A deliciosa geléia de damasco com gelatina é uma iguaria que toda a família vai adorar. Sua vantagem é a versatilidade: você pode espalhar em torradas, servir com panquecas, adicionar em uma torta ou pão, ou simplesmente comê-lo com colheres, regado com chá. Até uma dona de casa novata poderá fazer a receita de acordo com todas as regras, pois não há nada de complicado nelas. O principal é escolher a fruta certa.
- Características do preparo de geléia de damasco com gelatina
- Como escolher e preparar frutas corretamente?
- Regras para preparação de contêineres antes do início do processo
- Como fazer geléia de damasco com gelatina para o inverno?
- Receita simples
- Sem água
- Com limão
- Como armazenar adequadamente o confiture?
Características do preparo de geléia de damasco com gelatina
Em geral, fazer geléia de damasco, de sabor rico e cor brilhante, não é difícil. Mas você precisa seguir algumas regras.
Os especialistas em culinária afirmam que a iguaria mais deliciosa é obtida se você ingerir 80% de frutas maduras e o restante - ligeiramente verdes. Isso dará um sabor levemente amargo.
Ao mesmo tempo, você não pode escolher apenas os verdes, porque neste caso você simplesmente acabará com uma massa azeda.
A geléia pode ser feita sem gelatina, mas vai demorar mais. Para esse método, as frutas são fervidas em fogo baixo e adicionado açúcar durante o processo. Nem toda dona de casa tem força e paciência para esse procedimento.
A massa total dos damascos é passada por um moedor de carne ou usa-se um liquidificador, mas para obter pedaços saborosos algumas frutas são cortadas com faca. As sementes devem ser retiradas, pois durante o armazenamento prolongado nelas se forma ácido cianídrico. Também deve ser levado em conta que:
- se você descascar os damascos antes de cozinhar, a geléia ficará bem macia;
- devido à pele que contém pectina, é possível a preservação sem gelatina;
- O espessante é adicionado no máximo cinco minutos antes do final do cozimento, caso contrário a massa formará grumos.
Certifique-se de usar recipientes bem esterilizados. Se os germes permanecerem, os frascos irão inchar instantaneamente.
Como escolher e preparar frutas corretamente?
Os damascos são de cor laranja brilhante, grandes e suculentos. Quanto mais brilhantes forem, melhor será a cor. Para preparar a versão azeda, pegue uma pequena porção de frutas verdes. Se você quiser uma geléia bem doce, não precisa fazer isso.
Os frutos são bem lavados, todas as partes podres, se houver, são removidas.Os ossos são removidos - você não pode cozinhar com eles. Corte ao meio e seque completamente da umidade.
Regras para preparação de contêineres antes do início do processo
É necessária uma esterilização completa. Use potes com volume de 0,5 a 1 litro. A preparação consiste nas seguintes etapas:
- inspecionar os recipientes, se houver lascas e rachaduras, eles não são retirados;
- lavagem completa com refrigerante e detergentes;
- secar naturalmente;
- esterilização por qualquer método.
Você pode esterilizar os potes no forno ou no bico de uma chaleira. É aconselhável realizar o procedimento por pelo menos 15 minutos. Em seguida, os potes são colocados com o gargalo voltado para baixo sobre uma toalha limpa.
Como fazer geléia de damasco com gelatina para o inverno?
Use receitas simples e comprovadas.
Receita simples
A receita requer apenas três ingredientes:
- 1 quilo de damascos;
- 0,5 quilo de açúcar;
- 50 mililitros de água;
- 40 gramas de gelatina.
Os damascos são preparados, imersos em uma bacia e acrescenta-se água. Deixe ferver e cozinhe até os ingredientes amolecerem. Depois de resfriados, os produtos são moídos em moedor de carne ou liquidificador. O açúcar é adicionado e dissolvido. Leve ao fogo baixo, mexa e retire a espuma (se não fizer isso a geléia ficará turva e pouco transparente). Dilua a gelatina conforme a receita e despeje na mistura. É fervido até obter uma consistência espessa e rapidamente colocado em potes.
Sem água
Você precisará de:
- 1,2 quilo de damascos;
- 1 quilo de açúcar;
- 1 grama de ácido cítrico;
- 30 gramas de gelatina.
As frutas são preparadas, cortadas em rodelas e colocadas em uma panela. O açúcar é adicionado e deixado por várias horas até que o suco apareça. Ferva em fogo por 15-20 minutos, triture até formar um purê no liquidificador ou triture na peneira.Adicione o ácido cítrico e cozinhe até a geléia engrossar. Quando estiver quase pronto, adicione a gelatina diluída conforme as instruções.
Com limão
Para preparar a conserva você precisará preparar:
- 1 quilo de fruta;
- 0,25 gramas de água fervida;
- 1 quilo de açúcar;
- 1 limão;
- 40 gramas de gelatina.
Os produtos são preparados, bem lavados, as sementes são selecionadas e cortadas ao meio. Triture até formar um purê, misture com o açúcar e deixe por três horas até aparecer o suco. Leve ao fogo, esprema o suco de um limão, nessa hora a gelatina é diluída em água conforme a receita. Após a composição ter sido fervida durante 30 minutos, adiciona-se gelatina. Após 2 minutos de fervura, a massa é retirada e enrolada em potes.
Como armazenar adequadamente o confiture?
A iguaria estraga rapidamente. O prazo de validade depende dos princípios de preparação. Se se trata de uma receita simples, o máximo será de 6 meses. A versão com ácido cítrico ou limão pode ser armazenada por até um ano. Os recipientes são colocados em local fresco e nunca exposto à luz solar direta. O frasco aberto é colocado na geladeira na prateleira de baixo.