feito automaticamente, bastando o usuário carregar os ingredientes preparados no recipiente. Após o cozimento, é colocado em potes esterilizados e lacrados.
Com nectarinas
Pêssegos e nectarinas são preparados para fazer geléia. Em seguida, prepara-se a calda para o doce e a fruta é cortada em rodelas. São colocados em uma base doce e guardados por 24 horas. Depois fervem novamente e partem para outro dia. Depois disso, ferva por 8 minutos e embale em recipientes estéreis. Selado.
Com ameixas
As frutas preparadas são transformadas em purê e adicionado açúcar. Cozinhe após o início da fervura por 15 minutos. No final do cozimento, acrescente o suco de limão e retire do fogo.Despeje em frascos estéreis e feche.
Como guardar geléia em potes
Os doces prontos são armazenados na geladeira ou na adega. A geléia pode ser usada por 1 ano. Para que o armazenamento seja confiável, a esterilidade durante o processo de preparação e a vedação das latas deve ser mantida.