Durante a colheita do morango, muitos jardineiros pensam na melhor forma de preservar a colheita, já que o período de consumo dos frutos frescos é curto. Usar receitas de geléia de morango permite obter uma guloseima saborosa que pode ser consumida imediatamente ou usada como fonte adicional de vitaminas durante o inverno. Para isso, basta consultar a lista de opções e escolher a mais adequada.
Especificações de preparação
A principal diferença entre a geléia e a tradicional geléia de morango é que no preparo da iguaria não é necessário preservar o formato dos frutos silvestres. A obtenção de uma consistência gelatinosa é possível com o uso de açúcar nas receitas. As opções de preparo da iguaria são muitas, desde receitas simples, sem cozimento, até receitas mais complexas que exigem a adição de gelificantes especiais para obter um produto mais espesso.
Para o preparo de geléias, não utilize recipientes de cobre ou alumínio, pois ao entrar em contato com esses materiais, os morangos adquirem sabor estranho e ficam saturados de aditivos nocivos. Recomenda-se a utilização de panelas de aço inoxidável ou esmaltadas. É melhor usar uma colher grande de madeira para mexer a iguaria durante o cozimento.
O armazenamento a longo prazo dos espaços em branco só pode ser garantido por frascos cuidadosamente esterilizados.
Como selecionar e preparar morangos
Para o trabalho, leve frutos maduros sem sinais evidentes de deterioração e podridão. Para enxaguar, use água corrente ou uma bacia com água. Os bagos para compota devem ser limpos de sépalas e talos. Fazer geléia envolve picar morangos de qualquer uma das formas disponíveis - manualmente, usando um liquidificador, moedor de carne ou espremedor. Se desejar, você pode moer a matéria-prima com uma faca.
Métodos para fazer geléia de morango em casa
O caldo de morango pode ser preparado da forma tradicional por fervura, o que permite obter um produto para armazenamento a longo prazo.Os conhecedores de tempo e esforço costumam usar receitas simples de “cinco minutos”, que permitem processar rapidamente um grande volume de matéria-prima e obter imediatamente uma iguaria saborosa. Durante o processo de cozimento, você pode aproveitar eletrodomésticos que facilitam muito o seu trabalho.
Uma receita simples para o inverno
Você pode fazer geléia de morango usando apenas 3 ingredientes. O limão desta receita é responsável pelas reações químicas “corretas” durante o armazenamento. Para preparação você precisa de:
- açúcar - 800g;
- bagas - 1kg;
- limão - 1/2 unid.
Os bagos, isentos de corpos estranhos, são esmagados no liquidificador até obter uma mistura de consistência homogênea. Em seguida, a base da baga é colocada em um recipiente e levada ao fogo médio, mantendo por 5 minutos a partir do momento da fervura. Depois disso, adicione cuidadosamente o suco de limão e continue o processo por mais 20 minutos, mexendo sempre. Quando se formar espuma na superfície, retire-a sem deixar “escapar” a geléia. A sobremesa quente é colocada em potes e deixada esfriar completamente.
"Cinco minutos"
A vantagem dos “5 minutos” é a simplicidade da receita e o tempo mínimo necessário para obter a iguaria. Para preparar 3 latas de 350 ml você vai precisar de:
- morangos - 1kg;
- açúcar - 400g.
Os frutos processados são colocados em um recipiente fundo, coberto com açúcar e deixados na geladeira por 5 horas. Coloque a base de morango junto com o suco em uma panela, leve para ferver e leve ao fogo por 5 minutos. Em seguida, a geléia é transferida para esfriar em recipientes esterilizados, que, após enrolados, são virados de cabeça para baixo.
Em uma panela elétrica
Você pode preparar a sobremesa com os seguintes ingredientes:
- morangos esmagados - 3 xícaras;
- açúcar - 600g.
Bagas picadas e açúcar são colocados em uma multicooker para liberar o suco, configurando o modo “manter aquecido”. A prontidão é determinada pelo grau de dissolução completa da areia. A seguir, defina o modo “assar”, que corresponde a 100-120 0C. A mistura é mantida durante 15 minutos, mexendo sempre. Ferverá ativamente durante os primeiros 7 minutos, após os quais começará gradualmente a ganhar espessura.
Com gelatina
A geléia de consistência mais espessa permite adicionar gelatina e, com esse componente, é necessário menos açúcar. A opção delicadeza assume as seguintes proporções:
- morangos - 600 g;
- açúcar - 0,5kg;
- gelatina - 1 colher de chá;
- água - 50ml.
A água da receita é necessária para dissolver a gelatina. Os frutos silvestres são polvilhados com açúcar e purificados até ficarem homogêneos no liquidificador. A mistura é mantida no fogo por 25 minutos, sua cor deve mudar para um tom bordô. A gelatina diluída é introduzida lentamente na base da baga, com agitação constante, mantendo-a no fogo por mais 7 minutos.
Com pectina
Você pode fazer geléia com pectina, o que deixa a sobremesa mais espessa. Para preparação você precisa de:
- morangos - 1kg;
- açúcar granulado – 700 g;
- pectina - 2 colheres de sopa. eu.
Usando um liquidificador, obtenha uma consistência de purê de frutas vermelhas. Açúcar na quantidade de 2 colheres de sopa. eu. misturado com pectina e adicionado à mistura de frutas, que depois é fervida no fogo. É mantido neste estado por 4 minutos com agitação constante, após o que é colocado em potes.
Sem sementes
A compota mais saborosa é obtida sem sementes, esta iguaria, pela sua consistência especial, é ideal para torradas doces. O destaque é que após picar os bagos, passe a base dos bagos por uma peneira para retirar as sementes.Você pode usar qualquer uma das receitas tradicionais como base. Deve-se levar em consideração que a massa inicial dos bagos diminui significativamente após a obtenção da base para o cozimento sem sementes.
Na máquina de pão
Você pode fazer geléia na máquina de fazer pão, pois não precisa perder tempo mexendo constantemente. A sobremesa é preparada com os seguintes ingredientes:
- morangos - 1,5kg;
- açúcar - 600g;
- suco de limão - 3 colheres de sopa. eu.
Bagas picadas e açúcar são misturadas e adicionado suco de frutas. A mistura é colocada na máquina de fazer pão por 1,5 horas.
Com hortelã
A hortelã combina bem com morangos, realçando o sabor dos frutos silvestres e conferindo frescura à sobremesa. As seguintes proporções serão necessárias:
- morangos - 1kg;
- açúcar - 1,5kg;
- hortelã - 1 cacho;
- suco de limão - 100 ml;
- pectina - 2 saquetas.
A hortelã é despejada em 1 xícara de água fervente por 60 minutos, a água saturada com sabor de verdura é posteriormente utilizada no processo de cozimento. A base de frutos silvestres é combinada com infusão de hortelã, acrescenta-se suco de limão e açúcar e deixa-se ferver por 15 minutos. Em seguida, adicione a pectina e leve ao fogo por alguns minutos.
Como guardar geléia de morango
As condições de armazenamento da iguaria dependem do método de processamento. O produto esterilizado pode ser armazenado em ambiente com temperatura variando de 0 a +25 0C. A peça sem tratamento térmico deve ser mantida em local mais fresco e a temperatura não deve ultrapassar +10 0C. O prazo médio de validade das sobremesas à base de morango é de 1 ano, mas se contiverem ácido cítrico pode ser estendido para 24 meses.